“As ‘nossas’ lá fora “ – Apresentação das novas “casas” na Europa pt1

José AndradeSetembro 22, 20227min0

“As ‘nossas’ lá fora “ – Apresentação das novas “casas” na Europa pt1

José AndradeSetembro 22, 20227min0
"As 'nossas' lá fora" estão em cada vez maior número e José Andrade vem contar-nos tudo sobre algumas das portuguesas a jogar na Europa

Um verão marcado por muitas jogadoras a rumar a vários pontos da Europa e hoje vamos falar de cada uma delas apresentado em que ligas é que vamos contar com o brilho de atletas portuguesas nesta parte 1 d’”As nossas lá fora”.

Inês Viana – Magia para encantar os Bielorussos

Começamos a lista de “As ‘nossas’ lá fora” pela base Inês Viana que foi a primeira jogadora desta rol de atletas a entrar oficialmente na temporada. Formada na AD Sanjoanense onde cedo mostrou ser uma atleta diferenciada, passou pelo Quinta dos Lombos, SL Benfica, CAB Madeira e Olivais FC antes de rumar ao estrangeiro onde passou pelo Friburgo da Suíça, O Namur da Bélgica e nesta temporada vão ser os bielorussos a ter a honra de poder desfrutar da magia de Inês Viana que na estreia da Liga conseguiu 18 pontos, 2 ressaltos, 9 assistências e 2 roubos de bola.

Laura dos Santos – França com origem lusa

Em França temos Laura dos Santos, uma das atletas nesta lista de “As ‘nossas’ lá fora com menos ligações a Portugal, ela é luso-descendente começou por jogar futebol e mudou-se para o basquetebol onde já representou o Roche Vendée onde se deu a conhecer e onde apareceu a um bom plano levando a que fosse chamada aos trabalhos da seleção sub-18 e nesta temporada mudou-se para o Stade Francais Basket que já iniciou a temporada na NF1 com um desaire, mas com a Laura já em bom plano.

Marta Vargas – Regresso à Europa com sotaque alemão

Depois dos anos nos Estados Unidos da América onde se evidenciou em Rhode Island, Marta Vargas regressou à Europa para ser uma presença nesta lista de “As ‘nossas’ lá fora” rumando à Alemanha. Jogadora formada no SL Benfica e que nesta nova aventura assinou pelo Marburg da Liga Alemã um novo desafio que já começou com boas exibições da portuguesa nos jogos de preparação para a nova temporada, mostrando que vamos ter muitos momentos de Marta Vargas para falar ao longo da época.

Sofia da Silva – Novo desafio em Espanha

A internacional portuguesa, Sofia da Silva vai conhecer nesta próxima uma nova “casa” em Espanha. A jogadora que é referência na seleção nacional e que passou pela Académica de Coimbra, Olivais FC, Algés e CAB Madeira no nosso país, enquanto “lá fora” jogou em Tallahassee, depois na Europa passou pelo Cadi Le Seu, Zamarat e Girona de Espanha, depois Galatasaray da Turquia, regresso a Espanha para o Logrono, seguindo-se o Namur e depois o regresso a Espanha onde passou por Estudiantes Madrid, Lugo e nesta nova temporada vai estar ao serviço do Gernika. A experiente jogadora tem aqui uma casa nova onde já se estreou na pré-temporada e onde ficamos já com certezas de que vamos Sofia da Silva vai ser uma das figuras da temporada.

Laura Ferreira – Na Alemanha para ser estrela da Liga

Laura Ferreira vai ter a sua segunda experiência em campeonatos europeus, a jogadora que começou na ESA e que passou ainda pelo GDESSA antes de rumar aos Estados Unidos da América onde esteve em South Florida, depois esteve em Espanha no Al-Qazares e no Zamarat antes de regressar a Portugal onde foi estrela no SL Benfica. A internacional portuguesa juntou-se a esta lista de “As ‘nossas’ lá fora” rumando à Alemanha onde assinou pelo Saarlouis Royals, equipa onde já joga na preparação para a temporada que está prestes a começar e já ficou bem presente de que vamos ter Laura Ferreira a ser uma das jogadoras chaves no conjunto germânico.

