Portugal vs Bélgica: algumas notas para a 1ª jornada do REC 2024

Francisco IsaacFevereiro 1, 20244min0

Portugal vs Bélgica: algumas notas para a 1ª jornada do REC 2024

Francisco IsaacFevereiro 1, 20244min0
Prontos para 1ª jornada do Men's Rugby Europe Championship 2024? Portugal vs Bélgica é o prato forte e oferecemos algumas notas importantes

Portugal e Bélgica vão medir forças em Mons naquela que será um dos grandes jogos da 1ª jornada do Men’s Rugby Europe Championship 2024, e damos uma ajuda em relação a novidades, mudanças e alertas.

Foto de Destaque da autoria da Federação Portuguesa de Rugby.

MUDANÇAS NA CONVOCATÓRIA

Como transmitido pelo boletim médico, José Madeira, Lucas da Silva, José Lima, Steevy Cerqueira e Nuno Sousa Guedes não vão estar presentes neste primeiro jogo do Men’s Rugby Europe Championship 2024, com alguns destes a poderem mesmo não participar em todo o torneio. Pedro Bettencourt ficará ao serviço do Oyonnax, uma vez que há um jogo potencialmente decisivo no Top14 frente ao Stade Français. Potencialmente há que também ter em conta as ausências de Jerónimo Portela e Rafael Simões, duas baixas de peso para a campanha em 2024. Em sentido contrário, vão se dar algumas adições na convocatória, como Luka Begic, sendo este uma surpresa total. Begic de 22 anos, joga ao serviço do Chambéry (o mesmo clube que Steevy Cerqueira) e possui ascendência portuguesa, para além de ter experiência nas competições francesas, tendo sido formado no Racing 92. Outras novidades poderão surgir nos 23 convocados para Mons, cidade em que se vai jogar o Portugal vs Bélgica desta 1ª jornada do Men’s Rugby Europe Championship. A informação de Begic foi divulgada por órgãos locais associados ao clube da Saboia francesa.

REFORÇOS NA BÉLGICA

A Bélgica reforçou-se bem para a competição, com as entradas de Charlesty Berguet (Vannes – ProD2), Thomas de Molder (Tyrosse – Nationale), Alexandre Raynier (Lombez Samatan) e Bruno Vliegen (OMR – Nationale 2), sendo tudo adições de “peso” para os Diables Noirs. Charlesty Berguet é pilar-esquerdo numa das principais equipas da ProD2, tendo sido titular em cinco encontros desta temporada, oferecendo uma massiva experiência à Bélgica na formação-ordenada. Atenção também para Bruno Vliegen, pilar-esquerdo a jogar no OMR de Dany Antunes, o que oferece duas opções de franca qualidade aos belgas, podendo refrescar a primeira-linha sem preocupar que se dê uma queda de intensidade.

JOGADORES A TER EM ATENÇÃO NOS DIABLE NOIRS

Ainda à espera da convocatória final, mas Florian Remue, Dries de Keyser, Hugues Bastin, Henri Dequenne e Hugo Francq são algumas das unidades mais perigosas deste conjunto que procura fugir à descida de divisão, uma vez que terminaram em 7º em 2023 – caso terminem em 8º e a Polónia consiga um 6º, serão os belgas relegados para o Trophy. Remue é uma das estrelas em ascensão do rugby belga, fazendo parte dos Espoirs do Stade Toulousain. Alinhou em todos os jogos da temporada passada e foi o principal jacklar (turnover no breakdown) da temporada, apresentando-se ainda como uma peça altamente volátil no ataque e que pode fazer a diferença com um pouco de espaço.

EQUIPAS TÉCNICAS EM RECONSTRUÇÃO

Enquanto que Portugal vai para este Rugby Europe Championship ainda à procura de um seleccionador nacional para os próximos quatro anos, a Bélgica mudou em Outubro de equipa técnica com as saídas inesperadas de Mike Ford e Mouritz Botha, alterando o corpo técnico por completo – o motivo por detrás destas movimentações parece estar assente em possíveis cortes orçamentais na Federação da Bélgica. João Mirra vai ser a voz e a cara à frente deste Portugal, com a ajuda de Luís Pissarra (como consultor), Rodolfo Ambrósio, Esteban Meneses, Olivier Rieg, Lino Rebolo, Daniel Hourcade, sendo uma franca excelente equipa técnica que pode dar o contributo necessário para termos uns “Lobos” em boa forma. A Bélgica está debaixo de uma grande pressão, uma vez que cair para os últimos dois lugares deste grupo poderá se verificar perigoso na luta por evitar a despromoção.

AMBIENTE QUENTE

Nota curta para o facto de mais de 4000 bilhetes terem já sido vendidos, com perspetciva de casa cheia para este Bélgica vs Portugal. A Federação da Bélgica está a fazer um último esforço para escoar todos os bilhetes, mas já se fala em recorde de espectadores.

POTENCIAL XV INICIAL

Sendo que não temos acesso, ainda, à convocatória final, o XV de Portugal poderá ser este, sendo que subsistem duas dúvidas: quem será o abertura titular? E quem formará ao lado de Begic e Diogo Hasse Ferreira?

Cody Thomas/António dos Santos, Luka Begic e Diogo Hasse Ferreira; Martim Bello e Manuel Picão; João Granate, David Wallis e Nicolás Martins; João Belo e Hugo Aubry/José Rodrigues; Tomás Appleto e Rodrigo Marta; Manuel Cardoso Pinto, Raffaele Storti e Simão Bento (como 15). No banco de suplentes desconhecem-se as novidades, mas poderemos vir a ter Hugo Camacho e Abel Cunha a realizarem o seu primeiro jogo como “Lobo”.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS