Playoff Mundial de Andebol: antevisão ao Portugal vs Países Baixos

Bernardo GalanteAbril 13, 20223min0

Playoff Mundial de Andebol: antevisão ao Portugal vs Países Baixos

Bernardo GalanteAbril 13, 20223min0
Começa já neste fim-de-semana a etapa final para Portugal chegar ao Campeonato do Mundo de andebol e Bernardo Galante faz a antevisão

Após deixarem para trás a Suíça, a seleção de Portugal tem agora pela frente uma das grandes surpresas do Euro 2022, os Países Baixos. Esta também é uma oportunidade para a turma comandada pelo selecionador Paulo Jorge Pereira redimir-se da derrota por 32-31, frente a esta mesma seleção.

Irmãos Costa como novidade de cartaz da seleção das quinas

As ausências de Salvador Salvador (opção técnica) André Gomes, Alexandre Cavalcanti (ambos por lesão) e Daymaro Salina (paternidade) abriram espaço na convocatória de Portugal para a inclusão dos irmãos Costa, Martim e Francisco “Kiko” Costa. Ambos têm tido grande destaque na equipa principal do Sporting CP sendo que, mais recentemente, encantaram a Europa do andebol com as exibições realizadas perante o SC Magdeburg.

Com a chamada de Francisco Costa, o técnico Paulo Jorge Pereira pode contar com duas laterais-direitos de raiz e, consequentemente, canhotos. O outro nome é o de Belone Moreira, que também tem sido uma peça-chave na manobra ofensiva do SL Benfica – recentemente, garantiram a presença nos Quartos de Final da EHF European League. Os restantes nomes que irão ocupar a primeira-linha ofensiva das quinas serão: Miguel Martins (Pick-Szeged), Rui Silva, Fábio Magalhães (FC Porto) e Gilberto Duarte (Montpellier HB).

Na baliza, as opções recaíram por Manuel Gaspar (Sporting CP), Gustavo Capdeville (SL Benfica) e Miguel Espinha (Cesson-Rennes), sendo que a titularidade deverá cair para o lado do benfiquista Gustavo Capdeville, que tem sido figura de destaque nos encarnados.

A segunda linha não apresenta grandes surpresas. As pontas estão entregues a Pedro Portela (HBC Nantes), Diogo Branquinho, António Areia e Leonel Fernandes (FC Porto). Victor Iturriza (FC Porto), Alexis Borges (SL Benfica) e Tiago Sousa (FC Porto) serão os pivôs à disposição de Paulo Pereira.

Gabriel Cavalcanti, irmão de Alexandre Cavalcanti, que atualmente representa o Vitória Futebol Clube por empréstimo do Sport Lisboa e Benfica foi chamado ao estágio no âmbito da habitual integração de jovens promessas lusas, no entanto, abandonou a concentração na passada quarta-feira.

Neerlandeses na máxima força em Portimão

Os neerlandeses não competem num Campeonato do Mundo desde 1961, sendo que esta é uma grande oportunidade para a seleção comandada por Erlingur Richardsson. Comparativamente, ao EHF Euro 2022 saíram Dennis Schellekens, René De Knegt, Gerrie Eijlers, Niko Blaauw, Tommie Falke e Ivo Steins, no entanto, as figuras de destaque continuam no lote dos 18 convocados.

Kay Smits (SC Magdeburg) e Luc Steins (Paris Saint-Germain) continuam como as grandes estrelas da companhia neerlandesa, sendo que, nomes importantes como de Samir Benghamen (HV Aalsmeer), Bobby Schagen (TBV Lemgo) ou Dani Baijens (Hamm-Westfalen) continuam a figurar nas escolhas de Richardsson.

De notar, que Portugal irá defrontar os Países Baixos no derradeiro play-off de acesso ao Mundial 2023, com a 1ª mão a ser disputada hoje, pelas 19 horas na Portimão Arena e o segundo embate terá lugar marcado na Indoor Sportcentrum Eindhoven, no dia 17 de abril, pelas 13 horas.

No único encontro realizado entre ambas as seleções, os Países Baixos venceram por 32-31, em partida a contar para a 3ª e última jornada da fase de Grupos do Europeu 2022.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter