Portugal no Mundial de Rugby: ponto de situação dos “lobos” pt.2

Francisco IsaacAbril 10, 20236min0

Portugal no Mundial de Rugby: ponto de situação dos “lobos” pt.2

Francisco IsaacAbril 10, 20236min0
Francisco Isaac olha para quem podem vir a ser os convocados de Portugal no Mundial de Rugby 2023, agora dedicado à 2ª e 3ª linha

A cinco meses do arranque do Campeonato do Mundo de Rugby 2023, em que Portugal vai estar inserido no grupo C com o jogo de estreia na competição marcado para o dia 16 de Setembro frente ao País de Gales, é altura de vermos como estão os atletas portuguese que podem vir a representar os “Lobos” na competição. Escolhemos 50 jogadores que podem vir a figurar na lista de 33 de Portugal no Mundial de Rugby, sendo que 36 dos quais jogaram no Rugby Europe Championship 2023, e nesta segunda parte vamos nos focar na 2ª e 3ª linha, com o par de médios a juntarem-se aos centros, e uma 4ª parte a ficar dedicada ao três-de-trás.

SEGUNDA-LINHA

STEEVY CERQUEIRA (CHAMBÉRY) *

Depois de dois anos complicados no Brive, Steevy Cerqueira encontrou no Chambéry o clube perfeito para somar minutos preciosos a um nível alto, tendo sido titular em 14 dos 18 jogos em que o 2ª linha foi convocado, com um ensaio marcado. Apesar de ter jogado apenas 2 jogos no Rugby Europe Championship, Steevy Cerqueira vai estar no Campeonato do Mundo 2023, sendo que pode jogar também a 3ª linha, um ponto bónus extra.

JOSÉ MADEIRA (GRENOBLE RUGBY) *

Mais um Rugby Europe Championship de elevado nível, e mais uma época brilhante pelo Grenoble, que depois de uma fase de dois meses menos positiva, voltou ao seu melhor, fazendo parte do 23 de uma das equipas apuradas para a fase final da ProD2. Como Steevy Cerqueira, José Madeira vai estar no Mundial, e o facto de poder alinhar na 3ª linha só ajuda a seu favor.

JOSÉ R. ANDRADE (AGRONOMIA RUGBY) *

Uma bela participação no Rugby Europe Championship 2023, e um papel fundamental na excelente época da Agronomia Rugby, José R. Andrade merece fazer parte das escolhas finais para o Mundial que começa em Setembro deste ano. Bom placador, o 2ª linha assume uma presença forte no alinhamento, como se mostra pelas três intercepções realizadas nos jogos contra a Roménia e Espanha.

MARTIM BELO (GDS CASCAIS)

Martim Belo parou de jogar durante um ano, mas isso não significou que não voltasse mais forte e capaz, estando agora bem lançado para ser um dos bolters da selecção nacional neste Mundial 2023. Não sendo claro se vai conseguir ganhar o lugar, o facto de ter somado três internacionalizações no último Rugby Europe Championship, demonstra que está nas cogitações para marcar presença no torneio mais importante da modalidade, com a actual forma pelo “seu” GDS Cascais a ser um bom argumento em sua defesa.

RAFAEL SIMÕES (CDUL) *

Perdeu um pouco do protagonismo conquistado em 2022, mas ainda assim Rafael Simões, atleta do CDUL, estará certamente na lista final, muito pelo que oferece à equipa: tanto pode jogar como 2ª linha, ou encaixar em qualquer uma das posições na 3ª, tendo o talento, cultura técnica, física e um grande espirito de sacrifício que pode fazer a diferença em determinados momentos.

DUARTE TORGAL (GD DIREITO) *

Poderá estar a correr por fora, visto que apenas actuou num só jogo em 2023, mas o facto de poder jogar em mais que uma posição, poderá ser a chave necessária para chegar ao Campeonato do Mundo. O avançado do GD Direito é um placador agressivo e dotado de um excelente índice de trabalho, dois aspectos que são úteis para a selecção nacional.

MANUEL PICÃO (GD DIREITO)

O polivalente avançado do GD Direito alinhou em 30 minutos neste Rugby Europe Championship, e terá assim uma janela menor de oportunidade para chegar ao Campeonato do Mundo 2023. Porém, o facto de ser um atleta resoluto, trabalhador e resiliente, poderá ser importante na hora de fechar a lista de convocados.

KÉVIN BATISTA (FLOIRAC)

Boa temporada no Floirac, o 2ª linha jogou por Portugal pela última vez em 2020, e terá chances reduzidas de ver o seu nome na lista de convocados. De qualquer das formas, o facto de ser um intenso placador e um portador de bola difícil de placar, pode ajudá-lo a chegar à competição.

LUIGI DIAS (SAINT JEAN DE LUZ)

Extraordinária temporada pelo Saint Jean-de-Luz da Nationale 2, Luigi Dias conseguiu especializar-se como 2ª linha nesta temporada, muito graças à sua dimensão física, agressividade, capacidade de salto e trabalho na formação-ordenada, e seria certamente uma adição muito interessante para a lista de Patrice Lagisquet, João Mirra e Luís Pissarra.

ÉRIC DOS SANTOS (ANGLET)

Como Kévin Batista, Éric dos Santos é dos 2ª linhas com menores possibilidades de estar presente no Campeonato do Mundo, mas ainda assim merece a menção pelas qualidades técnicas que impõem ao serviço do Anglet.

TERCEIRA-LINHA

NICOLÁS MARTINS (SOYAUX-ANGOULÊME) *

Dificilmente perderá o seu lugar na equipa titular depois de uma Rugby Europe Championship sensacional, onde terminou com uma eficácia de 100% na placagem (51 no total), para além de três turnovers, quatro intercepções no alinhamento, e mais um par de estatísticas que fazem do asa do Angoulême um dos melhores jogadores da selecção nacional.

JOÃO GRANATE (GD DIREITO) *

Um dos jogadores mais inteligentes no que toca ao trabalho defensivo e em procurar oportunidades para conseguir turnovers no breakdown, João Granate é um dos maiores talentos geracionais do rugby português, e certamente estará em França. O exímio asa do GD Direito sabe ainda carregar bem a oval, e tem olho para conjugar saídas de ataque com as linhas mais rápidas.

THIBAULT DE FREITAS (FLOIRAC) *

Massivo na saídas de 8, trabalhador activo e desperto junto e em redor do ruck, e um atleta que oferece tudo o que tem à equipa, Thibault de Freitas vai ser certamente o nº8 dos “Lobos” neste Campeonato do Mundo, com a boa época ao serviço do Floirac a ser um chamariz importante no manter da forma física.

DAVID WALLIS (CF “OS BELENENSES”) *

Um dos atletas mais dotados do rugby português, David Wallis tem estado numa campanha para recuperar a sua forma desde que sofreu uma pequena lesão em 2022. O asa do CF “Os Belenenses” pode não ser titular neste momento por Portugal, mas não há dúvidas que será um dos jogadores convocados para a competição.

MIGUEL MACEDO (SC NEUENHEIM)

Miguel Macedo tem realizado uma boa época ao serviço do SC Neuenheim da Bundesliga, e o seu momento de forma, apesar de não ter resultado numa chamada para a selecção, pode vir a ser importante caso seja chamado para os treinos de preparação em Julho.

JACQUES LE ROUX (MOSELEY RUGBY)

Um dos atletas mais veteranos desta lista, o 3ª linha pode ainda ter uma pequena possibilidade de ser convocado, caso surjam algumas lesões. Jogou bastante na 1ª volta do Moseley na National One em 2022/2023, e a capacidade física ainda é uma virtude inegável do jogador de 39 anos.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS