Rugby Português “lá fora”: José Lima mantém Narbonne em jogo

Francisco IsaacAbril 10, 20234min0

Rugby Português “lá fora”: José Lima mantém Narbonne em jogo

Francisco IsaacAbril 10, 20234min0
José Lima foi um dos nomes que melhor se apresentou nesta semana, mas não o único como relata Francisco Isaac no seu artigo semanal

Num fim-de-semana em que o Top14 e Premiership continua “adormecido” em virtude de terem decorrido os quartos-de-final da Champions e Challenge Cup, foi a ProD2 a tomar o palco, com o Grenoble de José Madeira a sedimentar o segundo lugar na classificação, com ajuda de José Madeira, enquanto na Nationale o Narbonne, com José Lima em grande nível, está ainda a lutar pelo apuramento para a fase-final.

DESTAQUES DO FIM-DE-SEMANA

34 minutos para José Madeira, que entrou no decorrer da 2ª parte e ajudou o Grenoble a garantir uma importante vitória na luta por terminar em 2º lugar na ProD2 2022/2023. Boa presença no alinhamento, placagens exemplares num bom momento de forma do internacional português. Anthony Alves entrou aos 63′, e tentou oferecer boa réplica no bloco avançado, mas os minutos finais do Stade Montois foram fatais para uma conclusão mais positiva.

Francisco Fernandes esteve em excelente nível na estrondosa vitória do Béziers-Hérault em casa do Biarritz, com o pilar português a ser massivo na formação-ordenada e no jogo corrido, oferecendo uma réplica física que ajudou a energizar a primeira-linha na conquista destes 5 preciosos pontos na luta pelo playoff.

Nicolás Martins participou na derrota do Angoulême, tendo realizado 14 placagens efectivas, um turnover e duas captações no alinhamento, sendo que a equipa do asa português continua em antepenúltimo, com apenas 1 ponto de diferença para o Carcassonne (Samuel Marques ficou de fora por lesão).

Desde Fevereiro que Pedro Bettencourt não era convocado pelo Oyonnax, tendo merecido chamada para a visita ao campo do Aurillac, num encontro intenso e competitivo, que acabou num 27-25 a favor dos visitados. O centro só saiu quando faltavam 9 minutos para o encerramento deste encontro, num momento em que o Aurillac tinha acabado de aumentar a vantagem no marcador. De qualquer forma, o ex-CDUP realizou uma prestação sólida, com 9 placagens efectivas (uma falhada), dois apoios bem apresentados no ataque e 10 metros de conquista.

Vida muito difícil para o Rouen Normandie de Cody Thomas, que depois de uma fase a lutar pelo playoff de acesso à subida, está neste momento a lutar para não descer, sofrendo nova derrota na ProD2, com o pilar a somar 46 minutos na visita ao campo do US Montauban, outro dos aflitos desta liga. Nada a apontar da exibição do “lobo”.

Rodrigo Marta voltou à ponta num jogo em que o Dax Rugby garantiu a qualificação para as meias-finais da Nationale, depois de sobreviver a uma excelente réplica do Carqueiranne-Hyères. O ex-Belenenses Rugby esteve globalmente a um bom nível, com duas quebras-de-linha, quatro defesas batidos, construindo um dos lances que acabaria em ensaio para a sua equipa. Diogo Hasse Ferreira entrou na 2ª parte, e ajudou o Dax a garantir a vitória.

José Lima marcou um dos seis ensaios com que o Narbonne derrotou o Rennes, estando a 7 pontos do 6º lugar, necessitando agora de garantir mais duas vitórias bonificadas, e esperar por dois deslizes do Bourgoin. Em termos de jogo jogado, José Lima foi um dos MVP’s da tarde, mexendo bem nas entrelinhas e a criar boas situações de ataque para o RC Narbonnais, impondo uma mão-cheia de grandes placagens, duas quebras-de-linha, uma assistência, confirmando que está ao seu melhor nesta temporada. Já Geoffrey Moïse entrou nos 22 minutos finais e não registou qualquer erro.

Steevy Cerqueira manteve o seu lugar no XV titular do Chambéry, e agradeceu a confiança com uma nova exibição segura, num jogo em que acabou em total domínio da equipa da casa.

Dany Antunes foi titular pelo Cognac, e realizou uns bons 80 minutos, tentando encontrar caminhos para que a sua equipa conseguisse chegar perto da área-de-validação contrária. O jogo terminou em 13-15, mas o defesa internacional português voltou a ser dos mais inconformados.

Rui M. Freitas foi novamente titular pelo Eemland, conseguindo mais um ensaio, três conversões, uma mão cheia de quebras-de-linha.

Adenda por esquecimento no fim-de-semana de 01/02 de Abril: José Conde foi titular no UE Santboiana, que continua a lutar por revalidar o título de campeão de Espanha. O pilar somou 57 minutos e mostrou novamente a sua mestria na formação-ordenada, não cedendo perante a do Barça Rugbi (Nuno Mascarenhas não jogou).

Foto de Destaque de Philippe Le Blanc


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS