Rugby Mundial: Sara Cox, United Rugby Championship e TOP14

Helena AmorimOutubro 6, 20213min0

Rugby Mundial: Sara Cox, United Rugby Championship e TOP14

Helena AmorimOutubro 6, 20213min0
A árbitra Sara Cox finalmente estreou-se na Premiership e é o grande destaque desta ronda de novidades de Helena Amorim sobre o rugby mundial

Neste artigo trazemos algumas novidades do rugby mundial, que teve na última semana a estreia ao mais alto nível de uma árbitra na Premiership, de seu nome Sara Cox, que explicamos o porquê de ser tão importante.

SARA COX IN THE HOUSE

Sara Cox foi a primeira mulher a arbitrar um jogo da Premiership, não sem antes ter sido a primeira mulher a ser contratada pela RFU e a primeira assistente num jogo de rugby da Premiership entre Bath e Wasps.

Sara Cox jogou no Exeter, Saracens, Cullompton, Plymout Albion, tendo-se aposentado de jogadora derivado a uma lesão aos 17 anos e começando aí o seu ingresso na arbitragem enquanto trabalhava numa empresa de gestão e resíduos

Em 2016 tornou-se a primeira árbitra profissional do mundo. Em 2017 arbitra um jogo da National League One, em 2018 arbitra um jogo da Championship e um jogo da Premiership Cup entre Saints e Wasps e em 2021 arbitra um jogo da Premiership entre Harlequins e Worcester.

A árbitra de 31 anos teve uma tarde tranquila no The Stoop com um amarelo mostrado a um jogador do Worcester. Cox sente a pressão de ser uma potencial inspiração para outras mulheres mas sem dúvida que o sentimento predominante é de orgulho e satisfação.

O seu currículo pré-Premiership inclui arbitragem de sevens e 15 em jogos do World Rugby:
> Tokyo Olympic Gold Medal referee (Womens) – 2020(1)
> Sevens World Cup Final Referee (Women’s)
> Commonwealth 7’s Gold Medal Final Referee – 2018
> Olympic Match Official 7’s – Rio 2016
> Women’s Sevens World Series Referee 2013/14, 2014/15, 2015/16, 2016/17, 2017/18, 2018/19, 2019/20
> Women’s RBS 6 Nations 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019,2020,2021
> Women’s rugby World Cup 2010, 2013, 2017

A SITUAÇÃO ACTUAL DA PREMIERSHIP, URC E TOP14

A propósito da Premiership que já leva três jornadas, de referir o bom momento de forma dos Leicester Tigers que levam 14 pontos num primeiro lugar já não visto há muito. Northampton Saints também parecem renascidos e Harlequins com muita garra. Bristol, Exeter e Bath começam fraco e Wasps vai a meio da tabela. Os Tigers levam vitórias sobre Exeter, Gloucester e Saracens , que não são propriamente más equipas.

No United Rugby Championship, que anteriormente era o Pro14 tendo sido alterado no entretanto pdevido à junção das quatro maiores franquias sul-africanas de rugby (Cell-C Sharks, DHL Stormers, Emirates Lions e Vodacom Bulls), Munster e Ulster seguem com 10 pontos após dois jogos e os Cell C Sharks e Vodacom Bulls seguem sem pontuar, num início conturbado para os novos residentes desta liga. Lembrar que agora temos quatro franquias irlandeses, quatro galesas, duas escocesas e duas italianas, mais as tais quatro sul africanas.

Terminando com o TOP 14 e com cinco jornadas já realizadas, o Stade Toulousain segue na frente com 21 pontos, seguido do Bordéus com 15. Stade Français Paris segue em último com apenas 4 pontos. De referir a Section Paloise que segue em quarto lugar com 15 pontos. Lembrar que o Fair Play acompanha a vida dos portugueses pela Europa fora, sendo que na principal divisão de rugby em França joga Mike Tadjer (Perpignan), enquanto Raffaele Storti está na equipa de éspoirs do Stade Français, com os olhos postos em tentar chegar à equipa principal do emblema parisiense.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter