Playoff Mundial de Andebol: antevisão ao Portugal vs Suíça

Bernardo GalanteMarço 16, 20225min0

Playoff Mundial de Andebol: antevisão ao Portugal vs Suíça

Bernardo GalanteMarço 16, 20225min0
Os comandados de Paulo Pereira entram amanhã em campo para tentar chegar ao Mundail, e Bernardo Galante faz à antevisão no Fair Play

Após a eliminação extremamente precoce num Europeu bastante atípico, Portugal entra no Multiusos de Guimarães amanhã, pelas 19 horas, de forma a dar o primeiro passo na caminhada até ao Campeonato do Mundo a realizar-se em 2023.

Portugal defrontará a Suíça numa fase da competição em que as seleções da Ucrânia (desistiu da competição devido ao conflito armado), da Bielorrússia e da Rússia (ambas afastadas pela EHF devido à invasão militar orquestrada pela Rússia à Ucrânia e apoiada pela Bielorrússia) já se encontram afastadas da prova.

Os regressos de peças habituais para o play-off com a Suíça

Na lista de 20 convocados divulgada pela Federação de Andebol de Portugal constam os regressos de André Gomes, Alexis Borges, Bélone Moreira e Pedro Portela – todos eles falharam a fase final do Europeu por lesão. Contudo, existe ainda uma novidade: a chamada de Guilherme Tavares – lateral direito cedido pelo Sport Lisboa e Benfica ao Vitória Futebol Clube e presença assídua na Seleção de Sub20 – ao estágio com a Seleção A até ao dia de hoje, 16 de março.

Miguel Espinha (Guarda Redes) e Tiago Sousa (Pivô) mantém os seus nomes numa lista que contemplam os seguintes nomes: Manuel Gaspar, Gustavo Capdeville (Guarda Redes), Miguel Martins, Rui Silva (Centrais), Belone Moreira, Gilberto Duarte, Alexandre Cavalcanti, André Gomes, Salvador Salvador, Fábio Magalhães (Laterais), Alexis Borges, Daymaro Salina, Victor Iturriza (Pivôs), Pedro Portela, Diogo Branquinho, António Areia e Leonel Fernandes (Pontas).

João Ferraz continua de fora do leque de opções do selecionador Paulo Jorge Pereira.

Contexto histórico: o frente-a-frente entre portugueses e suíços

Os confrontos entre os portugueses e os helvéticos não são historicamente favoráveis para nenhum dos lados: assinalam-se 4 vitórias da turma portuguesa, 4 vitórias da turma suíça e 1 empate em 9 encontros realizados.

O último encontro disputado entre Portugal e Suíça foi no dia 22 de janeiro de 2021 em partida a contar para a Fase de Grupos do Campeonato do Mundo – competição em que Portugal alcançou uma honrosa 10ª posição que detém o recorde de melhor de sempre, até ao momento – e onde os portugueses viriam a vencer por 33-29. Portugal acabaria mesmo por ficar à frente da Suíça no Grupo 3 do Mundial, alcançando a 3ª posição, apenas atrás de duas potências mundiais: a França e a Noruega.

Quanto aos restantes encontros, verifica-se que Portugal nunca venceu a Suíça em jogos amigáveis (4 encontros, 4 derrotas), contudo sempre que as duas seleções disputaram vagas em competições internacionais (mais propriamente, em Europeus), a Seleção Portuguesa superiorizou-se sempre, tendo eliminado os helvéticos em 2014 e 2018, respetivamente.

As peças do quebra-cabeças suíço

No lote de 19 atletas à disposição do selecionador Michael Suter, 14 deles atuam no Campeonato Suíço, sendo que 7 desses mesmos atletas representam o Kadetten Schaffhausen – clube que defrontou o Sporting Clube de Portugal por duas vezes na Fase de Grupos da EHF European League.

A figura máxima da seleção helvétiva continua a ser, aos 38 anos, o exímio central de seu nome Andy Schmid, atualmente a representar os alemães do Rhein-Neckar Lowen – clube que foi eliminado na qualificação para a EHF European League pelo Sport Lisboa e Benfica –, contando com 192 internalizações, ao passo que já faturou por 969 em representação do seu país. Curiosamente, na próxima temporada, Andy Schmid irá regressar ao seu país de origem para representar o Kriens-Luzern (emblema que também foi eliminado pelo SL Benfica na Qualificação para a Fase de Grupos da EHF European League, na presente temporada).

Não é só de Andy Schmid que o andebol helvético se vai fazendo valer, também outros talentos vão começando a emergir como é o caso do central Jonas Schelker ou do guarda redes Leonard Grazioli, atualmente a representarem o Kadetten Schaffhausen e o HSC Suhr-Aarau, respetivamente. No entanto, estes dois atletas irão fazer companhia, na próxima temporada, a outra figura importante da seleção suíça, o lateral Lenny Rubin – que conta com 46 internacionalizações e 160 golos – nos alemães do HSG Wetzlar.

O ponta de 22 anos Samuel Zehnder, que se tem destacado ao serviço do Kadetten Schaffhausen, também irá reforçar os germânicos do TBV Lemgo – outro dos adversários do SL Benfica na EHF European League -, na próxima temporada. Nikola Portner, o guarda redes mais internacional dos três disponíveis para defrontar Portugal, também irá rumar à Alemanha, na próxima temporada, desta feita para representar o SC Magdeburg (o próximo adversário do Sporting CP na EHF European League) – considerada por muitos a melhor equipa do mundo da atualidade.

A Suíça voltou às Fases Finais de Campeonatos do Mundo, em 2021, após um interregno de 26 anos – após o 7º lugar conquistado no Mundial de 1995.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS