Rugby Português “Lá Fora”: algumas transferências para 24/25 pt.5
Mais algumas transferências anunciadas no rugby português ‘lá fora’, com Enzo Fernandes a ser um dos nomes destacados. Fica a saber os detalhes e o que esperar destas mexidas que podem afectar positivamente a selecção nacional de Portugal numa altura importante.
ENZO FERNANDES (UBB -» STADE NIÇOIS)
Posição: 1ª linha
Divisão que passará a jogar: Pro D2
Números de 2023/2024: vários jogos como espoir do UBB
Mudança de ares para o jovem pilar português Enzo Fernandes, que depois de vários anos de serviço ao Union Bordeaux Bègles, ruma agora ao Stade Niçois, equipa que conquistou a promoção para a Pro D2 no final da temporada passada. Não sendo ainda claro se o primeira-linha vai jogar na equipa principal de imediato, ou se passará por um período de adaptação junto dos espoirs, a verdade é que Fernandes tem um potencial tremendo e este passo na carreira é fulcral para a sua afirmação como sénior. O seu talento no trabalho na formação-ordenada, a agressividade na defesa e a capacidade aeróbica são só três características deste atleta de 19 anos e que tem pela sua frente uma grande margem de progressão. O Stade Niçois vai ter pela frente uma temporada intensa e desgastante, o que abrirá oportunidades para que Enzo Fernandes some alguns minutos e cresça como atleta sénior.
KÉVIN BATISTA (FLOIRAC -» CA LANNEMEZAN)
Posição: 2ª/3ª lINHA
Divisão que passará a jogar: Nationale 2
Números de 2023/2024: 16 jogos, 14 como titular e 4 ensaios marcados
Depois de uma época a jogar na Fédérale 1, Kévin Batista vai voltar à Nationale desta feita para jogar pelo CA Lannemezan, equipa do primeira-linha português Anthony Granja, uma mudança extremamente positiva para o 2ª linha que também jogar enquanto asa-aberto. Batista, internacional em três ocasiões pela selecção nacional portuguesa e que esteve a um pequeno passo de chegar ao Campeonato do Mundo 2023, desceu de divisão em 2023/2024 com o Floirac e foi capaz de ajudar o clube a se revitalizar, apesar de não terem conseguido passar dos quartos-de-final nesta temporada que terminou em Junho. A sua mobilidade e capacidade de salto na 2ª linha são qualidades louváveis e que podem fazer a diferença na selecção nacional, caso Simon Mannix veja utilidade em contar novamente com alguém que ajudou a recuperar Portugal entre 2019 e 2023.