Andebol luso na Europa 23/24: jornada positiva para Portugal

Bernardo GalanteOutubro 24, 20235min0

Andebol luso na Europa 23/24: jornada positiva para Portugal

Bernardo GalanteOutubro 24, 20235min0
Bernardo Galante escreve-nos a dizer o que se passou nesta semanas europeia, que acabou por ser uma jornada positiva para Portugal

O terrível início de época para as Águias faz com que a Europa seja como uma porta de esperança… que ainda não se abriu. Sporting e FC Porto continuam as suas caminhadas mais tranquilas em busca do seu objetivo, enquanto o ABC vai voltando às glórias europeias.

Iniciaremos pelo Grupo A da EHF European League, onde se situa o SL Benfica. Com uma estreia em Nantes, perspetiva-se uma partida extremamente difícil e assim foi… no entanto, a excelente réplica dada não faria antever um 37-28 final. O final do encontro foi péssimo para a turma de Jota González e os homens da casa aproveitaram. Mas, este não foi o único dissabor em solo francês… os Encarnados ficaram ainda retidos no Aeroporto de Nantes, devido a um Alerta de Bomba.

Bem, este poderá ser perfeitamente o reflexo do início da temporada do Sport Lisboa e Benfica. Contudo, no dia de hoje, irá receber os suecos do IFK Kristianstad – atual terceiro classificado do Campeonato Sueco -, mas esta é uma partida onde só a vitória interessa, visto que o equilíbrio do grupo não permite, que se “atire fora” pontos dentro das próprias portas.

No entanto, em Lisboa, mais concretamente, no Pavilhão João Rocha, a travessia foi bem mais tranquila. O Sporting Clube de Portugal venceu os polacos do Chrobry Glogów por uns claros 37-20 atirando-se, automaticamente, para a primeira posição do Grupo H, sem grande surpresa.

No dia de hoje, a visita será realizada ao terreno dos romenos do CSM Constanta – emblema que eliminou o CB Granollers da competição -, onde se prevê um teórico favoritismo dos Leões. A turma de Ricardo Costa pretende assegurar a primeira posição de forma isolada e perseguir a 12ª vitória consecutiva.

O ABC de Braga estreou-se na EHF European League com uma vitória… e que vitória. A turma bracarense foi ao reduto dos eslovacos do Povazska Bystrica, onde saiu vitoriosa por 26-34, trazendo alguma nostalgia dos tempos em que a turma do ABC garantia, frequentemente, grandes dias europeus.

Com a liderança partilhada do Grupo H, a turma bracarense vai agora medir forças com o outro líder… os croatas do RK Nexe, 4º classificados na edição de 2022, realizada na Altice Arena, em Lisboa, em que o SL Benfica foi o grande vencedor. Atualmente, líderes do campeonato croata num registo 100% vitorioso, os homens da casa pretendem dar sequência à vitória por uns expressos 39-25 sobre o Skjern da Dinamarca, sendo que o ABC fará de tudo para impedir esse desfecho.

LIGA DOS CAMPEÕES: Dragões procuram pontuar em casa

Após a derrota – a terceira na competição – por 37-33 no terreno dos alemães do SC Magdeburg, os Azuis e Brancos desceram para a 6ª posição, lugar que apura para os Oitavos de Final. No entanto, os homens comandados por Carlos Resende querem dar uma rápida resposta, visto que somam três derrotas consecutivas na Liga dos Campeões.

O próximo adversário dos Dragões é GOG, que está na 3ª posição com quatro vitórias e apenas uma derrota, somando um total de 8 pontos, mais quatro que o Futebol Clube do Porto.

Atualmente, na sexta posição do Campeonato Dinamarquês, o GOG está a atravessar um arranque de época difícil a nível interno, mas que não tem vindo a prejudicar a sua performance, sendo que apenas tem uma derrota no terreno do FC Barcelona. Apesar disso, prevê-se um encontro extremamente equilibrado com as bancadas do Dragão Arena cheias, como tem vindo a ser habitual, e a empurrar a turma da casa para a vitória.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS