A origem do futebol e suas evoluções ao redor do mundo.

Thiago MacielMarço 10, 20224min0

A origem do futebol e suas evoluções ao redor do mundo.

Thiago MacielMarço 10, 20224min0
A origem do futebol é motivo de muita polêmica, não se sabe nem quando nem onde ele surgiu. E neste artigo te explico algumas das versões existentes.

Desde China, passando pelos Maias, e chegando nas regras elaboradas pelos ingleses o futebol tem várias histórias e nem sempre foi assim como vemos hoje.

China

Segundo o historiador Sima Qian, o esporte nasceu há 2500 anos A.C e se chamava Tsu-chu, que na tradução do Mandarim significa “chutar a bola”. Entretanto não era exatamente uma bola que era chutada. O que levava pontapés de soldados eram as cabeças de outros soldados que as haviam perdidos nas batalhas.

Com o tempo os crânios foram substituídos por bexigas de boi recheadas com penas de aves, o que ajudou a popularizar o esporte na região asiática, que passou a se chamar kemari.

Tsu-Chu na China (Foto: Flickr)

Os Maias

Já para alguns historiadores, o futebol haveria surgido na era pré-cristã. Estes acreditavam que a civilização Maia que deu o pontapé inicial no surgimento do futebol.

Atual região do México, a península de Iucatã, foi onde se praticava um jogo chamado pok-ta-pok. O jogo consistia em jogar bolas em direção a um círculo feito com seis placas pedras.  O detalhe da partida era que atrás das tais placas encontrava-se um templo, e ao final da partida o principal jogador da equipe derrotada era sacrificado.

Na altura em que os espanhóis chegaram às Américas, o pok-ta-pok era praticado da região em que hoje fica o Arizona até a Nicarágua, tendo espalhado-se também pelas ilhas do Caribe, como Cuba e Porto Rico. O México ostentava, disparado, o maior número de campos: ainda existem hoje 1500 espalhados pelos sítios arqueológicos do país, alguns deles com 3500 anos.

O conquistador Hernán Cortés chegou a enviar para a Europa uma equipe asteca para se apresentar diante do rei Carlos I, em 1548. Batizaram o esporte simplesmente de “Juego de Pelotas” (criatividade, pra quê?), ainda que, convenhamos, “Pok-ta-Pok” seja um nome muito mais divertido. Não me estranha que o jogo não tenha pegado no ocidente.

Foto: Getty Images

Europa

Embora aparecendo em vários relatos, que o futebol, no velho continente, era praticado por alguns países europeus, como França, Grécia e Inglaterra. Foi na Itália que encontramos um jogo, semelhante ao futebol, chamado calcio storico fiorentino (uma forma antiga de futebol e rúgbi).

Oriundas de antigas disputas gregas, esse desporto aconteceu durante décadas na cidade de Florença. E chegou a se popularizar, no século 15, por diversos países, inclusive na Inglaterra, o mesmo chegou a ser proibido.

Um dos fatos interessantes do jogo, era que ele era proibido de se jogar em frente as igrejas, no entanto não era surpresa encontrar nos bairros onde se realizavam os jogos as figuras de alguns Papas, como Clemente VII e Leão XI.

De maneira a manter a tradição, ainda hoje, se realiza o calcio storico fiorentino entre quatro distritos de Florença. Com a final sendo realizada no Domingo de Páscoa.

Foto: Getty Images

Definição das Regras

Pelos tópicos acima, já ficou claro que não foram os ingleses os criadores do futebol. No entanto, é inegável que foram eles que definiram as regras contribuindo assim para a evolução do futebol. O grande responsável por isso foi Ebenezer Cobb Morley. O mesmo foi um dos fundadores da Football Association.

Ele propôs a criação de um grupo que definisse a forma como se jogaria, já que até então cada colégio ou mesmo clube corria atrás da bola como bem entendessem. Como se jogava também com as mãos, era comum a confusão com o rúgbi.

Foi Morley quem escreveu a primeira versão das regras do futebol, no caso ele elaborou 13 regras, que foram adotadas pela FIFA logo quando se deu sua criação, em 1904.

As leis de Morley ajudaram a reduzir a violência no campo e formalizaram a regra crucial que agora chamamos de impedimento, que impede os jogadores de se posicionarem permanentemente atrás da linha defensiva de um oponente.

origem
Imagem do Doodle de Morley, homenagem do Google, ao que muitos consideram o pai do futebol (Foto: Google)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter