CN 1ª Divisão – Fim de invencibilidades e ainda mais emoção

José AndradeJaneiro 19, 20238min0

CN 1ª Divisão – Fim de invencibilidades e ainda mais emoção

José AndradeJaneiro 19, 20238min0
O CN 1ª Divisão segue cada vez mais ao rubro e José Andrade regressa para nos colocar a par de tudo o que aconteceu nesta nova ronda

O CN 1ª Divisão voltou a ter mais uma ronda repleta de jogos equilibrados e marcados pelo quão bem as equipas jogam, em mais um fim-de-semana recheado de surpresas e o aumentar da disputa pelos lugares cimeiros, por tudo isso vem connosco e fica a saber o que se passou no CN1.

As mais “valorizadas” do fim-de-semana

Começamos por olhar para aquelas que mais se destacaram nesta ronda no CN 1ª Divisão, com um nome que se volta a repetir, falo de Rebecca Taylor do Basquete Barcelos que uma vez mais voltou a mostrar o porquê de estar a ser uma das melhores da temporada no basquetebol nacional conseguindo no triunfo frente à Sanjoanense 31 pontos, 32 ressaltos, 2 assistências e 1 roubo de bola. Depois do triunfo do Quinta dos Lombos sub-22 saiu Nahomis Hardy ela que tem sido um dos destaques na Liga Betclic Feminina e que neste duelo com a SIMECQ mostrou o porquê, conseguindo 18 pontos, 20 ressaltos, 4 assistências e 1 roubo de bola.

Dos Açores surge mais um destaque recorrente desta temporada, Rakia Lane que se tem evidenciado ao serviço do Fayal SC e que na vitória com o CS Marítimo obteve 40 pontos, 10 ressaltos, 3 assistências e 1 roubo de bola. Do CBQ surge de novo em grande Constança Almeida, ela que tem sido uma das maiores protagonistas da época e que na vitória com o Carnide conseguiu 14 pontos, 15 ressaltos, 7 assistências, 1 roubo de bola e 1 desarme de lançamento. Por fim, Catarina Mateus é mais uma das candidatas a MVP da temporada que no super duelo com o CLIP que o Coimbrões venceu brilhou com 21 pontos, 15 ressaltos, 1 assistência e 2 roubos de bola.

GDRAR “rouba” invencibilidade ao Ferragudo e Coimbrões vence CLIP

Mudando agora para falar de tudo o que aconteceu neste fim-de-semana, começamos pelo dérbi lisboeta que deu o mote para esta ronda no CN 1ª Divisão com o CBQ a vencer o Carnide por 57-45 num duelo onde a equipa visitante contou com algumas ausências, mas esse facto não impediu que o conjunto de Daniel Costa entrasse melhor. Depois a qualidade e as soluções do CBQ acabaram por fazer a diferença principalmente na parte final do encontro a contar para a 10ª jornada da Zona Sul.

No duelo seguinte e na Zona Sul, o Fayal SC venceu o CS Marítimo por 84-45 na Horta num duelo insular, depois regressando ao continente e mudando para Norte, o conjunto de Barcelos venceu a AD Sanjoanense por 82-57 retornando assim aos triunfos depois do desaire com o Coimbrões na ronda anterior neste duelo da 13ª jornada marcado pela superioridade minhota mesmo com a turma visitante a dar uma bela replica lutando muito como habitual. Para fechar o sábado, regressamos às ilhas, mais concretamente a Angra do Heroísmo para o triunfo Boa Viagem na receção Juvemaia por 79-60 num duelo a contar para a 13ª jornada da Zona Sul e que ficou marcado pelo muito equilíbrio inicial, depois o conjunto da casa conseguiu uma ligeira vantagem através da superioridade no garrafão.

No domingo, tudo começou em terras algarvias para um dos duelos mais aguardados deste fim-de-semana, a equipa da casa ainda não tinha perdido e as alentejanas queriam continuar a surpreender e depois de um super duelo, o GDRAR conseguiu mesmo “roubar” a invencibilidade ao Ferragudo triunfando por 68-65 num encontro em que foi sempre taco a taco, com três períodos a terminarem com tudo empatado e com um final de loucos onde a equipa alentejana acabou por sair mais feliz.

Um jogo fantástico e que foi um dos melhores desta temporada e onde o GDRAR voltou a mostrar a sua força. Depois o dia fez-nos regressar a Norte, onde o SC Braga foi a Guifões vencer por 55-50 a equipa da casa. Neste encontro para a 13ª jornada, a primeira parte ditou uma diferença de um ponto para as minhotas, depois o conjunto de Braga entrou ainda melhor à vinda dos balneários e a equipa da casa terminou por cima, domínio do Guifões na parte final com mais uma demonstração da qualidade desta equipa, mais um duelo emocionante até aos últimos instantes e onde as minhotas saíram sorridentes.

Ainda tivemos mais dois duelos neste domingo, o penúltimo encontro desta ronda no CN 1ª Divisão trouxe-nos mais um dérbi de Lisboa com o Quinta dos Lombos sub-22 a vencer na visita ao terreno da SIMECQ por 75-50 num encontro a contar para a 10ª jornada e onde Nahomis Hardy mostrou o porquê de estar a ser uma das revelações da temporada no basquetebol nacional. Por fim o SC Coimbrões venceu por 63-58 na visita ao CLIP, jogo a contar para a 13ª jornada e que ficou marcado uma vez mais pelo equilíbrio, com a qualidade de jogo de ambos os conjuntos a pintar um desafio apaixonante.

Os maiores destaques individuais desta ronda no CN 1ª Divisão:

– Letícia Fonseca: O continuar da super época

O nosso primeiro destaque chega do CLIP, falamos de Letícia Fonseca, atleta que já foi aqui por diversas vezes destacada e não é por menos, uma vez que demonstra semana após semana o porquê de ser uma referência e  uma das melhores na sua posição. O CLIP não conseguiu vencer o Coimbrões, mas Letícia Fonseca voltou a espalhar a sua muita classe pelo campo conseguindo 21 pontos, 9 ressaltos, 1 roubo de bola e 1 desarme de lançamento.

– Laura Rodrigues: Voltar a mostrar o seu valor

Mudamos para a Madeira para falar de Laura Rodrigues, jogadora do CS Marítimo que se colocou em evidência no desaire insular frente ao Fayal SC. A jogadora nascida em 2003 voltou a mostrar o seu valor, a temporada não tem sido fácil para o conjunto madeirense, mas Laura Rodrigues vai aproveitando para se mostrar tendo neste duelo conseguido a sua melhor exibição na temporada deixando uma amostra do que pode ser uma segunda metade da temporada. Laura Rodrigues conseguiu 10 pontos e 5 ressaltos, demonstrando que é um nome para seguir ainda mais.

– Sofia Meira: A muita classe que voltou a guiar o GDRAR

No terceiro destaque vamos ao Alentejo, desta feita para falar de Sofia Meira jogadora que voltou a ser determinante no triunfo GDRAR com o Ferragudo. A base já foi destacada aqui, é uma jogadora em alta, uma das peças nucleares do conjunto de Évora e que brilha pelo seu QI basquetebolístico e pelo que faz a sua equipa jogar, além do seu valor. A base guia este GDRAR e eleva cada uma das suas colegas tal como se viu neste encontro no algarve. Sofia Meira brilhou com 9 pontos, 3 ressaltos, 4 assistências e 2 roubos de bola.

– Bárbara Miranda: Não para de jogar bem

Viajamos até Braga para o nosso quarto destaque, para falar de Barbara Miranda ela que foi um dos reforços desta temporada do SC Braga e que tem deixado evidente o porquê desta aposta sendo sempre uma das melhores do conjunto minhoto. Bárbara Miranda já é um valor seguro do nosso basquetebol, muitas temporadas a mostrar o seu valor, mas nesta época assumiu um estatuto de líder e de uma das atletas mais regulares do SC Braga e mesmo uma das mais regulares da competição. Bárbara Miranda esteve em evidência no triunfo em Guifões conseguindo 17 pontos, 4 ressaltos, 4 assistências e 4 roubos de bola.

-Inês Cunha: Protagonista cada vez maior no CN 1ª Divisão

Por fim chegamos a Lisboa, mais concretamente à Cruz Quebrada para falar de Inês Cunha ela que já aqui foi destacada. A atleta está a ser a grande estrela da SIMECQ nesta época e uma das jogadoras a brilhar mais no CN 1ª Divisão. No dérbi com o Quinta dos Lombos sub-22, a equipa de Inês Cunha não conseguiu vencer, mas a principal figura da SIMECQ voltou a realizar mais uma exibição em modo MVP, algo que é claramente uma das maiores candidatas pelo desempenho que vai realizando semana após semana. Neste último encontro, Inês Cunha brilhou com 24 pontos, 5 ressaltos, 1 assistência e 1 roubo de bola.

Mais uma ronda de luxo no CN 1ª Divisão com muitas intervenientes em destaque e com cada conjunto a mostrar o porquê de não se poder perder nada desta competição a cada semana.

Foto: Facebook AD Sanjoanense basquetebol


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS