3 destaques da 3ª Ronda do Super Rugby Pacific 2022

Francisco IsaacMarço 7, 20225min0

3 destaques da 3ª Ronda do Super Rugby Pacific 2022

Francisco IsaacMarço 7, 20225min0
Uma vitória inesperada, um ensaio de magia total e muito mais neste fim-de-semana do Super Rugby Pacific 2022 analisado por Francisoc Isaac

Nada melhor do que um fim-de-semana super emotivo em que os Fijian Drua decidiram causar uma surpresa ao conseguirem derrotar os Rebels, sendo este um dos pontos analisados neste artigo de acompanhamento ao estonteante Super Rugby Pacific 2022.

O SKILL: RECICLAR A BOLA NO SÍTIO E HORA CERTA

Estreia dos Moana Pasifika no Super Rugby Pacific, isto depois de não terem podido entrar em campo nas duas primeiras rondas em virtude de alguns casos de SARC-CoV-2, e mesmo não tendo conseguido fazer a surpresa de derrotar os Crusaders, a franquia sediada na Nova Zelândia com o objectivo de dar outra rodagem a atletas da Samoa e Tonga, conseguiu ser protagonista em alguns momentos do encontro, como aconteceu no 1º ensaio que marcaram na competição.

Um show contínuo de offloads, apoio rápido e efectivo, e comunicação permitiu que esta formação estreante na maior competição de franquias do Hemisfério Sul chegasse à área de validação após uma sequência de sete passes de vária índole, com nota alta para dois em específico: o pop de Ereatara Enari e offload no limite do contacto de Neria Fomai. Comecemos pelo primeiro, realizado pelo formação que após cair no chão e começar a colocar a oval longe dos potenciais jacklers, decide fazer um simples mas bem elaborado pop passe que garante a manutenção das dinâmicas de ataque dos Moana Pasifika, criando alguns problemas defensivos aos Crusaders, com estes a terem dificuldades a acompanhar a velocidade e as linhas de corrida do adversário.

O ponta Neria Fomai recepciona a oval e depois de aglomerar três placadores em seu redor, desenha um espectacular offload que mantém a pressão ofensiva sobre a defesa, desembocando no toque de meta de Solomone Funaki, começando os Pasifika na frente do resultado para a surpresa de alguns, e gáudio de outros. Bola viva, apoio acelerado e lógica de passe, três skills que prometem ser uma característica bem trabalhada pelos Moana Pasifika neste ano de estreia no Super Rugby Pacific.

O JOGADOR: WILL HARRIS VOLTA A DESLUMBRAR

O rugby australiano vive dias, minimamente, especiais no que toca à posição de número oito pois detém Harry Wilson, Pete Samu, Rob Valentini, entre outros, estando a formatar o seu futuro com ajuda de alguns dos nomes mais experientes e de melhor qualidade da Austrália. Porém, e apesar da ascensão de Rob Valentini ou Harry Wilson no campo dos mais “jovens”, há um nome que foi algo esquecido em 2021 e parece estar apostado em ser protagonista em 2022, isto depois de ter se mostrado ao melhor nível em 2020, sendo ele Will Harris, nº8 dos NSW Waratahs.

Os ‘tahs sucumbiram frente aos Brumbies num excelente duelo desta 3ª ronda do Super Rugby Pacific, mas Will Harris foi um dos melhores em campo, podendo se vislumbrar isso tanto pelos números como pelo impacto na forma de jogar da franquia de Nova Gales do Sul. O que dizem os dados? 80 metros conquistados (2º jogador com melhor métrica neste dado), 9 portagens de bola em que por 6 vezes passou a linha-de-vantagem, 3 defesas batidos, duas quebras-de-linha, 1 turnover e 1 ensaio.

Com os dados a serem mais que suficientes para aguçar o interesse, o 3ª linha foi efectivamente uma das unidades de avanço territorial e de imposição de força por parte dos Waratahs, que tentaram explorar a agilidade e flexibilidade do nº8 sair a jogar rápido tanto a partir da formação-ordenada (foi capaz de deixar Pete Samu por terra em duas ocasiões) como do alinhamento, o que submeteu uma pressão diferente aos Brumbies, já que tiveram de seguir Will Harris com uma atenção mais profunda.

A qualidade física e técnica está lá, o talento também e agora é ver se continua a evoluir neste Super Rugby Pacific no caminho a poder ser chamado por Dave Rennie neste próximo Verão de rugby internacional.

O STAT: APISALOME VOTA GALGA METROS

A terceira ronda desta primeira edição do Super Rugby Pacific teve direito a um resultado surpreendente, com a vitória memorável dos Fijian Drua na recepção aos Melbourne Rebels, garantindo à estreante franquia das Ilhas Fiji os seus primeiros 4 pontos, isto depois de terem sido extraordinários na 2ª parte, altura em que protagonizaram uma reviravolta após terem ido para o intervalo a perder por 07-14. No meio dos vários dados estatísticos de valor e de importância, escolhemos os 130 metros de conquista de bola por parte do entusiasmante centro, Apisalome Vota, que marcou um dos ensaios deste resultado memorável, somando ainda três quebras-de-linha, oito defesas batidos e um rodopio de problemas para os Rebels, com a franquia da cidade de Melbourne a não encontrar forma de sossegar este excêntrico velocista dos Fijian Drua.

Aos 25 anos, o 3/4’s fez a sua estreia ao mais alto nível no que concerne ao rugby de “clubes” (neste caso, franquias) depois de anos a actuar nas Ilhas Fiji, que reúne em si uma série de qualidades que são habituais aos jogadores mais dotados fijianos, seja a transição rápida de movimentos, a cultura de passe refinada, a colocação em campo e aquela fisicalidade tremenda que pode colocar o portador de bola ou placador contrário a recuar. 130 metros para um centro é um número revelador de qualidade, e agora é esperar por ver se Vota pode ganhar admiradores neste Super Rugby Pacific, e talvez conseguir, porque não, chegar à selecção principal do seu país.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS