19ª etapa do MotoGP 2018 – GP de Valência

João DuarteNovembro 20, 20183min0

19ª etapa do MotoGP 2018 – GP de Valência

João DuarteNovembro 20, 20183min0
Realizou-se de 16 a 18 de Novembro a 19ª e última etapa de MotoGP, no circuito de Valência, Espanha. As condições metereológicas e de pista não foram as melhores, com os pilotos a terem de se adaptar ao mau tempo. A KTM foi a protagonista da etapa, com Can Oncu e Miguel Oliveira a vencerem e Pol Espargaro a conquistar o primeiro pódio de sempre da KTM em MotoGP. Andrea Dovizioso foi o vencedor em MotoGP.

O fim-de-semana não foi fácil para nenhuma das categorias, desde o início das sessões de treinos livres que a meteorologia não ajudou e, por consequência, as condições de pista não foram as melhores para a realização do último grande prémio de MotoGP da época 2018.

Se por um lado os títulos das três categorias já estavam atribuídos, por outro o valor, não necessariamente monetário, de uma vitória num grande prémio é sempre alto e por isso a competitividade é sempre alta entre os pilotos.

Moto3

Em moto3, o piloto que melhor se adaptou às condições foi Marco Bezzechi que registou o tempo mais baixo na terceira sessão de treinos livres, deixando Enea Bastianini a 0.387 segundos e Tony Arbolino a 0.635 s.

Na qualificação foi Tony Arbolino a tomar as rédeas da sessão e a conquistar a pole position com o tempo de 1’46.773, menos 0.244 s que Nakarin Atiratphuvapat e 0.343 s que John Mcphee, segundo e terceiro, respetivamente, na grelha de partida.

Na corrida, um total de 10 quedas/pilotos que não terminaram a corrida, permitiram ao piloto turco, Can Oncu, vencedor da Red Bull MotoGP Roockies Cup 2018, a representar a Red Bull KTM Ajo , que vencesse a sua primeira etapa de moto, na primeira participação na categoria.

Jorge Martin foi segundo a mais de 4 segundos e John Mcphee fechou o pódio a mais de 6 segundos.

Can Oncu! (Foto: Motosport)

Moto2

Em moto2, Iker Lecuona surpreendeu logo na primeira sessão de treino livres, estabelecendo o melhor tempo das três sessões. Ele que nas últimas etapas já tinha vindo a dar boas indicações.

Na sessão de qualificação, Luca Marini foi mais forte e conquistou a pole position, com Xavi Vierge a ficar a 0.027 s e Marcel Schrotter a 0.166 s.

Na corrida, novamente uma série de quedas, 11 no total, o que permitiu a Miguel Oliveira, que fez uma prestação digna de campeão, de vencer a última etapa 2018, a sua última realizada na categoria intermédia antes de ascender à categoria de MotoGP.

Em segundo terminou Iker Lecuona e em terceiro Alex Marquez.

Miguel Oliveira! (Foto: Red Bull)

MotoGP

Marc Marquez aproveitou a quarta sessão de treinos livres da categoria principal, que apresentou condições meteorológicas e de pista ligeiramente, para estabelecer o melhor da categoria.

Na qualificação foi Maverick Viñales a conquistar a pole position, com Alex Rins a ficar a apenas 0.068 s e Andrea Dovizioso a 0.08 s

Na corrida, uma nova quantidade de inúmeras quedas e o agravar das condições meteorológicas determinaram a interrupção da mesma, devido às condições impróprias de circulação.

Foi então realizada uma segunda parte, em que os pilotos saíram da grelha de partida nas mesmas posições em que estavam na volta anterior à entrada da bandeira vermelha na primeira parte.

Na segunda parte da corrida, Andrea Dovizioso assumiu a liderança na segunda volta e levou-a até à meta, vencendo a última corrida da época 2018.

Alex Rins foi segundo a mais de 2 segundos e Pol Espargaro terceiro a mais de 7 segundos, conquistando o primeiro pódio de sempre da KTM em MotoGP.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter