Taça da Federação Betclic – SL Benfica volta a voar mais alto
A Taça da Federação Betclic teve o seu pináculo no Pavilhão Desportivo dos Lombos com o SL Benfica a conseguir revalidar a sua conquista depois de um grande duelo com o Imortal num fim-de-semana de absoluto luxo sobre o qual vos vamos contar hoje.
O @SLBenfica é o grande vencedor da 13.ª edição da ???̧? ???????̧?̃? ???????! ?
? @RaphaBasket foi a MVP da final!#SomosBasquetebol #TaçaBetclic #TaçaFederação pic.twitter.com/jD8mTbJvky
— Basquetebol FPB (@fpbasquetebol) January 22, 2023
– Sexta-feira: Imortal e Quinta dos Lombos conseguem surpreender
O fim-de-semana teve o seu arranque na sexta-feira, duelos divididos entre o Pavilhão Desportivo dos Lombos e o Pavilhão Fidelidade, com tudo a começar com uma surpresa. As algarvias do Imortal deram o mote para o que viria a ser um fim-de-semana de alto nível ao derrotarem o GDESSA por 61-56 num super e intenso duelo que ficou marcado pela primeira demonstração das algarvias daquilo que ainda estava por vir. Seguiu-se mais um grande jogo, com a Quinta dos Lombos a causar mais uma surpresa nesta ronda ao derrotar o União Sportiva por 72-71 numa partida pautada pelo equilíbrio e pelas muitas emoções do primeiro ao último instante com a equipa de Carcavelos a reforçar aquilo que tem sido evidente ao longo da temporada, que são um dos conjuntos sensação da época no nosso basquetebol.
Continuando pelo primeiro dia da Taça da Federação Betclic, vamos ao encontro onde o SL Benfica venceu o Galitos, as aveirenses voltaram a causar muitas dores de cabeça, mas as encarnadas conseguiram vencer e dar um passo em frente naquilo que era a busca pela revalidação do troféu conquistado na temporada passada. Para terminar a sexta-feira, o Esgueira conseguiu vencer o CAB Madeira por 57-42 dando um passo em frente na competição depois de um encontro intenso com as madeirenses, mas em que a turma de André Janicas dominou e demonstrou a sua força.
✏️ A Quinta dos Lombos e o Esgueira Aveiro TRIVGLASS seguem em prova na Taça Federação Betclic.#SomosBasquetebol #TaçaBetclic #TaçaFederaçãohttps://t.co/oOeBRbwHnf
— Basquetebol FPB (@fpbasquetebol) January 21, 2023
– Sábado: Carcavelos ao rubro com dois duelos espetaculares
Novo dia e vamos para mais dois grandes encontros que deixaram todos agarrados aos lugares, com todos a ficarem maravilhados com a qualidade destes dois duelos que serviram para definir os finalistas da Taça da Federação Betclic. No primeiro despique, o Imortal venceu o Quinta dos Lombos por 65-50, encontro entre dois dos melhores conjuntos da temporada que como esperado proporcionaram um jogo fantástico, com as algarvias a conseguirem um ascendente do segundo período em diante depois de uma entrada equilibradíssima.
No outro encontro, o SL Benfica suou muito, mas conseguiu vencer o Esgueira por 50-42 numa partida onde as águias entraram com tudo, mas as aveirenses conseguiram reagir, reentrar no jogo e deixar tudo em aberto até ao final desta partida que teve de tudo e que deixou bem à vista a qualidade com que somos brindados semanalmente no basquetebol feminino nacional. Com este triunfo, o SL Benfica conseguia voltar a marcar presença na final da Taça da Federação onde ia defrontar o Imortal, com o conjunto algarvio a tentar fazer o que até então ninguém havia conseguido internamente, vencer as campeãs nacionais.
✏️ O @SLBenfica carimbou passagem para a final da Taça Federação Betclic e vai ter a hipótese de revalidar a conquista do troféu.#SomosBasquetebol #TaçaBetclic #TaçaFederaçãohttps://t.co/S8ooU59nMC
— Basquetebol FPB (@fpbasquetebol) January 21, 2023
Final da Taça da Federação Betclic: Imortal surpreendeu, mas Benfica levantou mais um caneco
No domingo, o dia de todas as decisões onde íamos ficar a saber se o SL Benfica ia conseguir revalidar a conquista da temporada anterior ou se o Imortal iria conseguir tornar esta época ainda mais histórica. A turma de Ricardo Xufre só com a presença na final atingiu um novo marco histórico, uma vez que na sua primeira época ao mais alto nível, as algarvias além de estarem na luta pelos lugares cimeiros e o respetivo playoff conseguiram chegar logo a uma final. Olhando para o jogo, o derradeiro duelo da Taça da Federação Betclic começou com o Imortal a conseguir surpreender o SL Benfica uma vez que Ricardo Xufre para surpresa de todos apostou numa defesa zona, com o 1-3-1 a conseguir travar o poderio ofensivo das encarnadas.
A entrada de Sofia Queiroz, jogadora já aqui muito elogiada e que atravessa um excelente momento de forma, foi determinante para as algarvias conseguirem equilibrar o começo desta final. Eugénio Rodrigues parou o jogo numa fase decisiva, reajustou e daí em diante a equipa encarnada foi conseguindo se adaptar à defesa do Imortal e, dessa forma, o ataque do Benfica começou a surgir, mais espaços, adaptação e a diferença para as algarvias começou a surgir. Depois do muito equilíbrio inicial, o Benfica conseguiu começar a superiorizar-se ganhando um ascendente que não mais perderam, mesmo com o Imortal a lutar muito tentando até ao fim inverter a situação e sempre criando problemas, mas no final foram as águias que voltaram a sorrir conseguindo desta forma revalidar o triunfo na Taça da Federação Betclic dando seguimento ao domínio no basquetebol nacional com mais um troféus permanecendo ainda invictas a nível interno e ganhando ainda mais moral para as dificuldades do que ainda está por vir nesta temporada.
? @SLBenfica 60-46 @ImortalBasket
? Taça Federação Betclic (Final)
? Pavilhão Desportivo dos Lombos
⭐️ @RaphaBasket (16pts, 7res, 4ast, 1rb, 1dl)
? https://t.co/y8ZKGwUzXk#SomosBasquetebol #TaçaBetclic #TaçaFederação pic.twitter.com/aIHlag1aWH— Basquetebol FPB (@fpbasquetebol) January 22, 2023
Os maiores destaques do fim-de-semana na Taça da Federação Betclic:
– Inês Faustino: Dar continuidade ao normal de ser sempre uma das figuras
Começamos os nosso destaques pela equipa da casa para falar de Inês Faustino jogadora que tem sido semanalmente uma das melhores do basquetebol nacional. O destaque surge da vitória do Quinta dos Lombos frente ao União Sportiva onde Inês Faustino voltou a ser destaque evidenciando aquilo que tão bem conhecemos, mas que sempre nos deixa mais fascinados, o seu muitíssimo talento. Inês Faustino brilhou com 21 pontos, 4 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos naquela que foi uma das surpresas deste fim-de-semana, que serviu para se olhar ainda mais para aquilo que tem sido uma grande temporada da equipa de José Leite e ainda o porquê de Inês Fsustino estar a ser uma das estrelas do basquetebol nacional nesta época.
– Maeve Carroll: Figura em duelo difícil para o Galitos
Do jogo entre o SL Benfica e o Galitos surge Maeve Carroll que foi uma das figuras em destaque neste fim-de-semana pelo que fez no encontro com as campeãs nacionais. Foi muito pelo que fez a jogadora que chegou esta temporada a Aveiro que o conjunto de André Silva conseguiu criar problemas à turmade Eugénio Rodrigues. O Galitos não conseguiu vencer, mas lutou até ao fim e muito devido a Maeve Carroll que desde que chegou tem sido um dos elementos em evidência no Galitos. Maeve Carroll esteve em destaque com 12 pontos, 6 ressaltos, 1 assistência e 6 roubos de bola contabilizando assim mais uma exibição de grande nível nesta temporada.
A Joana Soeiro deixou uma mensagem a todos os que acompanharam a Taça Federação Betclic!
Muitos parabéns pela conquista. ??? pic.twitter.com/iosaQ6hdp3
— Betclic Portugal ??? (@BetclicPortugal) January 22, 2023
– Joana Ramos: Continuar como sempre a só saber jogar muito bem
Continuamos nos destaques deste fim-de-semana na Taça da Federação Betclic, indo até ao Algarve para falar de Joana Ramos que como habitualmente esteve em evidência. No duelo em questão, o imortal venceu o Quinta dos Lombos garantindo presença na final e Joana Ramos tal como no duelo de sexta-feira foi figura de proa brilhando uma vez mais e mostrando tal como algumas das suas colegas o porquê da enorme temporada do conjunto de Ricardo Xufre e ainda o porquê de Joana Ramos ser uma das melhores jogadoras da sua posição. Joana Ramos conseguiu 17 pontos, 2 assistências, 1 roubo de bola e 1 desarme de lançamento evidenciando como sempre a sua qualidade e a sua incapacidade de jogar mal.
? A final da Taça Federação Betclic ofereceu-nos momentos de espetáculo. Apresentamos alguns deles, num @SLBenfica vs. Imortal Tcars que coroou as "águias" como vencedoras da competição!#SomosBasquetebol #TaçaBetclic #TaçaFederação pic.twitter.com/S3USlR01aQ
— Basquetebol FPB (@fpbasquetebol) January 22, 2023
– Gabriela Raimundo: Brilha, brilha não sabendo jogar mal
Continuamos em jogadoras que não sabem jogar para falar de Gabriela Raimundo que também ela como é habitual esteve em evidência, neste caso pelo que fez no encontro onde o Esgueira saiu derrotado com o SL Benfica nas meias-finais da Taça da Federação. Gabriela Raimundo havia brilhado no encontro anterior e neste jogo mesmo com o Esgueira a não conseguir vencer, a craque portuguesa mostrou o porquê de ser uma das melhores do nosso basquetebol. Neste duelo, Gabriela Raimundo brilhou com 11 pontos, 8 ressaltos, 1 assistência, 1 roubo de bola e 1 desarme de lançamento.
– Joana Soeiro: Saber e fazer jogar como muito poucas
Terminamos os nossos destaques desta edição da Taça da Federação com Joana Soeiro que foi protagonista no duelo da final. O SL Benfica venceu depois de passar mal no jogo da final e muito do que conseguiu fazer passou por Joana Soeiro, mais do que os pontos marcados foi tudo o que fez. Joana Soeiro, lutou, defendeu, mostrou o seu elevadíssimo nível e mais do que isso guiou a sua equipa para mais um jogo categórico e consequentemente mais um triunfo. Classe e mais classe de Joana Soeiro que esteve em destaque na final com 6 pontos, 4 ressaltos, 6 assistências e 1 roubo de bola.
? Dia de emoções fortes e de muito espetáculo na final da 13.ª ???̧? ???????̧?̃? ???????! ?#SomosBasquetebol #TaçaBetclic #TaçaFederação pic.twitter.com/1R6pCBhHXB
— Basquetebol FPB (@fpbasquetebol) January 23, 2023
O SL Benfica voltou a conquistar a Taça da Federação Betclic, mais uma vez as águias voltaram a sorrir e todos nós voltamos a ser brindados com uma ronda de duelos fantásticos que abrem ainda mais o apetite para o que resta da temporada.