Maria Kostourokova – Nova casa espanhola para brilhar ainda mais

A poste lusa que começou na SIMECQ passando ainda pelo Quinta dos Lombos antes de rumar a WSU nos Estados Unidos da América, seguindo-se o regresso à Europa para representar o Celje na Eslovénia antes de rumar a Espanha onde já brilhou em Tenerife, no Zaragoza e nesta temporada vai estar no Cadi Le Seu onde também já começou a ter os primeiros duelos de preparação para a nova época também ela mostrando já que vai ser preponderante na equipa.

Simone Costa – De nova “lá fora” para ser ainda mais destaque

Mudando para Simone Costa falamos de uma jogadora que volta a ter uma experiência fora de Portugal. Começou no Alenquer Basket Clube, passou pelo SL Benfica antes de rumar a Algés. Depois de títulos e de se colocar em papel de destaque no nosso basquetebol, Simone Costa Mudou-se para os “states” onde representou a University of Georgia e ainda Independence Community College, após a estadia nos Estados Unidos rumou até à Liga Britânica onde vestiu as cores das Nottingham Wildcats. Na temporada passada regressou a Portugal para ser uma das peças mais importantes no União Sportiva e uma das figuras na Liga Betclic Feminina. Neste verão rumou à Islândia onde vai estar no Valur, equipa que aposta claramente em Simone Costa para também lá ser uma das estrelas tal como já aconteceu nos jogos de pré-época.

Maria João Bettencourt – Mudança de cores em Espanha para voltar a sorrir

Nos maiores destaques “as ’nossas’ lá fora” uma das atletas como mais anos fora do nosso pais, Maria João Bettencourt. A base que iniciou a sua carreira no núcleo de basquetebol da AB, Madeira e passou ainda pelo CAB Madeira onde foi figura e se afirmou como uma das melhores portuguesas rumando depois a Espanha onde já passou por, C.R.E.F., Valência, Tenerife e Zaragoza. Neste mercado de transferências r em busca de voltar a ser uma das figuras de equipa rumou ao Jairis recém-promovido à principal liga espanhola.

Clara Silva – Potenciar mais o enorme talento

A poste lusa que foi destaque no Campeonato da Europa sub16, vai continuar em Espanha ela que começou no Sporting Clube Farense, passou pelo Imortal e em Espanha tem evoluído ao serviço do Unicaja onde chegou e se afirmou como uma das maiores promessas do clube. Nesta temporada espera-se que afirmação de Clara Silva seja ainda mais evidente e que seja mesmo uma das estrelas deste conjunto na LF Challenge.

Josephine Filipe – No País Basco para ser estrela na LF Challenge

Em seguida nesta lista de “as ‘nossas’ lá fora” vamos até aos Pais Basco para falar de Josephine Filipe atleta que começou em Coimbra, passou pelo Olivais, Quinta dos Lombos, União Sportiva e SL Benfica antes de rumar a Espanha pela primeira vez onde esteve no Ardoi, regressou para a segunda metade da temporada em 2021 a Portugal para ajudar o Boa Viagem e na temporada transata foi peça fundamental no mesmo Ardoi. Nesta nova época vai conhecer uma nova casa, o Iraurgi clube do Pais Basco que aposta claramente em Josephine Filipe para que a portuguesa seja a líder e a figura maior da equipa.

Carla Nascimento – O regresso da lenda

Continuamos por Espanha na lista de “As ‘nossas’ lá fora” para falarmos do regresso ao basquetebol de uma das melhores jogadoras portuguesas de sempre, Carla Nascimento que iniciou o seu percurso no Clube Basquete de Albufeira passando em seguida pelo, Snatarém Basket, CAB Madeira, Boa Viagem e Vagos antes de se mudar para terras de “nuestros hermanos” onde representou Ferrol, Aviles, Caceres, C.R.E.F. e Al-Qazares onde se retirou em 2019. Depois deste interregno a mítica jogadora decidiu voltar para ajudar o Caceres nesta nova temporada sendo um dos regressos mais aguardados desta época.

Ficou a primeira parte da lista de “As ‘nossas’ lá fora” com muitas figuras do basquetebol luso que vão estar fora de Portugal a encantar em diversas ligas por toda a Europa


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS