Os melhores jogadores do mundo em cada idade dos 16 aos 42 anos (Parte I)

Tiago MagalhãesJaneiro 22, 20194min0

Os melhores jogadores do mundo em cada idade dos 16 aos 42 anos (Parte I)

Tiago MagalhãesJaneiro 22, 20194min0
O que terão em comum super estrelas como Kyrie Irving, Anthony Davis e Kawhi Leonard com jovens em ascenção como Killian Hayes e Roko Prkacin? Vem descobrir na parte I desta lista, numa viagem pelo mundo do basquetebol.

Apesar da criação de rankings ser um tema bastante subjectivo existem algumas comparações que devem ser feitas sobretudo quando falamos de jogadores e das suas características a titulo individual. Sendo o sistema americano e o do “resto do mundo” tão diferentes, principalmente ao nível de formação, aqui ficam os melhores jogadores em cada faixa etária passando por varias competições.

 

Nota: Este ranking foi feito de acordo com o ano de nascimento do jogador.

 

ROKO PRKACIN, ano 2002

Prkacin é filho de uma antiga estrela croata de basquetebol, por isso o talento já lhe esta nos genes. O extremo/poste foi o jogador em maior destaque no ultimo europeu de sub 16 e vai começar a ter minutos regulares com a equipa principal do Cibona Zagreb em breve.

 

KILLIAN HAYES, ano 2001

Não é só no futebol que a Franca tem o seu futuro em um jogador com o nome Killian. O base extremo francês/americano foi um dos jogadores a integrar o melhor 5 ideal do campeonato do mundo de sub 17 e já é uma aposta solida na rotação do Cholet da LNB Francesa.

 

ZION WILLIAMSON, ano de 2000

Zion esta nas bocas do mundo, não só por ser o jogador em maior destaque na atual melhor equipa da NCAA mas também porque é um jogador com uma capacidade atlética completamente fenomenal e que se vê um em cada geração. Será provavelmente a próxima escolha do draft da NBA.

 

LUKA DONCIC, ano de 1999

O “Wonderboy” tem vindo a mostrar na NBA o porque de ter sido o MVP mais novo de sempre da EUROLEAGUE e um dos mais novos a ser eleito para o 5 ideal do EuroBasket. Doncic continua a sua evolução como jogador, tomando um papel preponderante na franchise dos Dallas Mavericks.

 

 

JAYSON TATUM, ano de 1998

Chegando a um patamar onde praticamente todos os melhores jogadores do mundo rumam a NBA, as escolhas começam a ficar cada vez mais apertadas mas Tatum tem demonstrado o porque de ser uma das pessoas mais influentes ofensivamente nos Boston Celtics.

 

JAMAL MURRAY, ano de 1997

O canadiano esta a fazer uma época fantástica nos Denver Nuggets e merece ser escolhido como um All Star numa conferencia cheia de grandes jogadores. Murray deu nas vistas pela seleção canadiana antes mesmo de alinhar por Kentucky na NCAA.

 

BEN SIMMONS, ano de 1996

Escolha apertada aqui sendo que o duelo Ben Simmons/Donovan Mitchell vai muito para alem do troféu de ROY do ano passado na NBA. O “point forward” dos Sixers é um jogador com uma versatilidade fantástica. Uma palavra para Dejounte Murray que se começava a mostrar antes da lesão grave que sofreu.

 

NIKOLA JOKIC, ano de 1995

“The Joker” vai aos poucos tornando-se um dos melhores jogadores da Liga sobretudo pela sua capacidade de envolver os companheiros apesar de ser um jogador interior. Menções honrosas para Karl Anthony Towns e Kristaps Porzingis.

 

GIANNIS ANTETOKOUNMPO, ano de 1994

O grego é a maior ameaça a uma renovação do titulo de MVP de James Harden. Apesar das suas carências no lançamento exterior, Giannis esta a tornar-se exímio em quase todas as outras facetas do jogo e tem elevado os Milwaulkee Bucks como ninguém esperava.

 

ANTHONY DAVIS, ano de 1993

Este acaba por ser um ano curiosamente estranho, visto que a maioria dos jogadores nascidos em 1993 são meramente role players na NBA. Anthony Davis já é uma super estrela afirmada, e será um dos jogadores mais apetecíveis na free agency no futuro.

 

KYRIE IRVING, ano 1992

“Uncle Drew” afinal nasceu em 1992 e é, sem duvida alguma, uma das maiores estrelas da NBA neste momento apesar de ser um pouco limitado pelas lesões. Alem de Irving, Victor Oladipo, Tobias Harris e Tim Hardaway JR são alguns dos nomes interessantes nascidos nesta data.

 

 

KAWHI LEONARD, ano 1991

O ano de 1991 acaba por ser marcado por uma boa colheita de jogadores que podem ser complementos a super estrelas como CJ McCollum, Kris Middleton, Nikola Mirotic, Terrence Ross, entre outros. Leonard é neste momento um dos jogadores top 5 da NBA e recebe aqui essa distinção.

 

PAUL GEORGE, ano 1990

Será o ano de 1990 o mais forte a nível de profundidade de bons jogadores? Damian Lillard, DeMarcus Cousins, Klay Thompson, Kemba Walker, John Wall, Jrue Holiday, Gordon Hayward, Draymond Green, TODOS ja foram All Stars. Paul George recebe o titulo de melhor jogador pela excelente época que esta a realizar este ano.

 

 

Na segunda parte desta lista entramos na década de 80 e fechamos a lista com um jogador que ainda esta no ativo e que já nasceu na época de 70, não percam!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter