3 destaques da 20ª Jornada da Liga Betclic Feminina
Regressamos com o nosso texto com quem mais se destacou na vigésima jornada da Liga Betclic Feminina, uma ronda marcada pelos regressos às vitórias do Galitos e do Vagos, além disso o SL Benfica sofreu, mas triunfou sobre o União Sportiva para assim continuar na liderança de forma invicta, mas venham que vamos falar sobre quem mais se destacou nesta última jornada.
? O ?????? ???????? aproximou-se do segundo lugar da ???? ??????? ???????? na 20.ª jornada.#SomosBasquetebol #LigaBetclic pic.twitter.com/aiWg3fvlQf
— Basquetebol FPB (@fpbasquetebol) February 28, 2022
Carolina Rodrigues – Regresso à excelência
Nos nossos maiores destaques desta jornada da Liga Betclic Feminina, vamos começar pelos Açores onde o SL Benfica venceu o União Sportiva por 71-66, um jogo complicado, mais um grande duelo entre duas das principais equipas da Liga Betclic Feminina, um duelo que obrigou as encarnadas a suar e a puxar de todas as suas armas. O encontro começou com um belo triplo de Raquel Laneiro, ela que voltou a ser um dos maiores destaques das açorianas e da jornada, mas foi um encontro muito disputado, ritmo muito elevado até ao terceiro quarto, quando aí o Benfica conseguiu controlar e baixar um pouco mais o ritmo.
Foi uma partida altamente bem jogada, excelente basquetebol entre duas fantásticas equipas. O Benfica ganhou um ascendente quando o União Sportiva começou a errar mais, novo jogo em que os turnovers do Sportiva foram muito bem aproveitados pela equipa de Eugénio Rodrigues. Neste duelo existiram vários destaques, como a Laura Ferreira ou Nausia Woolfolk, mas a jogadora em maior evidência foi Carolina Rodrigues. A base encarnada que foi uma das caras novas nesta temporada nas campeãs nacionais, assumiu um maior protagonismo neste duelo, voltámos a ver a Carolina Rodrigues que bem conhecemos ou seja, altamente concentrada, a defender muito bem, garantindo agressividade sempre, além disso foi a jogadora que assumiu o jogo no momento mais complicado, quando o Benfica mais precisava foi Carolina Rodrigues a “pegar” na bola e a mostrar o seu elevado QI basquetebolístico, a sua capacidade de criação e o seu belo lançamento.
Jogo de elevada qualidade, muito intenso, com os pormenores a fazerem a diferença e Carolina Rodrigues a brilhar, a base da seleção nacional encantou com um jogo onde conseguiu 19 pontos (7 em 8 de lançamentos de campo, 1 em 2 da linha de três pontos e 2 em 3 da linha de lances livres), ainda conseguiu 3 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola.
Letícia Rodrigues – Recorde e uma exibição de domínio
#LigaBetclic Feminina: Leticia Rodrigues, jogadora da Quinta dos Lombos, conseguiu uns incríveis 40 pontos e 16 ressaltos!
Graças a estes números bateu o recorde de valorização MVP esta época. A sua equipa venceu por 71-80, conseguindo assim metade dos pontos! ?? pic.twitter.com/6EYe3xSQG6
— Betclic Portugal ? (@BetclicPortugal) February 28, 2022
No segundo destaque desta 20ª jornada da Liga Betclic , vamos até Coimbra, onde o Quinta dos Lombos venceu o Olivais FC por 80-71 com Letícia Rodrigues a ser a maior protagonista. Um jogo que voltou a mostrar a muita qualidade do Olivais, a equipa de Coimbra deixou mais uma vez à vista que é equipa para mais. O Lombos voltou a evidenciar a sua muita capacidade no jogo interior, equipa muito física e que voltou a explorar muito bem isso. Os primeiros pontos de cada uma das equipas foram da linha de três pontos, um triplo para Raquel Alves que abriu o placar, ela que foi uma das figuras maiores desta partida, já do lado do Lombos, o triplo foi de Mariana Carvalho. Um dos duelos que mais marcou esta partida foi entre Eva Carregosa e Marta Roseira, o Lombos tentando parar a base do Olivais desde cedo pois sabia que era dali que viria muito perigo.
O jogo interior do Olivais foi desde o começo “castigado”, Raphaella Silva tentou “lutar” com Letícia Rodrigues, Suraya Rijal e Ndioma Kane, por isso mesmo a jogadora do Olivais que fez um bom jogo acabou exausta devido ao poderio físico do Lombos. Jogo muito disputado, muito equilibrado até aos últimos 5 minutos do último quarto, Lombos mais físico e mais forte na luta das tabelas, Olivais conseguiu sempre com muita alma e muita qualidade discutir o jogo, no final o cansaço pesou, mas a equipa soube render com a Raphaella Silva e depois sem a jogadora interior, conseguindo aí com maior mobilidade discutir e ganhar as segundas bolas e no ataque deixar a defesa do Lombos perdida.
O Olivais melhorou com um 5 mais móvel, com a Raida Luísa como a referência interior e com as portuguesas mais uma vez a estarem a evidência, casos de Mariana Mendes, Sofia Pinheiro ou Joana Amaro. O Lombos esteve melhor com as entradas da Ana Furtado e da Filipa Cruz, duas jovens que voltaram, como sempre a entrar muito bem, mas o melhor Lombos foi com Mariana Carvalho a ter espaço e a assumir mais o jogo. O grande e maior destaque desta jornada, foi Letícia Rodrigues, valorização recorde na Liga Betclic Feminina, jogadora que dominou nas tabelas, desde o início de temporada que tem sido uma das estrelas da Liga, mas o que temos visto é fruto de muito trabalho o crescimento de Letícia Rodrigues. Neste duelo, Letícia Rodrigues conseguiu 40 pontos (com 15 em 28 lançamentos de campo e 10 em 11 na linha de lances livres), ainda registou mais 16 ressaltos, 1 assistência, 4 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento.
Leonor Serralheiro – Magia sempre à solta
Para o nosso último, mas não menos importante destaque desta 20ª jornada, vamos até ao Pavilhão Professor Luís De Carvalho, no Barreiro para falar de Leonor Serralheiro que foi o maior destaque do triunfo do GDESSA por 73-56 sobre o Esgueira.
Márcia da Costa Robalo com os primeiros pontos desta partida, a provar desde os primeiros instantes que o ressalto ofensivo ia ser preponderante. Um dos duelos que foi marcando desde cedo a partida foi entre Leonor Serralheiro e Inês Ramos. Jogo muito rápido, duas equipas que jogam a alta velocidade, que procuraram sempre as transições, mas o GDESSA venceu e esteve na frente o jogo todo, o Esgueira conseguiu em alguns momentos aproximar, mas a verdade é que ou por turnovers ou por falhas na concretização a equipa não conseguiu o empate e nunca passar para a frente. O GDESSA além de ter conseguido defender melhor anulando na maioria dos momentos do jogo os contragolpes do Esgueira, ainda foi superior na luta das tabelas, principalmente no ressalto ofensivo que permitiu sempre mais posses e além disso o GDESSA voltou a estar a um nível altíssimo na linha de três pontos.
Esgueira respondeu no quarto período, estiveram a apenas um ponto, mas não conseguiram aproveitar nas três posses que tiveram, com isso o GDESSA voltou a responder a estar melhor e a vencer. O coletivo do GDESSA a brilhar mais uma vez, mas existiram vários destaques como as irmãs Raimundo ou Daniela Jesus, ainda Letícia Josefino, mas a jogadora em maior evidência foi, Leonor Serralheiro. A base foi a MVP deste encontro, sempre muito intensa, a jogar bem, muita clarividência no seu jogo, além disso no período em que o Esgueira esteve melhor, Leonor Serralheiro foi quem mais ajudou o GDESSA, na defesa, a agressividade e a inteligência defensiva da base ajudaram a que o Esgueira cometesse vários erros, depois no ataque a capacidade de construção esteve sempre em plano de destaque principalmente quando a equipa do Barreiro mais precisava. Leonor Serralheiro conseguiu 12 pontos (com 4 em 8 de lançamentos de campo, 1 em 1 na linha de três pontos e 3 em 4 na linha de lances livres), além disso conseguiu ainda 7 ressaltos, 6 assistências, 2 roubos de bola e 1 desarme de lançamento.
Por fim um último destaque, Taylor Peacocke, jogadora do Benfica que festejou dois anos desde que venceu o cancro, um momento diferente, mas também um dos mais especiais desta 20ª jornada da Liga Betclic Feminina.
? @SLBenfica, @EsgueiraBasket, GDESSA Barreiro e @CabMadeira medem forças este fim de semana na Final Four da ???̧? ?? ???????? ?????!#SomosBasquetebol pic.twitter.com/gUvDIIo0yw
— Basquetebol FPB (@fpbasquetebol) March 2, 2022
Por esta semana é tudo, ficaram aqui os nossos maiores destaques da última jornada da Liga Betclic Feminina, espero que tenham gostado, mais uma semana marcada por basquetebol fabuloso que nos deixou maravilhados em casa e nos pavilhões. O próximo fim de semana vai ser de Taça de Portugal e estaremos cá para falar e destacar as estrelas.