Taça de Portugal Skoiy – CLIP segue imparável e Galitos sua para vencer o Ferragudo

José AndradeDezembro 11, 20227min0

Taça de Portugal Skoiy – CLIP segue imparável e Galitos sua para vencer o Ferragudo

José AndradeDezembro 11, 20227min0

A Taça de Portugal Skoiy voltou a marcar o fim-de-semana, desta vez já com a presença das equipas da Liga Betclic Feminina e com o CLIP a continuar a sua excelente temporada, mas venham connosco e fiquem a saber o que se passou nesta eliminatória da Taça de Portugal Skoiy.

CPN termina sonho do Barcelos e Imortal convence em casa

Os oitavos-de-final da Taça de Portugal Skoiy prometiam marcar o fim-de-semana e uma vez mais as expetativas foram superadas com mais duelos emocionantes e com algumas surpresas. Tudo arrancou em Sintra com o Quinta dos Lombos a vencer o CBQ por 56-50 num jogo onde a equipa do CN 1ª Divisão quase surpreendeu o conjunto da Liga Betclic Feminina num jogo muito equilibrado e que deu início a estes duelos da Taça da melhor maneira. Tudo continuou e viajámos até ao Porto, onde o CLIP protagonizou a surpresa desta ronda da Taça de Portugal Skoiy ao derrotar o Olivais FC por 70-62 em mais um grande duelo que serviu para se valorizar ainda mais a temporada que a turma de Sérgio Pinto está a realizar, claramente já uma equipa de qualidade Liga Betclic Feminina e este resultado serve para que se constate o nível do CN 1ª Divisão.

Depois de um duelo muito equilibrado, fomos para o último encontro deste sábado onde nos Açores, o União Sportiva recebeu e venceu o AD Vagos por 74-55, triunfo moralizador para o conjunto insular que regressou assim às vitórias depois do desaire com o SL Benfica no jogo anterior.

No domingo, o dia começou com um duelo que tem marcado as fases das decisões das competições nacionais nos últimos tempos, com o SL Benfica a receber o GDESSA e a manter a série vitoriosa nos embates com o conjunto do Barreiro. Jogo muito equilibrado, com o GDESSA a mostrar evolução na defesa conseguindo reduzir as encarnadas a 63 pontos, além de ter criado ainda mais problemas às atuais detentoras da competição em comparação com os duelos anteriores entre estes dois conjuntos. Depois os “oitavos” levaram-nos até Albufeira, onde o Imortal recebeu e venceu o Francisco Franco por 78-68, numa partida intensa, onde as insulares entraram com tudo, mas a resposta algarvia foi rápida e inequívoca, dessa forma o Imortal conseguiu avançar na Taça de Portugal Skoiy com uma vitória que comprova a evolução deste conjunto de Ricardo Xufre.

Ainda tínhamos mais dois duelos para assistir e nem imaginávamos a emoção que ainda íamos ter pela frente. No penúltimo encontro, o Galitos foi até ao Algarve eliminar o Ferragudo vencendo por 74-67, mais um duelo onde o conjunto do CN 1ª Divisão mostrou que pertence à elite do nosso basquetebol e onde as aveirenses foram obrigadas a suar para levar a melhor num duelo com um final louco e muito emocionante. Para fechar esta ronda dos oitavos-de-final, a última paragem foi em Barcelos onde o CPN foi vencer o BC Barcelos por 68-55, mais um grande duelo com o conjunto de Ermesinde a terminar com o sonho das minhotas nesta taça depois de um jogo onde tivemos mais uma equipa do CN 1ª Divisão a mostrar a qualidade que existe na competição.

Os maiores destaques individuais dos “oitavos” da Taça de Portugal Skoiy:

– Maianca Umabano: Nível cada vez mais elevado

O nosso primeiro destaque chega do Barreiro, Maianca Umabano foi quem mais brilhou no desaire do GDESSA no Pavilhão da Luz depois de ter realizado mais uma exibição de alto nível, onde deixa bem à vista uma vez mais a sua altíssima qualidade e ainda de que vai subindo de rendimento a cada jornada que passa, mais um duelo onde Maianca foi figura de destaque pelo que fez e lutou a cada momento deste encontro. Maianca Umabano conseguiu 10 pontos, 5 ressaltos e 1 assistência, números que mesmo assim não refletem a importância e a exibição que a internacional portuguesa realizou tendo sido nuclear novamente para a elevada qualidade de jogo apresentada pelo GDESSA.

– Maria Marinho: Modo MVP em cada jogo

Mudamos para Norte de onde chega alguém que tem sido muito falado aqui e que quase todas as semanas é destaque do CN 1ª Divisão, Maria Marinho que voltou a ser estrela no triunfo do CLIP e que mostrou aquilo que tem evidenciado em cada jogo nesta temporada, que é uma das melhores jogadoras da época do basquetebol nacional e uma das estrelas maiores e em melhor forma nesta altura somando todas as competições da nossa bola laranja. Neste encontro, Maria Marinho conseguiu, 20 pontos, 7 ressaltos, 3 assistências, 3 roubos de bolas e ainda 1 desarme de lançamento.

– Monique Pereira: Mandona e dona do espaço aéreo

O nosso terceiro destaque dos “oitavos” da Taça de Portugal Skoiy, chega do Algarve, falamos de Monique Pereira que voltou a mostrar o seu muito valor neste duelo onde o Imortal eliminou o Francisco Franco, ela que tem vindo em crescendo ao longo da época e que neste duelo se destacou ao impor-se nos duelos interiores, tendo sido dona e senhora das tabelas e com isso fundamental para o triunfo algarvio nesta ronda da Taça. Monique Pereira conseguiu 12 pontos, 17 ressaltos, 3 assistências, 1 roubo de bola e ainda 1 desarme de lançamento.

– Gabriela Fernandes: A afirmação de um super talento

Rumamos a Aveiro de onde chega, Gabriela Fernandes que foi outra das maiores protagonistas desta ronda da Taça de Portugal Skoiy. A jovem promessa do nosso basquetebol que nesta temporada se estreia ao mais alto nível, tem vindo a subir de rendimento com o passar da época e nestes últimos encontros tem sido muito importante para o Galitos, tendo sido mesmo preponderante para a vitória das aveirenses neste embate com o Ferragudo. Gabriela Fernandes como habitual foi uma lutadora incansável, além de ter brilhado no ataque, voltou a deixar à vista de todos aquilo que tanto a notabiliza, a sua garra e inteligência. Gabriela Fernandes obteve, 11 pontos, 5 ressaltos, 1 assistência e ainda 1 roubo de bola entrando assim diretamente para um dos maiores destaques deste duelos dos “oitavos”.

– Inês Vales: Não para de ser destaque

O último destaque destes jogos dos oitavos-de-final da Taça de Portugal Skoiy, vem do CBQ e é mais um nome que tem estado em evidência ao longo de toda a temporada no CN 1ª Divisão falo de Inês Vales que se tem vindo a afirmar no CBQ como uma das peças mais importantes do conjunto de Sintra e mais do que isso que tem mostrado a sua muita qualidade colocando-se como uma das melhores jogadoras desta edição no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Neste encontro o CBQ quase surpreendeu o Quinta dos Lombos e muito pelo que Inês Vales voltou a fazer, mais uma ótima exibição de uma jogadora que não para de ser destaque a cada partida qua realiza. Inês Vales conseguiu 15 pontos, 5 ressaltos e 1 assistência.

Deixámos aqui tudo sobre os “oitavos” da Taça de Portugal Skoiy, mais uma ronda repleta de grandes jogos e com algumas surpresas que colocaram de forma bem visível a qualidade do CN 1ª Divisão e mais do que isso os muitos valores existentes no nosso basquetebol.

Foto: Facebook Fotos do Duarte


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS