“As ‘nossas’ lá fora “ – Apresentação das novas “casas” na Europa pt2
Um verão marcado por muitas jogadoras a rumar a vários pontos da Europa e hoje vamos falar de cada uma delas apresentado em que ligas é que vamos contar com o brilho de atletas portuguesas nesta parte 2
Raquel Laneiro – Na Islândia para conquistar a Europa
Começamos a nossa segunda parte da lista de “As ‘nossas’ lá fora” por Raquel Laneiro, a base portuguesa que começou em Algueirão, brilhou cedo no GDEMAM e depois seguiu-se o CBQ e União Sportiva. Depois de ser grande destaque em Portugal na nossa Liga afirmando-se como uma das figuras do nosso basquetebol, este verão teve a sua primeira oportunidade “lá fora” rumando ao UMFN da Islândia. Nesta nova etapa da sua carreira, Raquel Laneiro também já se estreou oficialmente conquistando a supertaça com uma exibição de luxo que já deixou à vista aquilo que vai ser a temporada na Islândia conseguindo 29 pontos, 7 ressaltos, 6 assistências e 2 roubos de bola.
Raquel Laneiro (@RaquelLaneiro) no primeiro jogo oficial pelo Njarðvík, que terminou com a conquista da Supertaça da Islândia:
• 29 pontos (10/17 FG, 5/9 3P, 4/5 FT)
• 7 ressaltos
• 6 assistências
• 2 roubos de bola? @UMFNOfficial pic.twitter.com/BXhzugrLOx
— Ricardo Brito Reis (@rbritoreis) September 19, 2022
Leonor Serralheiro – Primeira aventura longe de casa
Depois de uma vida ligada ao GDESSA, a base lusitana rumou pela primeira vez a um desafio fora do nosso país para integrar o Magec equipa de Las Palmas que entra nesta nova temporada com ambições à subida e que aposta claramente em Leonor Serralheiro como uma das peças fundamentais para conseguirem vencer e estar no topo da LF2. Leonor Serralheiro vai poder mostrar-se como uma das melhores bases nacionais e com toda a certeza ser uma figura em Espanha.
Carolina Bernardeco – Chegar para ser estrela
Continuamos nesta nossa lista de “As ‘nossas’ lá fora” para falarmos de uma das estrelas da Liga Betclic Feminina que saiu neste verão, Carolina Bernardeco que rumou ao Arxil da LF2 em Espanha. A atleta que deu os primeiros passos em Algueirão sendo estrela ainda muito jovem no GDEMAM, passando ainda pelo GDESSA. Fora do nosso país esteve nos Estados Unidos nas Lady Monarchs e regressou em 2020 a Portugal para ser líder, estrela e peça chave no CAB Madeira de onde sai para Espanha onde com toda a certeza vai ser a figura maior da equipa tal como se tem visto já nestes duelos de preparação.
Carolina Bernardeco já brilha no Arxil! Venceram mais um jogo, hoje por 54 – 47
?️ Instagram cbarxil pic.twitter.com/hxL8N1of8M
— Jose Andrade (@JoseAndrade5818) September 14, 2022
Lavínia da Silva – Continuar na Islândia para voltar a vencer
Nesta atletas de “As ‘nossas’ lá fora” voltamos à Islândia para falarmos de Lavínia da Silva atleta experiente que vai “acolher” Raquel Laneiro no UMFN. A poste que é uma das peças da nossa seleção e que em Portugal passou por, Boa Viagem, Algés, CAB Madeira e Francisco Franco, tendo fora do nosso país passado por Brixton Topcats no Reino Unido, Pallacanestro, Cagliari e La Spezia em Itália, London Lions e Savenoaks Suns na Liga Britânica antes de rumar à Islândia onde foi figura das campeãs. Lavínia da Silva vai assim continuar onde foi muito feliz.
Marcy Gonçalves – Nova etapa em Espanha
Regresso a Espanha nesta lista de “As ‘nossas” lá fora” para falarmos de Marcy Gonçalves que em Portugal passou por, CAB Madeira, Olivais FC, Quinta dos Lombos, regresso ao CAB e ao Olivais antes de rumar a Espanha onde representou o Aviles e Ardoi regressando para ajudar ainda o Imortal, tendo depois saído para Itália onde esteve no Civitanova regressando ao Ardoi na segunda metade da temporada passada. Na novca época vai continuar em Espanha agora ao serviço do muito ambicioso Cordoba que está com os olhos postos no topo da LF Challenge.
Artémis Afonso – Liderança no Castelló
De seguida vamos falar de Artémis Afonso que iniciou o seu percurso no GD Gafanha, passando ainda pelo Esgueira, Vagos, Olivais FC, Quinta dos Lombos, Algés, Carnide, regresso ao Olivais. Depois seguiu-se a primeira aventura na Europa onde esteve no Aviles tendo regressado ainda na segunda metade da época para ajudar o Imortal e regressou a Espanha para ajudar o Castelló equipa com a qual renova indo assim ser a líder e uma das peças mais importantes por mais uma temporada na Europa.
??Liga @fbcv_es ??
Victoria de nuestras chicas en un intenso partido que nos clasifica para disputar la final??!!!@Fustecma @NBF_Castello 68@basquetpaterna 55
ENHORABUENA CHICAS ???@FundAlbinegra @CD_Castellon #AMUNTNOU #PPO ? pic.twitter.com/SvLyiEh1pZ
— N.B.F. Castelló (@NBF_Castello) September 14, 2022
Mariana Silva – Canoe para “explodir” fora de Portugal
Continuamos a lista de “As ‘nossas’ lá fora com mais uma das estrelas do basquetebol luso que ruma pela primeira vez a um campeonato europeu. Mariana Silva começou no Rio Maior Basket, passou pelo Torres Novas, Olivais FC antes de ser uma das jogadoras referência no SL Benfica. Figura da seleção e depois de ser estrela na Liga Betclic muda-se para o Real Canoe que aposta claramente na portuguesa como uma das peças de ataque ao cimo da tabela na LF Challenge.
Emilía Ferreira – Áustria para partir tudo
Mudamos para Emilia Ferreira jogadora que volta a sair para a Europa, ela que começou no GDESSA clube de onde saiu para o Real Canoe na altura para aquela que foi a sua primeira experiência fora de Portugal tendo regressado depois para representar o União Sportiva de onde saí para o UBI Graz da Áustria. Oportunidade para Emília Ferreira voltar a ser uma das peças mais influentes e importantes na equipa.
Joana Ferreira – Continuar em Espanha a espalhar magia
Nesta lista de “As ‘nossas’ lá fora, Joana Ferreira é a que leva mais anos fora do nosso país. A base começou Académico FC tendo passado ainda pelo Lousada e Boa Viagem antes de se aventurar fora de Portugal no Tenerife de Espanha seguindo-se o Nottingham Wildcats da Grã-Bretanha tendo regressado a Espanha para jogar ao serviço do Aviles e do Magec. Voltou a Portugal para ajudar o União Sportiva em 2019-2020 tendo logo de seguida voltado a Espanha onde passou por, Maristas, Castelló e nesta nova época vai estar em Alméria para ser uma das lideres e das estrelas num conjunto com ambições elevadas na LF 2.
Carolina Marques – Em Worcester para voltar a ser a estrela maior
Vamos até à Grã-Bretanha para falar da base Carolina Marques que passou e esteve muito tempo no Olivais FC e que lá fora se tem destacado no basquetebol britânico onde tem evoluído e mostrado cada vez mais de si. Depois ser destaque nas Worcester Ladies, a portuguesa rumou para as Gloucester Queens e recentemente foi anunciada como reforço das Worcester para a nova temporada regressando assim onde foi protagonista e uma grande figura.
Margarida Junqueira – Primeira aventura para ser figura
Terminamos com Margarida Junqueira mais uma das “nossas” atletas que rumou à Europa pela primeira vez, ela que se iniciou no Seixal FC, passou ainda pelo Basket Almada Clube antes de regressar ao Seixal de onde saiu para Algés seguindo-se a SIMECQ com meia temporada no GDESSA na última época antes do regresso à Cruz Quebrada. Nesta nova temporada vai ter pela primeira vez um desafio fora do nosso pais para vestir a camisola do Moguer.
?️OFICIAL || BEM-VINDA‼️
Margarida Junqueira, viene para irrumpir con fuerza en la Liga Española, y lo hace de la mano del Club Baloncesto Ciudad de Moguer.
La jugadora viene a sumar y dar un salto de calidad al equipo moguereño.
? Aceptamos el reto ? pic.twitter.com/AExBCr4Yob
— CB Ciudad de Moguer (@CBCMoguer) August 12, 2022
Deixámos aqui a lista de “As ‘nossas’ lá fora, num verão onde foram muitas as estrelas portuguesas a rumar a campeonatos europeus e por isso já com algumas a brilhar deixamos aqui a lista para que se acompanhe as temporadas de todas elas.