3 Destaques da 3ª Jornada do Rugby Europe Championship 2023

Francisco IsaacFevereiro 19, 20235min0

3 Destaques da 3ª Jornada do Rugby Europe Championship 2023

Francisco IsaacFevereiro 19, 20235min0
Portugal derrotou a Roménia para o Rugby Europe Championship 2023, e Francisco Isaac conta-nos o que se passou no Estádio do Restelo

Portugal somou a sua maior vitória de sempre frente à Roménia, conseguindo sair do Estádio do Restelo com um 38-20, que lhes garante o 1º lugar no grupo B do Rugby Europe Championship 2023, marcando já a meia-final frente à Espanha no próximo dia 3 de Março, sendo estes os três principais destaques do encontro.

O MVP: JOSÉ LIMA

Implacável a defender, imparável a atacar, e um líder na ausência de pelo menos quatro dos jogadores mais importantes para esta nova era dos Lobos, José Lima foi sensacional desde o 1º minuto de jogo, montando uma boa quantidade de jogadas de alto perigo, tendo sido fulcral no ensaio de Pedro Loucas, isto sem falar de dois turnovers-penalidades que colocaram um travão a fundo em possíveis acções de perigo para a Roménia.

O centro português tem estado a um nível inegavelmente alto desde 2021, e neste Rugby Europe Championship 2023 tem voltado a mostrar o porquê da sua importância nesta selecção nacional: segurança total a defender, fechando bem o seu canal e a dar uma ajuda extra aos seus pontas, impondo ainda uma quantidade assinável de placagens (algumas de impacto, com o portador de bola a recuar, como se viu em duas ocasiões nesta 3ª jornada), onde a sua voz faz a diferença. No ataque, José Lima conquistou a linha-de-vantagem em cinco de seis portagens de bola, provocou uma quebra-de-linha, bateu cinco defesas e possibilitou as tais situações críticas para os seus companheiros explorarem. É efectivamente um dos atletas em melhor forma no conjunto comandado por Patrice Lagisquet, e o facto de manter a mesma bitola de qualidade exibicional independentemente de quem esteja ao seu lado.

PONTO ALTO: DISCIPLINA E FOCO NOS MOMENTOS (MINUTOS) CAPITAIS

A maior vitória já registada frente à Roménia, como já tínhamos feito questão de referir no parágrafo introdutório, foi conquistada não só pelo aproveitamento de excelência no ataque, onde até o maul foi uma plataforma estrondosa no ganhar metros e forçar erros no adversário, mas sobretudo pela maneira como Portugal cerrou fileiras, não concedeu (excessivas) penalidades no minuto em que Steevy Cerqueira recebeu ordem de expulsão temporária.

Com menos um, seria de esperar que os visitantes chegassem aos pontos ou forçassem erros sucessivos aos “Lobos” atingindo a meta de chegar à área-de-validação contrária… porém, e felizmente, o conjunto português apresentou a melhor postura possível perante esta situação, defendendo sem cometer qualquer penalidade, acabando por forçar uma à Roménia, que apanhada desprevenida acabou por abrir as portas da sua área-de-ensaio, tendo sido nestes 10 minutos em que a equipa da casa construiu a vitória.

Depois de uma primeira jornada onde se assistiram alguns erros de disciplina, e uma segunda de correção, nesta terceira e última ronda da fase-de-grupos do Rugby Europe Championship 2023, foi inegável a evolução de Portugal no elemento disciplinar, concedendo umas meras 9 penalidades. Destacar também o domínio da avançada, que depois de em 2022 não ter conseguido responder bem na 2ª parte em Bucareste, hoje, no Estádio do Restelo, dominou por completo o adversário, criando um certo caos na Roménia, que ora não sabia defender o maul como quando parecia ter encontrado resposta, viu José Madeira a se escapar e a mergulhar para um dos ensaios da vitória de Portugal. Nota também para a condição física dos “Lobos”, que nos 20 minutos finais conseguiram estar sempre por cima do adversário, uma inversão total de papéis em comparação com os dois últimos encontros.

PONTO A MELHORAR: PRECIPITAÇÃO PODIA TER PROVOADO DISSABORES

Quando Portugal encontra o seu ritmo, e consegue forçar uma intensidade mais caótica a um adversário que quer engajar num jogo mais monocórdico e/ou lento, é natural que surja a predisposição de querer começar encontrar respostas e ideias em todas as situações, seja à mão ou ao pé, inventando possibilidades de ataque para aceder ao meio-campo do adversário. No geral, os “Lobos” foram donos e senhores do seu destino, e não realizaram demasiados erros próprios, o que foi um ponto especialmente positivo… contudo, em quatro situações a tal vontade de dar mais velocidade e arriscar podia ter fornecido oportunidades para a Roménia marcar pontos, como a intercepção a um offload de Rodrigo Marta, ou um pontapé mal desenhado pelo três-de-trás dos “Lobos”, sendo que em ambas as situações o colectivo acabou por corrigir e anular a possibilidade do conjunto opositor marcar pontos.

Com a Roménia correu excelentemente bem, contudo, frente à Espanha, é preciso ter mais cuidado, de forma a não construir “caminho” para que um dos rivais históricos dos “Lobos” sejam capazes de aproveitar. No geral, das melhores prestações dos últimos 5 anos de Portugal frente a um adversário que também vai estar no Campeonato do Mundo, fechando a fase-de-grupos do Rugby Europe Championship em 1º lugar e com meia-final reservada em casa frente à Espanha.

DADOS ESTATÍSTICOS

Melhor marcador de pontos: Nuno Sousa Guedes – 13 pontos;
Melhor marcador de ensaios: Pedro Bettencourt – 2 ensaios;
Mais quebras-de-linha: Pedro Bettencourt – 3 quebras-de-linha;
Mais defesas batidos: José Lima – 5 defesas batidos;
Melhor placador: José Madeira com 17 (nenhuma falhada);
Mais turnovers: José Lima – 2 turnovers;

Foto de Destaque de Luís Cabelo Fotografia (via Federação Portuguesa de Rugby)


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS