Portugal vs Suécia: algumas notas para a 3ª jornada do WREC 2024

Francisco IsaacMarço 5, 20243min0

Portugal vs Suécia: algumas notas para a 3ª jornada do WREC 2024

Francisco IsaacMarço 5, 20243min0
Portugal vai entrar em campo no Sábado para o jogo da 3ª jornada do WREC 2024 e ficam aqui algumas notas sobre o encontro

Depois da estreia no Women’s Rugby Europe Championship 2024 frente aos Países Baixos, Portugal agora vai entrar em campo frente à Suécia para jogar o seu 2º encontro na competição. Ficam aqui algumas notas sobre as equipas, convocatória e novidades para esta 3ª jornada do WREC 2024.

CONVOCATÓRIA E NOVIDADES

Quase nenhuma saída em comparação com a última lista, sendo esta ligeiramente menos internacional em comparação com a equipa que foi chamada para os jogos frente aos Países Baixos. Isabel Ozório é um dos nomes que vai fazer mais falta, a seguir a Marion Mazer e Sara Magalhães. Antónia Martins, a ponta titular que joga pelo CRAV, também fica de fora por lesão. De resto, Zoé Fernandes, Beatriz Oliveira, Adelina Costa, Mariana Marques, Inês Spínola e Maria Morant estão na lista de convocadas, para além das campeãs nacionais 2023/2024 Arlete Gonçalves, Ana Fernandes, Laura Pereira, Luana Romão, Maria João Costa e Inês Marques. A convocatória encurta em dez atletas em relação ao jogo frente aos Países Baixos

Existe uma linha de continuidade nas escolhas da equipa técnica liderada por João Moura, sendo este o principal grupo de trabalho para garantir um desenvolvimento francamente positivo para a selecção estreante no Women’s Rugby Europe Championship 2024.

SUÉCIA: EXPERIÊNCIA E FORÇA

Na convocatória para o encontro frente a Portugal, Tamara Taylor, a seleccionadora da Suéica, chamou uma série de atletas de renome como Amanda Swartz (Leicester Tigers), Hannah Persson (Olimpico Pozuelo), Maja Meuller (Loughborough), Sonia Smolina (Glasgow University WRFC) e Emma Wedervang (Harlequins FC). É uma selecção capaz de fazer bom dano nas fases-estáticas e que tem tentado assumir uma leitura táctica inteligente. Não correu bem frente aos Países Baixos, é verdade, somando uma derrota extremamente pesada, mas efectivamente quando consegue segurar a oval, é capaz de controlar a posse de bola com confiança

Amanda Swartz é uma defesa de alto nível, veloz e ágil, que é capaz de desbloquear uma situação ofensiva para a Suécia. Maja Meuller tem se afirmado como uma das melhores talonadoras dos últimos dois WREC, e é alguém a ter cuidado não só do ponto de vista físico, mas táctico. Tamara Taylor é um dos nomes mais lendários do rugby mundial, tendo somado 115 internacionalizações pela selecção da Inglaterra, sendo este um dos seus primeiros trabalhos enquanto treinadora principal. Neste momento é difícil dizer como joga esta Suécia, mas as fases-estáticas e a plataforma de ataque subsequente é um dos pontos-fortes.

O POTENCIAL XV

Perante a saída de Isabel Ozório do XV titular e de Marion Mazer no banco de suplentes, poderão surgir algumas novidades no XV inicial e a nossa aposta é o seguinte: Carlota Torres, Inês Marques e Zoé Fernandes; Ana Freire e Ana Fernandes; Laura Pereira, Arlete Gonçalves e Adelina Costa; Beatiz Oliveira e Marta Pedro; Maria João Costa e Mariana Marques; Inês Spínola, Mariana Santos e Inês Spínola.

Portugal entra em campo este Sábado dia 9 de Março às 16h30 com o jogo a ser transmitido pela Rugby Europe TV sendo este jogo relativo à 3ª jornada do WREC 2024.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS