O Campeão voltou!

Luís PereiraMaio 15, 20183min0

O Campeão voltou!

Luís PereiraMaio 15, 20183min0

O Campeão do Mundo, Lewis Hamilton, está de volta à sua plena forma, depois de dominar o GP de Espanha. Foi a primeira vez que se viu, em 2018, um Hamilton capaz de gerir toda a corrida a seu gosto.

Hamilton começou o seu domínio logo na qualificação, onde conseguiu a sua primeira pole desde a corrida inaugural. Hamilton largou bem da 1ª posição e nunca se viu ameaçado durante a corrida, nem sequer pelo colega de equipa, Bottas. Depois de na corrida anterior, em Baku, Hamilton ter vencido graças ao infortúnio dos outros, desta vez Hamilton fez tudo por merecer a vitória. Hamilton sente-se agora capaz de defender o título de campeão, agora que sentiu um Mercedes calibrado à sua medida.

Bottas ficou em 2º, mas bastante longe do andamento do colega de equipa. Apesar disso, sempre é melhor o 2º lugar do que ter um desgosto como na última corrida, onde teve um furo enquanto estava na liderança.

Quem se estreou nos pódios este ano foi Max Verstappen, com o 3º lugar. Verstappen tem estado bastante pressionado, por causa dos inúmeros choques que já teve esta temporada. Apesar de nesta corrida ainda ter tido um toque menor, Verstappen conseguiu ficar no último lugar do pódio, algo que o pode ajudar a esfriar a cabeça e concentrar-se no restante Campeonato.

Fora do pódio e mais afastado da liderança do Campeonato ficou Sebastian Vettel, em 4º. Vettel até arrancou bem e passou Bottas no arranque, mas nunca conseguiu ameaçar Hamilton. Além disso os Ferrari pareciam estar a desgastar mais os pneus, que obrigou Vettel a ser o único dos pilotos da frente a fazer mais do que uma paragem nas boxes, algo que o afastou da luta pelo pódio.

Daniel Ricciardo completou o top 5, atrás de Vettel. O “Campeonato dos restantes” foi ganho por Magnussen, que ficou em 6º lugar, pela Haas. Magnussen fez uma corrida bastante solitária, longe dos intocáveis da frente, mas também com ritmo bastante superior a Sainz, que ficou em 7º, pela Renault.

Em 8º ficou Alonso, no melhorado McLaren. Alonso conseguiu chegar à Q3 pela primeira vez esta temporada, mas não conseguiu melhor do que terminar onde começou, porque na primeira volta teve de se desviar de Grosjean, e perdeu muitas posições. Acabou por ser mais uma corria de recuperação a terminar nos pontos.

Perez e Leclerc fecharam o top 10, com o piloto da Sauber a destacar-se pela segunda corrida consecutiva nos pontos.

Com isto Hamilton conseguiu distanciar-se na liderança do Campeonato, com agora 17 pontos de vantagem para Vettel. Hamilton agora sente que a Mercedes consegue mesmo lutar pelo Campeonato e Hamilton voltou a mostrar que quando está nos seus dias é mesmo intocável. Já Vettel teve um grande “soco no estomago”, mas também sabe que a Ferrari não ficou do dia para a noite lenta. Foi uma corrida onde a Ferrari nunca conseguiu “ligar” os pneus, mas com os meios que a Ferrari tem ao seu dispor, não deverá ser algo que iremos ver se repetir muitas mais vezes.

A F1 regressa agora no Mónaco, no dia 27 de maio.

GRANDE PRÉMIO DE ESPANHA

(foto: f1.com)

CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS

(foto: f1.com)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS