7ª etapa do MotoGP 2019 – GP da Catalunha
MotoGP
Na categoria principal era esperado um fim-de-semana de grande competição e competitividade, com alguns pilotos a usufruírem de novas peças, duas semanas depois do GP de Itália.
Na primeira sessão de treino livres o roockie Fabio Quartararo deu execelentes indicações e conseguiu o segundo melhor tempo da sessão a apenas 111 milésimas de Marc Marquez, o melhor tempo.
Na segunda sessão Quartararo conseguiu melhorar e realizar o melhor tempo, a mais de 2 décimas do segundo melhor, Andrea Dovizioso.
No segundo dia de testes houve 11 pilotos a conseguir tempos abaixo de 1’40, com Maverick Viñales a fazer o melhor tempo das 4 sessões de treinos livres.
Quartararo manteve assim o seu excelente registo e foi 2º na terceira sessão e 1º na quarta.
Na qualificação seria mesmo o francês a conseguir conquistar a sua segunda pole position em MotoGP, com uma vantagem de 15 milésimas para Marc Marquez.
Maverick Viñales iria fechar a primeira linha da grelha de partida.
No domingo parecia estar tudo pronto para o espetáculo.
No aquecimento Quartararo dava novamente sinais de estar em boa forma e sintonia com a sua mota.
Começava a corrida e começavam também as quedas/desistências.
Logo a abrir Karel Abraham a cair na 7ª curva da primeira volta.
Depois seria a vez de Bradley Smith cair na 10ª curva (zona que viria a tornar-se fulcral para o desfecho da corrida), prejudicando Aleix Espargaro, que viria a desistir na volta seguinte e Miguel Oliveira que ficou atrasado.
Logo de seguida foi Jorge Lorenzo que com um erro acabou por cair na 10ª curva e levou consigo Maverick Viñales, Andrea Dovizioso e Valentino Rossi, estes dois últimos ainda voltaram à corrida, mas acabaram por desistir na volta seguinte.
A 21 voltas do final foi Hafizh Syahrin a deixar a corrida.
Francisco Bagnaia seria outro dos pilotos a sofrer uma queda, esta na curva 5 da pista, a 19 voltas do fim.
Até ao final desistiram ainda Franco Morbidelli e Cal Crutchlow, mais duas quedas a registar neste fim-de-semana.
Na frente do pelotão quem lucrou com todos estes incidentes foi Marc marquez que conseguiu isolar-se e distanciar-se dos restantes, vencendo a corrida.
Na luta pelo segundo lugar estiveram Fabio Quartararo, Alex Rins e Danilo Petrucci, estes dois últimos com um incidente na 4ª curva da 10ª volta, em que Petrucci alargou a sua trajetória e Rins acabou por tocar neste numa trajetória interior, mas sem quaisquer consequências.
No final da corrida e com apenas 13 pilotos a terminar a mesma, o segundo foi mesmo o roockie francês, Fabio Quartararo, com um fim-de-semana de sonho.
E a fechar o pódio ficou Danilo Petrucci que conseguiu segurar Alex Rins.
Miguel Oliveira não teve um fim-de-seman fácil, não tendo conseguido ir além do 20º lugar na qualificação, mas acabou por lucrar com as várias quedas e terminou em 12º na corrida, posição essa que poderia ter sido melhor, não fosse o incidente em que esteve envolvido no início e que lhe custaram alguns segundos.
Conquista assim mais 4 pontos para a sua conta pessoal em MotoGP, mas fica agora em 3º lugar a 39 pontos do melhor rockie do ano, Fabio Quartararo, que está num excelente momento.
Veja a classificação actual em: http://bit.do/eVsYv