Rugby Português “Lá Fora”: Béziers ganha com trio luso em alta

Francisco IsaacNovembro 19, 20237min0

Rugby Português “Lá Fora”: Béziers ganha com trio luso em alta

Francisco IsaacNovembro 19, 20237min0
Storti, Samuel Marques e Francisco Fernandes brilharam e ajudaram o Béziers a somar uma importante vitória no ProD2

Mais uma jornada carregada de jogadores portugueses a se destacarem nos seus campeonatos, como o trio luso ao serviço do Béziers, com Raffaele Storti a marcar mais dois ensaios!

TOP 14

40 minutos para Pedro Bettencourt, que entrou do banco de suplentes no começo da 1ª parte e acabou por dar uma ajuda significativa para o Oyonnax garantir uma importante vitória na recepção ao LOU. Para além dos 42 metros conquistados, três defesas batidos, seis placagens efectivas e três recepções aéreas, o centro/ponta marcou um ensaio já com o tempo esgotado, interceptando um passe perdido à ponta para mergulhar e esticar o braço.

PROD2

Que jornada estupenda para os jogadores portugueses a actuar pelo Béziers, com Samuel Marques, Francisco Fernandes e Raffaele Storti a desempenharem todos um papel decisivo na larga vitória frente ao Dax de Diogo Hasse Ferreira, que também foi titular. Samuel Marques marcou seis pontos ao pé e iniciou duas jogadas para ensaio, liderando bem o ataque do Béziers durante os 70 minutos em que jogou. Francisco Fernandes foi gigante nas fases-estáticas e no jogo corrido, coleccionando placagens e bons passes curtos. Por fim, Raffaele Storti foi o MVP da noite, com dois ensaios marcados, duas quebras-de-linha, 10 defesas batidos, sete placagens efectivas (duas dominantes), não ficando preso ao seu corredor, indo em busca de jogo ao centro. Diogo Hasse Ferreira teve uma boa primeira-parte, forçando duas penalidades à avançada do Béziers.

Embate de portugueses no Rouen Normandie vs Colomiers, com a dupla da primeira-linha Cody Thomas e Jérémie Maurouard a garantirem uma vitória ante Rodrigo Marta (titular) e Vincent Pinto (suplente utilizado). Thomas entrou nos últimos 20 minutos e nesse espaço de tempo foi capaz de forçar dois erros à formação-ordenada contrária com ajuda de Jéremie Maurouard, sendo que o talonador terminou com uma taxa de eficácia de 90% nas introduções no alinhamento. Rodrigo Marta teve um jogo “calmo”, com poucas oportunidades para brilhar. Vincent Pinto entrou aos 58′ e ainda teve uma boa oportunidade para chegar aos pontos, mas faltou mais elasticidade ao ataque do Colomiers.

Outro choque de portugueses na ProD2, com o Grenoble de José Madeira a levar a melhor sobre o Angoulême de Nicolás Martins, apesar do asa ter realizado uma exibição soberba com dois turnovers no breakdown e dois roubos ao alinhamento adversário. José Madeira actuou durante 50 minutos, realizando uma boa prestação em todos os capítulos, especialmente a defender onde somou 8 placagens efectivas.

Simão Bento e Anthony Alves foram titulares na vitória do Stade Montois, com ambos a contribuir para a conquista de 4 importantes pontos. O ponta segurou bem as bolas altas, e até esteve perto de marcar na segunda-parte, mas acabou por não conseguir controlar a bola na perfeição para assegurar aquele que seria o seu segundo ensaio na ProD2. Anthony Alves jogou 50 minutos e esteve globalmente bem nas suas competências na formação-ordenada.

33 minutos para Lucas Silva que jogou na derrota do CA Brive, com o talonador a ter tido um jogo morno nesta derrota dos recém-despromovidos do Top14.

NATIONALE

Steevy Cerqueira foi titular na derrota do Chambéry na visita ao campo do Périgueux, num encontro em que o segunda-linha esteve bem nos alinhamentos.

Pierre-Mathieu Fernandes foi suplente utilizado na derrota do Vienne, com o pilar a somar 40 minutos neste encontro. Não conseguimos obter informações em relação à prestação individual.

NATIONALE 2

Éric dos Santos Madeira foi titular pelo Anglet, ajudando a sua equipa a garantir uma importante vitória frente ao Bassin d’Arcachon. Boa presença nas fases-estáticas.

Dany Antunes começou no banco de suplentes mas foi chamado a entrar logo ao início do encontro, fazendo logo um ensaio e a somar no fim do encontro todos os 13 pontos do Marcq Rugby Lille Métropole. Clément Pereira entrou na segunda-parte e garantiu boas saídas para o ataque do Salles.

Luigi Dias foi titular na derrota do Saint Jean de Luz, tendo estado bem no encontro apesar de duas penalidades cometidas.

Thibault de Sousa foi suplente utilizado no Aubenas, tendo sido chamado a jogo à passagem do minuto 45. Não obtivemos informações sobre a prestação do pilar.

Nicolás Fernandes saiu do banco de suplentes para ajudar o Macon a garantir uma vitória no campo do Valence d’Agen, com o segunda-linha a se impor no alinhamento.

Lucas Vieira esteve no banco até à passagem do minuto 50′ tendo entrado depois, mas sem grande impacto na derrota do Limoges ante o Niort.

FEMININO

ÉLITE 1

Este fim de semana começou o Campeonato da Élite 1 com duas portuguesas a jogar. Os Pink Rockets do Stade Français foram perder no estádio Marcel Michelin em Clermont-Ferrand frente o ASM Romagnat. Derrota pesada para Isabel Ozorio e Adelina da Costa 69 a 5. As duas portuguesas jogaram de início com Adelina a jogar até o fim e Isabel a sair aos 45 minutos de jogo. Jogo difícil contra uma das melhoras equipas da Élite 1.

ÉLITE 2

A Élite 2 não contou este fim de semana com 4 portuguesas também : Inês Marques, Beatriz Oliveira, Mariana Marques (que jogam nas Valkyries de Rouen) e Marion Mazer (Coyotes94). As Coyotes94 perderam um jogo importante em casa do US Joue 22 a 8. Clothilde Vieira jogo quase todo o jogo. Sara Magalhães e Zoé Fernandes foram também derrotadas com o CA Brive em casa contra o Stade Rochelais. Zoé jogou 53 minutos e esteve consistente nas fases estáticas. Zoé não esteve presente. Força as Lobas para os jogos contra o Brasil !


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS