São Paulo anuncia a contratção do técnico argentino Luis Zubeldía

Renato SalgadoAbril 23, 202413min0

São Paulo anuncia a contratção do técnico argentino Luis Zubeldía

Renato SalgadoAbril 23, 202413min0
Após demitir Carpini por desempenho ruim, São Paulo e Zubeldía se acertam rapidamente e o treinador argentino será o nono técnico estrangeiro na Série A do Brasileirão. Qual é o recorde de treinadores gringos e em qual edição ocorreu?

O São Paulo acertou a contratação do treinador argentino Luis Zubeldía, de 43 anos, para substituir Thiago Carpini no comando técnico do time. O anúncio foi feito pelo clube na noite deste sábado, dois dias depois da demissão do antigo treinador. O contrato com o argentino vai até dezembro de 2025.

Thiago Carpini é demitido pelo São Paulo. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Zubeldía estava sem clube desde dezembro do ano passado, quando saiu da LDU, e era um desejo antigo do São Paulo. Em janeiro, antes de fechar com Carpini, dirigentes do time paulista manifestaram interesse em marcar uma entrevista com o argentino, mas a conversa não evoluiu. Na ocasião, o coordenador de futebol Muricy Ramalho falou sobre o assunto.

“Ele marcou, depois não queria conversar, foi muito rápido. Muita pose. ‘Pode ser daqui dois dias, daqui três dias’, e a gente louco no mercado para trazer um treinador. Você vai me desculpar, aqui é São Paulo, meu filho”, disse Muricy à CNN em janeiro.

Agora, as negociações entre Zubeldía e São Paulo se alinharam, e o treinador chega com a missão de ajudar a equipe a se reerguer no Campeonato Brasileiro após duas derrotas e tem ainda a Copa do Brasil e a Copa Libertadores no calendário. Zubeldía foi meio-campista e se destacou nos gramados com a camisa do Lanús. Precisou encerrar a carreira como jogador de forma precoce, aos 23 anos, devido a uma grave lesão na perna. Mesmo aposentado, continuou ligado ao futebol, e deu os primeiros passos como treinador no time argentino. No ano de 2008, aos 27 anos, se tornou o técnico mais jovem da história da elite do futebol da Argentina.

Além do Lanús, Zubeldía também passou pelo Barcelona da Guayaquil, Racing, Cerro Porteño, Alavés e LDU. No clube do Equador, conquistou o Campeonato Equatoriano e a Copa Sul-Americana em 2023, diante do Fortaleza. Para chegar à final do torneio continental, o time eliminou justamente o São Paulo. O treinador iniciará o seu trabalho no CT da Barra Funda na próxima semana, possivelmente na segunda-feira. Neste domingo, ele deve ir ao estádio Antônio Accioly para acompanhar das tribunas o duelo entre São Paulo e Atlético-GO pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Ele deve ficar no banco para orientar a equipe na quinta-feira, diante do Barcelona de Guayaquil, no Equador, pela Copa Libertadores.

Os planos de Zubeldía para os jovens de Cotia no São Paulo

Novo técnico do São Paulo, Luis Zubeldía ainda estuda como irá utilizar os garotos da base do Tricolor. O elenco tem diversos jovens oriundos de Cotia, mas que não tiveram muitas oportunidades em 2024. O argentino está a pouco tempo no clube e ainda não conhece todos os jogadores mais jovens. Ele ainda aguardará os primeiros contatos com o grupo para tomar decisões referentes aos atletas das categorias de base. Zubeldía já trabalhou com garotos ao longo de sua carreira, sobretudo no Lanús. No time argentino, ele comandou o atacante Flaco López, que atualmente defende o Palmeiras

“Estou observando os detalhes do plantel que a diretoria me passou. Está bem equilibrado. É um time bem jovem. Antes do jogo com o Barcelona-EQU, tenho três treinos. Dois aqui e um lá, em Guayaquil. Cada sessão de treino te dá informações. Para vocês, podem parecer treinos não muito importantes, mas cada um deles vai me trazer informações. Vai me mostrar mais sobre os jovens, sei que aí há jovens muito bons. Trabalhei com muitos na minha carreira. Dependendo de como eu os veja e do que necessite a minha ideia, tomaremos decisões. Creio que a equipe está fazendo coisas boas. Há outras coisas que, evidentemente, podemos melhorar. Assim vamos tentar fazer”, disse o novo comandante.

A falta de oportunidades a jogadores da base foi uma das críticas da torcida do São Paulo a Thiago Carpini, demitido na semana passada. Garotos como William Gomes, Negrucci, Iba Ly e Igor Felisberto mal entraram em campo neste ano. Já Moreira e Patryck sofreram com lesões e perderam espaço com o antigo treinador. A expectativa é que a situação mude com Zubeldía. O argentino comandou seu primeiro treino no CT da Barra Funda nesta segunda-feira e, aos poucos, vai conhecendo o elenco. Ele ainda terá duas atividades com o grupo antes do jogo contra o Barcelona-EQU, em Guayaquil, pela Libertadores.

A diretoria do São Paulo corre contra o tempo para regularizar o técnico e tê-lo à disposição no banco de reservas no Equador. Ele busca obter o visto de trabalho e ser devidamente registrado até quinta-feira (25), data da partida. O embate está agendado para as 21h (de Brasília).

Os treinadores estrangeiros já são maioria na Série A em 2024?

Agora, é esperar para ver em qual rodada o Brasileirão 2024 baterá o recorde de 11 técnicos estrangeiros. Hoje, após começar o Campeonato com 8 treinadores gringos, após duas rodadas,  já tivemos a primeira demissão, e na quarta rodada, já teremos 9 comandantes que nasceram fora do país.

Foi em julho de 2023, que o campeonato Brasileiro bateu o recorde de treinadores estrangeiros

No total, foram 11 gringos comandando equipas na divisão principal do país. Sete técnicos de Portugal e quatro da Argentina. O primeiro na era dos pontos corridos foi o uruguaio Darío Pereyra, que comandou o Grêmio e o Paysandu, em 2003. No entanto, foi com as chegadas de Jorge Jesus ao Flamengo e Jorge Sampaoli ao Santos, ambos em 2019, que a tendência de contratar treinadores de fora do país aumentou consideravelmente.

Em um período de 16 anos, entre 2003 e 2018, apenas 17 técnicos de fora do país haviam passado por clubes da Primeira Divisão. O sucesso de Jorge Jesus no Flamengo, com as conquistas do Brasileirão e da Libertadores, mudou esse panorama e gerou um movimento no futebol nacional: a preferência pela contratação de treinadores estrangeiros. Entre 2019 e 2023, já foram 37 técnicos gringos em clubes da Série A.

Inclusive, dois estrangeiros detém, atualmente, os trabalhos mais longevos em times do Brasileirão: Abel Ferreira, no Palmeiras, desde novembro de 2020; e Juan Vojvoda, que comanda o Fortaleza, desde maio de 2021. Dos 11 estrangeiros empregados, sete são de Portugal e quatro da Argentina. Athletico-PR e Coritiba, no momento, trabalham com treinadores interinos.

Veja abaixo os técnicos estrangeiros dos times da Série A em 2023

Bahia – Renato Paiva – Portugal
Botafogo – Bruno Lage – Portugal
Bragantino – Pedro Caixinha – Portugal
Cruzeiro – Pepa – Portugal
Cuiabá – António Oliveira – Portugal
Flamengo – Jorge Sampaoli – Argentina 
Fortaleza – Juan Vojvoda – Argentina 
Internacional – Eduardo Coudet – Argentina 
Goiás – Armando Evangelista – Portugal
Palmeiras – Abel Ferreira – Portugal
Vasco – Ramón Díaz – Argentina

 

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS