3 destaques da 21ª Jornada da Liga Betclic Feminina

José AndradeMarço 17, 20229min0

3 destaques da 21ª Jornada da Liga Betclic Feminina

José AndradeMarço 17, 20229min0
Numa jornada espetacular e muito emotivo na Liga Betclic Feminina, quem foram os maiores destaques individuais? José Andrade conta-nos tudo

Como habitualmente, regressamos com o nosso texto com o top3 de estrelas em maior evidência na jornada do fim de semana da Liga Betclic Feminina, esta semana além das nossas escolhas tivemos um momento muito especial que marcou o nosso fim de semana, por isso e como sempre venham connosco viajar por alguns dos destaques da jornada na Liga Betclic Feminina onde o SL Benfica continua líder depois do duro confronto com o GDESSA, onde o União Sportiva passou com excelência e ao sabor de Raquel Laneiro o grande duelo com o Esgueira e entre os vários destaques o terceiro triunfo seguido do Galitos, mas venham que vamos falar de três das muitas excelentes exibições nesta nossa 21ª jornada.

Isabel Leite – o momento mais especial e emotivo da semana

Começamos por Isabel Leite e pelo Guifões, isto porque ficámos a saber neste fim de semana, no último jogo do Guifões que uma das maiores referências do nosso basquetebol vai ser mãe, por isso mesmo antes de irmos aos jogos tínhamos de falar deste momento muito especial que marcou a jornada, o fim de semana e a temporada. Isabel Leite é uma jogadora e uma pessoa única e muito especial, que aproveitamos para parabenizar e felicitar por algo tão bonito e especial. Momento à parte e que marcou todo o fim de semana de uma forma muito bela.

Isabel Leite e o nova integrante da família Leite

Daniela Domingues – Pura classe nas aveirenses

O Galitos venceu o Quinta dos Lombos por 57-50 num jogo onde a disputa foi muita e onde Daniela Domingues sobressaiu mais uma vez com uma ótima exibição. A partida começou em alta velocidade, as duas equipas a conseguirem marcar, mas jogo de parada e resposta no Pavilhão Desportivo dos Lombos. O Galitos entrou muito bem, a equipa aveirense a conseguir um ascendente logo nos primeiros minutos. Daniela Domingues e Ana Ramos em grande evidência, as duas assumiam o jogo e penetrando para o meio criavam espaço para as colegas pontuar. O Quinta dos Lombos demorou para conseguir equilibrar, a Ndioma Kane ficou cedo “carregada” com faltas e isso não ajudou a equipa de Carcavelos que foi tendo na eficácia o maior problema. A entrada de Ana Furtado voltou a ser um ponto diferencial para a equipa da linha, a jovem “agitou” a partida e ajudou a que o Lombos entrasse no seu melhor período. O terceiro quarto foi o mais equilibrado, pela primeira vez o Quinta dos Lombos esteve na frente, mas a verdade é que o Galitos continuava com um ligeiro ascendente.

Algumas precipitações no ataque para os Lombos que apesar de alguns momentos terem estado na frente, não conseguiram nunca segurar essas vantagens, o grande problema foi sempre a eficácia, mesmo quando ganharam superioridade não conseguiram pontuar. Vários destaques, desde Caroline França ou Jeanne Morais, tal como Marta Roseira do lado do Lombos, mas o maior destaque individual foi Daniela Domingues. Nesta que foi a terceira vitória consecutiva do Galitos, a primeira vez que as aveirenses conseguem isso, Daniela Domingues foi o maior destaque, a jogadora do Galitos assumiu grande protagonismo, desde os primeiros instantes que foi um dos destaques, tanto pelo que foi fazendo no ataque como pelo que conseguia fazer na defesa.

O quarto período foi onde ainda se notabilizou mais, com Ana Ramos mais marcada, foi Daniela Domingues a assumir mais e a conseguir dessa forma fazer a diferença para o Galitos conseguir este triunfo. Daniela Domingues conseguiu nesta partida, 16 pontos (foram 7 em 12 lançamentos de campo e 2 em 2 na linha de lance livre) ainda 2 ressaltos e 1 roubo de bola, mais uma exibição onde a classe de Daniela Domingues foi espalhada pelo campo, um grande jogo e uma ótima exibição da jogadora das aveirenses.

Karla Martinez – Magia e pulmão inesgotável

O Francisco Franco venceu o Guifões por 98-64, num jogo onde as madeirenses entraram com tudo e tiveram no tiro exterior um dos maiores pontos em destaque neste triunfo em Guifões. Um excelente jogo, a equipa insular conseguiu superiorizar-se na segunda parte, mas a verdade é que o jogo começou muito rápido, muito intenso, com as duas equipas a conseguirem sair em transições, jogo muito veloz e as duas equipas com uma eficácia muito elevada que deixava a pontuação alta. O Francisco Franco conseguiu ter um ligeiro ascendente no primeiro tempo, mas a verdade é que o Guifões foi lutando sempre e foi jogando muito bem, as comandadas de Gustavo Mota voltaram a deixar bem à vista o grande crescimento que têm tido ao longo desta temporada.

No segundo tempo, a equipa visitante conseguiu garantir a vitória, tanto o tiro exterior que fazia maior diferença, como as combinações que criavam sempre superioridade no ataque e principalmente a quebra de Sokhna Bodiang que deixou o Guifões com mais problemas no jogo interior, todos estes pontos fizeram a diferença e deixaram a equipa de Paulo Freitas mais confortável no jogo permitindo assim triunfar numa excelente partida em Guifões.

Foram vários os destaques individuais, os mais óbvios foram Dayna Rouse ou Katherine Andersen, mas além delas destacar Chana Paxixe que voltou a estar muito bem com destaque para o triplo do meio da rua e do lado do Guifões, Isabella Souza e Carolina Ferreira em ótimo plano, mas o maior destaque foi Karla Martinez, a base mexicana esteve em grande evidência nesta partida. O Francisco Franco deu um recital ofensivo, a equipa madeirense esteve muito bem, mas Karla Martinez foi quem mais tentou, se Bodiang garantia o mais que conseguia na luta das tabelas, a base tentava criar, tentava criar espaços para as suas colegas e assumia mesmo quando as coisas estavam piores para o Guifões, mesmo não sendo a que mais pontuou é o maior destaque pelo que fez e tentou nesta partida.

O Guifões nunca baixou os braços, estiveram muito bem e o Francisco Franco voltou a mostrar o porquê de ser o conjunto revelação desta Liga Betclic Feminina. Karla Martinez conseguiu 16 pontos (4 em 8 de lançamentos de campo, 2 em 7 na linha de três pontos e 2 em 2 na linha de lances livres), além disso ainda conseguiu 5 ressaltos, 4 assistências e 1 roubo de bola. Enorme partida por parte da base mexicana e um excelente jogo com a equipa madeirense a sair vitoriosa através de uma exibição ofensiva de alto nível.

Filipa Barros – À força da bomba

O Vitória SC venceu o Olivais FC por 65-55 num jogo de alta qualidade e intensidade em Coimbra. Uma primeira parte muito equilibrada, duas equipas a conseguirem sempre criar perigo nas transições com o Olivais a conseguir alguma superioridade no primeiro quarto ao conseguir explorar bem a falta de mobilidade de Kourtni Perry, já no segundo quarto foi a equipa de Guimarães que conseguiu o maior ascendente levando assim uma vantagem de 1 ponto para os balneários. Duas equipas que buscavam a vitória para conseguir subir na tabela classificativa, jogo sempre muito intenso, muito rápido e muito bem jogado.

Destaque para dois dos maiores duelos desta partida, o que colocou frente a frente Eva Carregosa e Filipa Barros e o outro que nos deu Kahlia Lawrence frente a frente com Oyanaisy Gonzalez, dois duelos espetaculares entre 4 das melhores jogadoras deste jogo. Depois de uma primeira parte mais equilibrada, o segundo tempo deu-nos um Vitória SC melhor, o conjunto de Pedro Dias conseguiu aqui a vantagem que lhe garantiu este triunfo. O Olivais começou muito bem no último quarto, muito pelas ações de Eva Carregosa, tanto na defesa onde ia conseguindo condicionar Kahlia Lawrence, mas principalmente no ataque onde foi sempre brilhando.

Boa resposta da equipa da casa no começo do quarto período, muito pelo tiro exterior, e principalmente por Filipa Barros, a base talentosíssima da equipa de Guimarães assumiu ainda mais protagonismo nesta segunda parte ao assumir mais o jogo e principalmente com os seus tiros que foram levando o Vitória SC até ao triunfo. A equipa de Guimarães reforça a boa segunda volta e reforça ainda a candidatura ao oitavo lugar, já o Olivais volta a jogar bem, mais um jogo interessante e ótimo da equipa de Coimbra, mas onde o resultado não foi o melhor sendo que o Olivais ainda sonha em subir na classificação aproveitando os jogos que ainda estão em atraso.

Grande jogo em Coimbra, jogo muito rápido, com várias atletas em grande destaque como a Eva Carregosa ou Mariana Teixeira que foi muito importante com o seu tiro exterior quando entrou, mas a grande figura foi Filipa Barros, criou e fez a sua equipa jogar, além de ter sido a maior responsável pelo melhor período do Vitória SC. Filipa Barros conseguiu 23 pontos (6 em 10 em relação aos lançamentos de campo, 3 em 5 na linha de três pontos e 2 em 2 na linha de lances livres) além disso ainda conseguiu 6 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola. Mais uma excelente partida no Olivais com duas equipas que voltaram a comprovar as duas boas segundas voltas, o crescimento de cada uma delas e ainda o quão bem jogam estes dois conjuntos da nossa Liga Betclic Feminina.

Chegámos ao fim dos nossos destaques, mais uma jornada repleta de excelentes jogos, muitas exibições individuais que mereciam todo o destaque, deixámos aqui as nossas 3 escolhas da 21ª jornada da Liga Betclic Feminina e já sabem que para a semana regressamos para falar de quem mais se evidenciou na nossa fantástica Liga Betclic Feminina.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS