CN 2ª Divisão – Começa o novo ano e aumenta o equilíbrio

José AndradeJaneiro 15, 20238min0

CN 2ª Divisão – Começa o novo ano e aumenta o equilíbrio

José AndradeJaneiro 15, 20238min0

O CN 2ª Divisão iniciou 2023 com um fim-de-semana repleto de jogos e de duelos emocionantes que comprovam o aumento do equilíbrio em toda a competição, por esse motivo vem connosco e fica a saber o que se passou neste último fim-de-semana.

Montijo vence em Paço de Arcos e Académica triunfa frente ao Pombal

O arranque deste fim-de-semana foi dado na sexta-feira dia 6 no Pavilhão Gimnodesportivo de Monsul com o SC Maria da Fonte a triunfar na receção ao GDAS por 66-39 na 9ª jornada do Grupo A da Zona Norte e com isso o conjunto da Póvoa do Lanhoso regressou às vitórias 6 jogos depois. Ainda neste dia tivemos um dérbi lisboeta com o Algés a ir ao Pavilhão Domingos Fernandes – CNN derrotar o CN Natação por 73-36 num duelo d 7ª jornada do Grupo A da Zona Sul.

No dia seguinte, o Física Torres Vedras deu inicio ao sábado de muitos jogos com um triunfo na receção ao CN Abrantes por 78-57 numa partida correspondente à 10ª jornada do Grupo B da Zona Sul, uma partida equilibrada com a turma ribatejana a vender cara esta derrota num duelo onde Bruna Oliveira brilhou, mas onde a equipa da casa conseguiu superiorizar-se na luta das tabelas. A ronda de jogos ia prosseguindo levando-nos em seguida para o Pavilhão Jesus Correia para um dos melhores duelos deste fim-de-semana e onde o MBA venceu o Paço de Arcos por 64-63 num duelo emotivo do primeiro ao último instante a contar para a 7ª jornada do Grupo C da Zona Sul.

De seguida, mudamos para Norte onde o UAA Aroso venceu na casa do ENESSE por 99-25 numa partida da 10ª jornada do Grupo C, depois voltámos a Sul onde o Unidos Tortosendo recebeu e derrotou o Lobos da Malveira por 79-44 num duelo da 7ª jornada do Grupo A e ainda o GD Gafanha que foi até Condeixa-a-Nova vencer o BCX por 52-46 num duelo pautado pela intensidade e pelo basquetebol de alto nível a contar para a 10ª ronda do Grupo D. Para encerrar este sábado ficámos pelo Norte com três duelos, onde o NCR Valongo foi até ao Pavilhão Municipal do Campo vencer o Campo Sobrado por 63-46 num duelo da 10ª jornada do Grupo B, de seguida ainda nesta mesma jornada o GD Bolacesto que recebeu e venceu a Ovarense por 69-55 registando agora três triunfos consecutivos estando assim na melhor fase da temporada. Por fim e para encerrar este sábado, ainda na jornada 10, o Juventude Pacense foi até Lousada derrotar o LAC por 55-48 num duelo equilibradíssimo para o Grupo B.

Mudamos de dia e começámos o domingo com três duelos na Zona Sul, logo para arrancar em grande o GDESSA sub22 venceu o dérbi com o Basket Almada Clube por 73-66 num encontro marcado pelas defesas e com isto a turma do Barreiro ficou em igualdade pontual com o SC Farense no topo da tabela do Grupo C. Em seguida, o Odivelas Basket derrotou o ABA por 75-63, duelo emotivo na 7ª jornada do grupo A numa primeira-parte equilibrada, mas favorável à equipa da casa e numa segunda onde o conjunto albicastrense conseguiu animar e dividir forças levando a dois períodos disputadíssimos e muito emotivos.

Ainda a Sul, mas num duelo da 10ª jornada do Grupo B, o GDEMAM foi até Rio Maior vencer a equipa da casa por 96-39 partida onde as ribatejanas deram luta, mas o poderio da turma de Sintra ditou toda a diferença. A ronda de duelos neste CN 2ª Divisão deste fim-de-semana prosseguiu e levou-nos a Norte, onde em casa o GDB Leça derrotou o BC Gaia por 103-27 num jogo da 10ª jornada do Grupo C, a turma de Tiago Magalhães é incansável e merece todos os destaques pelo que lutam e dão em todos os duelos mesmo que os resultados sejam mais pesados.

Continuando pelo Norte, paramos em Coimbra onde a Académica recebeu e venceu o NDA Pombal por 49-29 num jogo da 10ª ronda do Grupo D, seguindo-se o CPN sub22 que deu seguimento ao bom momento vencendo na visita ao terreno do Club5Basket por 58-36 num duelo a contar para a 10ª jornada do Grupo B, ainda na mesma jornada, mas para o Grupo A tivemos o BC Limiense a vencer na deslocação ao Pavilhão Escola André Soares o GDAS por 75-39 e ainda o CB Viana que recebeu e derrotou o SC Maria Fonte por 63-57, duelo muito disputado, onde a equipa visitante deu tudo, mas o cansaço do duelo anterior surgiu.

Para encerrar este fim-de-semana, voltámos a Sul onde o SC Farense derrotou o Seixal em Faro por 71-64 numa partida para a 7ª jornada do Grupo C onde foi a turma visitante a entrar melhor, mas uma segunda-parte dominante e avassaladora do conjunto de Daniela Lima ditou a diferença e deixou bem claro o porquê de estarem a ser uma das equipas mais fortes do nosso basquetebol nesta temporada. No penúltimo jogo, voltámos a Norte para um duelo a contar para o Grupo A onde o CD Póvoa triunfou na receção ao FC Vizela por 67-34 conseguindo com esta vitória na 10ª jornada o seu quarto triunfo seguido registando a melhor fase nesta altura da temporada. Por fim, duelo no Pavilhão António Feliciano Bastos onde o Belenenses saiu vitorioso na visita ao terreno do PNB Loures por 72-47 numa partida da 10ª jornada do Grupo B que encerrou da melhor maneira este fim-de-semana no CN 2ª Divisão.

Destaques individuais deste fim-de-semana no CN 2ª Divisão:

– Sofia Meireles: Prestação de luxo em Odivelas

A turma albicastrense não conseguiu vencer no terreno do Odivelas Basket, mas a exibição de Sofia Meireles saltou à vista de todos, a jogadora do ABA conseguiu liderar a sua equipa e ser fundamental para um dos melhores encontros realizados por esta equipa brilhando na luta das tabelas e fazendo a diferença no ataque. Sofia Meireles conseguiu 23 pontos, 10 ressaltos, 2 assistências e 6 roubos de bola que assim fizeram de Sofia Meireles uma das craques deste fim-de-semana no CN 2ª Divisão.

– Vitória Dias: Tal como a equipa segue cada vez mais a um nível elevadíssimo

O segundo destaque chega de Ermesinde, falamos de Vitória Dias que tem sido um dos destaques do CN 2ª Divisão. A jogadora que chegou do Limiense e que é uma das maiores promessas do nosso basquetebol, tem vindo a subir muito ao longo da temporada e num dos conjuntos que melhor tem jogado no nosso basquetebol, Vitória Dias tem sido uma das atletas mais preponderantes. Neste duelo com o Club5Basket, Vitória Dias conseguiu 18 pontos, 16 ressaltos, 3 assistências, 3 roubos de bola e 1 desarme de lançamento voltando a realizar uma exibição ao nível do que tem sido esta temporada no CN 2ª Divisão, MVP.

– Beatriz Lima: Mira afinadíssima que fez diferenças

No terceiro destaque, viajamos para Faro de onde chega Beatriz Lima que foi muito importante no triunfo do SC Farense frente ao Seixal ao fazer a diferença na linha de três pontos. Num duelo equilibrado e onde a turma de Faro foi obrigada a ir atrás do prejuízo, a mira afinada de Beatriz Lima fez toda a diferença para que este triunfo surgisse. Beatriz Lima registou 13 pontos, 1 ressalto e 1 assistência.

– Joana Ramos: Brilho povoense em cada vez maior destaque

Do triunfo do CD Póvoa frente ao FC Vizela chega o quarto destaque deste fim-de-semana no CN 2ª Divisão, falamos de Joana Ramos que voltou a mostrar o porquê de ser uma das melhores desta competição. A jogadora que já é uma referência do CD Póvoa tem estado em grande nesta temporada em cada jogo realizado sendo uma das atletas fulcrais na equipa sempre que joga. Neste duelo conseguiu 14 pontos, 2 ressaltos, 4 assistências e 5 roubos de bola.

– Bruna Oliveira: Dominante e sempre em grande evidência

O último destaque chega do ribatejo, falamos de Bruna Oliveira que voltou a brilhar uma vez mais sendo dominante no jogo interior e uma das protagonistas do encontro em Torres Vedras e do próprio fim-de-semana no CN 2ª Divisão. A turma de Abrantes é incansável, um grupo lutador e com qualidade que neste encontro deixou claro a evolução que tem existido nesta temporada e com Bruna Oliveira a ser sempre um dos expoentes máximos disso mesmo, uma atleta de valor e com capacidade para ser a referência interior em outros voos. Bruna Oliveira registou 11 pontos, 15 ressaltos, 2 roubos de bola e 1 desarme de lançamento.

Ficou aqui o resumo do fim-de-semana no CN 2ª Divisão, mais uma ronda com muitos destaques e onde ficou claro que a competição está cada vez mais equilibrada e repleta de grandes jogos.

Foto: CD Póvoa Basquetebol


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS