MotoGP 2024: as principais incidências do GP de Portimão

Francisco IsaacMarço 24, 20244min0

MotoGP 2024: as principais incidências do GP de Portimão

Francisco IsaacMarço 24, 20244min0
Jorge Martín conquistou o GP de Portimão 2024 numa corrida emocionante e que até teve Miguel Oliveira no top-10

O MotoGP voltou ao Autódromo Internacional do Algarve para a segunda ronda do campeonato mundial de motociclismo. Num fim-de-semana de muito calor por todo Portugal Continental, o calor humano elevou-se no sul do país numa onda de apoio a Miguel Oliveira nunca visto neste circuito. Segundo dados do MotoGP, houve um acréscimo de 41% na afluência às bancadas em relação a 2023.

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Quanto às incidências do Grande Prémio, na qualificação, Enea Bastianini garantiu a pole position. A completar a primeira linha da grelha ficaram Maverick Viñales e Jorge Martín, respetivamente, e Miguel Oliveira não foi além do 15º lugar.

Na corrida sprint, Bastianini não conseguiu maximizar a pole position e foi para fora dos lugares de pódio. Quem maximizou foi Maverick Viñales, que, aproveitando o erro de Martín, viu o seu caminho livre para caminhar para a vitória. Marc Márquez ficou na vice-liderança e Martín completou o pódio. Miguel Oliveira recuperou até 12º lugar, não sendo suficiente para pontuar.

Na corrida principal, Martín embalou para a liderança e nunca mais de lá saiu, conquistando a sexta vitória da sua carreira. Bastianini fechou no segundo lugar e Pedro Acosta, aos 19 anos, conquistou o seu primeiro pódio na carreira, beneficiando do problema mecânico de Maverick Viñales na última volta.

Passando para os destaques, o primeiro nome que devo mencionar é o de Pedro Acosta. O que dizer do piloto da GasGas? É, de facto, difícil encontrar o adjetivo certo que possa ser atribuído a Acosta. Sétimo na qualificação, sétimo na sprint e um absolutamente fan-tás-ti-co terceiro lugar. Depois dos títulos de Moto3, em 2021 e Moto2, 2023, Acosta parece ter todas as condições para, num espaço de três anos, poder meter o seu nome no troféu de campeão do mundo da categoria rainha. Isto, claro, se a KTM lhe der os recursos necessários. As manobras perante Marc Márquez e Pecco Bagnaia revelaram a enorme personalidade do piloto, que não se sentiu nem um pouco intimidado pelo facto dos adversários já contarem com alguns mundiais no palmarés.

Uma coisa é certa, depois de Giacomo Agostini, Kenny Roberts, Wayne Rainey, Mick Doohan, Valentino Rossi e Marc, Márquez, Pedro Acosta será um dos grandíssimos nomes na história do MotoGP.

Também o fim de semana de Maverick Viñales roçou a perfeição. Desde o segundo lugar na qualificação, passando pela vitória na sprint e do quase segundo lugar no domingo. Aliás, foi a única mota Aprilia que mostrou ser competitiva ao longo das sessões, fruto, claro, do esforço do piloto espanhol, que saiu prejudicado pela avaria na caixa de velocidades da sua RS-GP24, numa altura em que rodava na segunda posição. Ainda assim, apesar do desgosto, merece todo e quaisquer elogios pelo trabalho realizado no circuito algarvio.

Jorge Martín também teve um daqueles fins de semana quase perfeitos. O erro na sprint que lhe tirou a vitória foi completamente apagado das nossas memórias pelo “corridaço” no domingo. Para completar a cereja no topo do bolo, o piloto madrileno sai da “montanha-russa algarvia” com a liderança do campeonato – uma vantagem de 18 pontos para o vice-líder, Brad Binder -, que dá uma margem de erro que lhe permita estar mais tranquilo durante uma ou outra prova.

Por fim, uma menção honrosa ao nosso Miguel Oliveira. O português passou por dificuldades na qualificação e na sprint, chegando mesmo a dizer que a moto não virava. No entanto, umas mudanças na afinação para domingo traduziram-se em melhorias na performance. Logo no arranque, Oliveira ascendeu quatro posições e entrou logo na luta pelo top-10. Chegou a estar em nono, mas quando Bezzechi ultrapassou o português, o efeito de sucção levou-o para fora da pista, perdendo outras duas posições. No fim da corrida, com as quedas de Viñales, Bagnaia e Márquez, foi de novo promovido à nona posição.

O próximo Grande Prémio realiza-se entre 12 e 14 de abril, no Circuito das Américas, para o GP dos EUA.


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