MLB: conheça os calouros promissores que podem impactar a liga em 2023 (parte 2)

Fair PlayJaneiro 29, 20237min0

MLB: conheça os calouros promissores que podem impactar a liga em 2023 (parte 2)

Fair PlayJaneiro 29, 20237min0
Faltam poucos dias para a época 2023 da MLB! Conheça mais cinco jogadores que terão a oportunidade de contribuir com suas equipas!

Faltam poucos dias para o início dos treinamentos para a época 2023 da Major League Baseball, e o FairPlay está a apresentar nomes de jovens prospectos que podem impactar a liga neste ano. No beisebol, tem sido cada vez mais importante o investimento por parte das franquias milionárias em atletas desenvolvidos a partir da base, uma vez que tornam a montagem dos elencos mais sustentável ao longo das épocas.

Já publicamos cinco nomes que provavelmente terão espaço nos elencos principais das equipas em 2023. Na coluna de hoje, conheça mais cinco jogadores que terão a oportunidade de contribuir com bons resultados de suas respectivas equipas. Confira em texto de Natan Pires!

1. Jordan Walker (defensor externo, St. Louis Cardinals)

O campista direito da equipa do Cardinals é talvez o melhor rebatedor das ligas menores (equipas de formação de atletas). Com apenas 20 anos, Jordan Walker carrega consigo números de gente grande: nos dois anos de carreira profissional até o momento teve médias de rebatida de .310, além de 33 home runs – números considerados satisfatórios.

Jordan Walker está muito próximo de impactar a equipa do St. Louis Cardinals em 2023 (Foto: Sue Ogrocki/AP Photo)

Considerando que nas últimas épocas a franquia de St. Louis vem decepcionando na disputa dos playoffs, mesmo com elencos talentosos, parece que falta algo para a equipa. Em 2022, por exemplo, a performance de ‘Jogador Mais Valioso’ de Paul Goldschimdt e os bons números de Nolan Arenado não foram suficientes para permitir St. Louis alçar voos mais altos.

Neste sentido, eis uma boa janela para o jovem Walker, que atualmente é o quarto melhor prospecto de todo o sistema da MLB (de acordo com a última lista divulgada). Caso seu desempenho mantenha a mesma trilha que vem seguindo, não irá demorar para que o o jogador chegue ao nível máximo do esporte, as grandes ligas. No programa de análises em que foram revelados os 100 melhores prospectos da MLB, inclusive, houve bastante gente que apostou em Jordan Walker para o prêmio de Calouro do Ano.

2. Andrew Painter (arremessador destro, Philadelphia Phillies)

Geralmente se espera que arremessadores precisem de mais tempo para se desenvolver nas categorias de base, mas este não parece ser o caso de Andrew Painter. O jogador foi escolhido no draft de novos jogadores em 2021, e não precisou de muito tempo para se tornar o principal arremessador das ligas menores. Com uma média de corridas cedidas (ERA) incrivelmente baixa – apenas 1.56 em 2022 -, Painter foi destaque ao ceder apenas 5 home runs em 103 entradas arremessadas, números considerados de muita eficiência.

 

https://platform.twitter.com/widgets.js
Para o Philadelphia Phillies, o sucesso de Andrew Painter pode significar a chance de voltar a disputar uma série mundial – a equipa da Philadelphia foi derrotada pelo Houston Astros na grande final da MLB em 2022. Em uma rotação de arremessadores que possui grandes nomes como os de Aaron Nola e Zack Wheeler, a chegada de um calouro como Andrew Painter só tornaria o grupo ainda mais impactante. É claro que a decisão cabe aos executivos da franquia e talvez a pouca idade seja um fato a se considerar, mas será difícil manter Painter fora da equipa principal caso continue dominante.

3. Francisco Álvarez (receptor, New York Mets)

O venezuelano de apenas 21 anos chegou a disputar partidas no nível máximo (MLB) por um curto período de tempo na época de 2022 – o desempenho não foi dos melhores, mas conseguiu já rebater o primeiro home run. Francisco Álvarez é outro nome pelo qual há muita expectativa, afinal, o jovem conta com excelente potência no bastão e ótima disciplina nos momentos de rebater.

A equipa do Mets poderá contar com Francisco Álvarez, considerado o melhor prospecto de receptor da MLB no momento (Foto: Getty Images)

Álvarez chegou a ser o principal prospecto da liga e atualmente ocupa a terceira posição na lista, sendo o principal receptor. Some a isso o fato de que há carência na equipa do Mets em termos de receptores. Certamente haverá oportunidades para o venezuelano; o desafio por aqui é ganhar espaço e brilhar no já estrelado elenco do New York Mets (folha de pagamentos mais cara de toda a liga).

4. Ezequiel Tovar (interbases, Colorado Rockies)

Desde a saída de Trevor Story em 2021, a equipa do Colorado Rockies busca um novo dono em definitivo para a posição de interbases. No momento, o principal candidato a vaga se chama Ezequiel Tovar, um garoto de 21 anos que sequer constava na lista de 100 melhores prospectos da MLB no último ano. Atualmente, porém, Tovar está a figurar na 25ª colocação, entre os 30 melhores nomes de todo o sistema de categorias de base da liga.

Ezequiel Tovar batalha para ocupar em definitivo a posição de interbases da franquia do Colorado Rockies (Foto: John Hefti/AP Photo)

Tovar chegou a defender os Rockies pela MLB em algumas partidas, e sofreu em sua chegada nas grandes ligas. O perfil do atleta nas ligas menores é de um rebatedor bastante consistente, com boa média de rebatidas (.319). Na defesa, é destacado como o melhor defensor da franquia do Colorado.

5. Triston Casas (primeira-base, Boston Red Sox)

Assim como no caso de Ezequiel Tovar, o jovem Triston Casas tem à seu favor o fato de que a equipa dos Red Sox há tempos procura um nome em definitivo para ocupar a defesa na primeira-base. Em favor de Casas está, além da expectativa, algumas épocas figurando tanto como principal prospecto da franquia de Boston e também entre os 20 melhores prospectos do sistema de formação de toda a MLB. Além disso, Triston Casas foi parte do elenco que defendeu os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos em 2020, conquistando a medalha de prata.

Triston Casas, que disputou os Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, assume a titularidade na primeira-base da equipa do Boston Red Sox para a época 2023 (Foto: Mandi Wright/USA TODAY Sports)

A época 2023 será o teste de fogo para Casas, que já sentiu um gosto de como é atuar no maior nível do beisebol (27 partidas disputadas em 2022). A equipa do Boston Red Sox já deixou claro que não há disputa pela posição – Casas será o titular na defesa após a dispensa do veterano Eric Hosmer. Em favor de Triston Casas está o fato de que os Meias Vermelhas não deverão competir diretamente pelo título, dando mais espaço e tempo para o atleta se desenvolver com calma.

A época 2023 da MLB começa no dia 30 de março! Confira as colunas do FairPlay sobre a preparação das equipas para o começo de mais um ano!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS