Max Verstappen vence em casa e volta à liderança do Campeonato
Max Verstappen dominou o Grande Prémio dos Países Baixos, vencendo pela primeira vez em “casa”. Foi uma enorme festa para os muitos neerlandeses presentes nas bancadas do circuito de Zandvoort, ainda para mais, na primeira vitória de um em solo caseiro. O piloto da Red Bull, que arrancou da pole, conseguiu ter resposta para todas as estratégias que a Mercedes tinha.
A Mercedes arrancava com ambos os pilotos atrás de Verstappen, então pensou em dividir estratégias para tentar chegar à vitória. Hamilton seria o principal perseguidor, com Bottas a ir mais longo e tentar aguentar Verstappen atrás. Em teoria seria uma estratégia que até poderia funcionar, se bem executada, mas o problema era a velocidade do Red Bull e do piloto da casa.
Lewis Hamilton bem tentava manter-se perto, mas sem sucesso, então tentaram parar mais cedo, para ganhar posição em pista, já que é notoriamente difícil ultrapassar. Só que a paragem da Mercedes foi muito lenta e a da Red Bull muito rápida. Ficava a esperança depositada na capacidade de Bottas aguentar, com pneus mais gastos, enquanto Max Verstappen já circulava com pneus novos.
O holandês queria mesmo vencer em casa e a resistência do piloto finlandês da Mercedes pouco durou, com o neerlandês a passar facilmente por ele e a garantir assim o 1º lugar.
Com isto a expectativa da Mercedes ficava reservada numa nova tentativa em parar mais cedo do que a Red Bull, só que, mais uma vez, não funcionou, pois o ainda campeão do Mundo ficou atrás de Verstappen e teve até de parar novamente para pneus frescos, de modo a conseguir ganhar o ponto extra da volta mais rápida.
Com esta vitória, Max Verstappen volta à liderança do Campeonato do Mundo de pilotos e dá um grande golpe na moral da Mercedes. Hamilton sentiu que não tinha mais nada para dar e que ele e a Mercedes têm de ser mais rápidos na box e em pista se querem ser campeões.
Valteri Bottas ficou em terceiro, completando o pódio e fez o jogo de equipa que lhe foi pedido até que o finlandês fez a volta mais rápida a duas voltas do final, apesar dos pedidos para não o fazer, o que obrigou Hamilton à tal última paragem.
Em quarto ficou Pierre Gasly, numa corrida solitária e bem sólida. Charles Leclerc ficou em quinto, numa boa corrida para a Ferrari, à frente de Alonso, que foi dos poucos a conseguir ganhar lugares em pista. Sainz ficou em sétimo, na frente de Perez, que, apesar de arrancar da pit lane, conseguiu chegar aos pontos. A fechar os pontos ficaram Ocon e Norris.
A próxima corrida é já esta semana, em Monza, onde se espera mais um duelo entre Verstappen e Hamilton.
GRANDE PRÉMIO DOS PAÍSES BAIXOS
CLASSIFICATION: Confirmation of a memorable victory on home soil for @Max33Verstappen ?#DutchGP ?? #F1 pic.twitter.com/cKpXYThgob
— Formula 1 (@F1) September 5, 2021
CAMPEONATO DO MUNDO DE PILOTOS
DRIVER STANDINGS: @Max33Verstappen reclaims top spot in the championship after his win at home on Sunday ??#DutchGP ?? #F1 pic.twitter.com/aCdWJEwR2g
— Formula 1 (@F1) September 5, 2021
CAMPEONATO DO MUNDO DE CONSTRUTORES
CONSTRUCTOR STANDINGS ???@ScuderiaFerrari jump above McLaren to move into P3 after 13 races of the 2021 season ?#DutchGP ?? #F1 pic.twitter.com/q6Dd7T1Lqd
— Formula 1 (@F1) September 5, 2021