Fórmula 1 2024: o sono de Norris e Verstappen
Charles Leclerc venceu num fim-de-semana algo atípico, na definição do carro e do piloto mais rápido. Na sprint, que pouco conta para avaliações globais, a Red Bull alcançou a pole e a vitória com relativa tranquilidade. Naturalmente, também pelo ritmo demonstrado na qualificação principal (Max não conquistou a pole devido ao despiste de Russel), as apostas estavam centradas no campeão do mundo. Contudo, tudo mudou na travagem para a curva 1. Lando Norris e Max Verstappen ficaram alheios aos restantes pilotos, focados numa luta que julgavam que apenas se restringia a eles. Sainz tentou manter a posição, mas com olhos para a luta dos dois primeiros. Leclerc, por sua vez, aproveitou a luta dos líderes do campeonato e o otimismo do seu colega de equipa para assumir a 1ª posição, depois do ótimo arranque. É importante realçar que mais uma vez Lando Norris pecou no arranque e perdeu a oportunidade de vencer.
Quanto à corrida de Leclerc há muito pouco a dizer. Arrancou de forma brilhante e dominou, sem perder o rumo ou deixar em causa a vitória. Mas isso torna-se surpreendente ou pelo menos relevante por um motivo. A Ferrari foi a única equipa de topo que não trouxe qualquer evolução para o grande prémio, e após o termino da competição é possível perceber que foi a mais competitiva. O rumo tomado pelos italianos parece cada vez mais certo. Confiantes nas capacidades do carro, preocuparam-se em maximizar o seu potencial invés de procurar a chave para a vitória em evoluções pontuais. A dobradinha poderá marcar um volte face na época e, quiçá, se torne a repetir no México.
Another one ❤️
The team have done such an incredible job recently and it’s paying off, so happy we achieved a 1-2.
Thanks to everybody for the massive support too, always special to come back in the US 😘 pic.twitter.com/LSY0THI4ap— Charles Leclerc (@Charles_Leclerc) October 21, 2024
Todavia, o grande acontecimento do grande prémio foi a disputa entre Norris e Verstappen. O resultado teria sido certamente diferente se as características da pista fossem outras. Se os pilotos não tivessem tido uma abordagem diferente à curva e se a pista não tivesse a escapatória de asfalto o desfecho seria de colisão. Não estaríamos a falar de uma penalização a Norris, porque as responsabilidade seriam de Verstappen. Mas este é um cenário meramente hipotético. A penalização é mal aplicada a Norris, não só porque é Verstappen que o força a sair de pista, mas também porque o próprio neerlandês excede os limites do traçado para conservar a posição.
A big moment in the race and potentially the season 😮
Norris overtakes Verstappen but picks up a 5-second penalty for passing off track ✋#F1 #USGP pic.twitter.com/y1DFXGde0U
— Formula 1 (@F1) October 20, 2024
A classificação não mente e mostra o piloto, que dentro das várias fases da temporada, tem sido o mais completo. Esse piloto é Max Verstappen. Tem um carro que perdeu competitividade ao longo do ano e mesmo assim continua a ganhar pontos a concorrência. Impedir que Max seja novamente campeão do mundo é uma tarefa que requer ajuda divina. Nos construtores a tarefa já é mais complicada para a Red Bull. Pérez tem passado completamente ao lado da época e, por isso, os austríacos estão reféns de Max para lutar pelos construtores. A evolução da McLaren foi surpreendente e trouxe uma nova vida a esta disputa, na qual a Ferrari reentrou depois da dobradinha nos Estados Unidos da América. O interesse das restantes corridas estará inteiramente relacionado com a incerteza de quem vencerá os construtores, porque nos pilotos será uma questão de tempo até Max revalidar o título.