O Big Deal à Fair Play: Bernardo é Seagull
BERNARDO (RB LEIPZIG -» BRIGHNTON FC)
Nome: Bernardo Fernandes da Silva Júnior
Idade: 23 anos
Nacionalidade: Brasileira
Épocas na Europa: Duas e meia
Temporada 17/18: 27 jogos, 1 golo e 1 assistências
Valor de Mercado: 6 milhões de euros
Valor da Transferência: 10 milhões de euros
Uma bela contratação por parte dos Seagulls, nome pelo qual são conhecidos os elementos do Brighton. Na época que findou, as laterais defensivas eram provavelmente as principais lacunas da equipa sulista, pois Bruno Saltor e Ezequiel Schelotto à direita, e Markus Suttner e Gaetan Bong à esquerda nunca se mostraram 100% fiáveis. O brasileiro Bernardo vem oferecer mais uma opção para o técnico Chris Hughton, ele que joga com facilidade e qualidade nos dois lados da defesa, podendo ser ainda utilizado como médio defensivo, sendo por isso expectável uma grande utilização do jovem de 23 anos na próxima época.
Ao serviço do Leipzig, na época passada, realizou 18 partidas na Bundesliga, 27 no total das competições, funcionando como primeira alternativa para os laterais titulares, Lukas Kloestermann e Marcel Halstenberg. No total das partidas, somou apenas um golo e uma assistência, o que revela bem a faceta mais defensiva do lateral canarinho.
Sendo um jogador de características mais defensivas, não é de se esperar grandes aventuras pelos flancos por parte do brasileiro, mas sim uma grande segurança defensiva, e uma cultura tática muito aceitável. Foi devido à sua estampa física e capacidade defensiva que se notabilizou nas duas equipas patrocinadas pela RedBull, o Salzburgo e o Leipzig.
O valor pago pelo brasileiro não é chocante, se olharmos para a realidade atual do futebol inglês e para os brutais valores pagos por jogadores que não o justificam. Bernardo é um lateral competente e jovem, que ainda vai certamente evoluir, e que já conta com provas dadas em realidades competitivas como a Bundesliga e a Liga dos Campeões, sendo por isso um negócio interessante e entusiasmante por parte do Brighton.