Os Positivos e os Negativos da F1 2025

Diogo SoaresMarço 25, 20254min0

Os Positivos e os Negativos da F1 2025

Diogo SoaresMarço 25, 20254min0
Diogo Soares olha para o que aconteceu até aqui na F1 2025 com a Ferrari a entrar nos pontos negativos deste arranque de época

Dois Grandes Prémios já realizados desta F1 2025 e já é possível avaliar a prestação das equipas e pilotos nesta temporada. Daí, apresentarei os meus pontos positivos e negativos, tentando não tirar conclusões sobre aquilo que será o ano, até porque, em 2024, vimos perfeitamente que as coisas podem dar voltas de 180º de uma sessão para a outra.

Pontos positivos

McLaren

É inegável: atualmente, a McLaren tem o monoposto mais forte do campeonato. E nem era preciso escrever esta frase, as duas vitórias nas duas corridas falam por si e a forma como as conquista também. A verdade é que a equipa de Woking seguiu a forma com que acabou 2024 e, de forma brilhante, corrigiu os problemas que o carro ainda tinha – em destaque, a pouca performance na fase inicial das corridas –, apresentando um MCL39 absolutamente completo. O azar de Piastri em Melbourne não o permitiu ficar no pódio e, por isso está a dez pontos de Norris no quarto lugar do campeonato, mas a prestação em Xangai voltou a meter o piloto no trilho do campeonato mundial.

Mercedes

Que belo início de temporada que está a ter a equipa de Brackley, com grande foco para George Russell. Com dois pódios em duas corridas, o britânico está no terceiro lugar do campeonato, e, mais importante, mostrou que é um líder de equipa. Também Andrea Kimi Antonelli mostrou belos pormenores com um quarto lugar na estreia em Albert Park, numas condições de pista dificílimas, e um oitavo posto na China, numa pista em que nunca havia rodado.

Max Verstappen

O neerlandês mostrou neste início de temporada que ainda é o melhor piloto do campeonato, mostrando que consegue sempre extrair resultados acima das capacidades o carro. O quarto carro do campeonato teria, em teoria, dificuldades em lutar pelo pódio, mas o tetracampeão do mundo faz parecer fácil. Como se diz em bom português, pilotar um carro, para Max, “é mais um dia a virar frangos”

Alex Albon

Esta é já a melhor temporada de Albon ao volante da Williams e apenas passaram-se dois Grandes Prémios. Aliás, os 16 pontos já conquistados pelo tailandês correspondem a cerca de um terço dos pontos totais conquistados nas três temporadas anteriores em Grove (43). Um projeto bem desenhado requer um piloto rápido e ‘Albono’ encaminha-se para ter a melhor temporada na equipa fundada em 1977.

Lance Stroll

O piloto mais criticado da atual grelha da F1 tem mostrado serviço e é o único piloto que deu pontos à Aston Martin. Veremos se continua esta forma ao longo da temporada e se combate aquela que foi a sua principal inimiga: a inconsistência

Pontos negativos

Ferrari

A “dream team” da F1 tem passado por um enorme pesadelo, apesar de já ter vencido – na sprint de Xangai com Hamilton, apesar de contar aquilo que cada um considerar -, mas com mais baixos do que altos. Cinco pontos na Austrália, 12 na China, mas desqualificados da corrida principal em que os pontos em si eram insuficientes. Ainda assim, 20 pontos sempre seriam melhores do que zero. Acrescento ainda os erros estratégicos e os erros de cálculo – admitidos pela própria equipa num comunicado algo humilhante – que levaram às já referidas desqualificações. Ao todo, são 17 pontos em 101 possíveis, quinto lugar no campeonato para uma equipa que queria (e quer) interromper a seca de 18 anos no campeonato de pilotos e de 17 no campeonato de equipas. Terão de melhorar o carro, porque este pacote para dificultar a ida aos pódios.

Liam Lawson

Se Max Verstappen faz impossíveis com o RB21, Lawson nem os possíveis consegue fazer. 0 pontos em dois grandes prémios é francamente terrível para um piloto que por si só já não tinha a vida facilitada. Já sabemos que o carro da equipa austríaca é difícil de pilotar, mas não é o pior carro como o neozelandês faz parecer. E desta vez, a competição de Tsunoda é ainda mais feroz.

Fernando Alonso

Este é o pior início de temporada para Alonso desde 2017. Nesse ano, o espanhol também desistiu das duas primeiras corridas, mas este ano tem uma agravante. A batida na Austrália é exclusivamente responsabilidade sua, sendo ilibado pela falha de travões na cidade mais populosa da China. Não obstante disso, em qualificação tem sido incapaz de se destacar de Stroll (algo regular em 2023 e 2024). Não sabemos se Alonso está a pensar no milagre Newey em 2026, mas uma temporada destas pode pesar na utilidade do asturiano dentro da equipa.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS