Recordes e Feitos no Mundial de Futebol: o que pode cair ou igualar?

Francisco IsaacNovembro 9, 20225min0

Recordes e Feitos no Mundial de Futebol: o que pode cair ou igualar?

Francisco IsaacNovembro 9, 20225min0
Que recordes poderão cair neste Mundial de futebol 2022? Francisco Isaac escolhe seis que podem ser batidos ou igualados no Qatar

O Mundial de futebol está quase a chegar, e apesar da edição de 2022 estar manchada pelo sangue e sofrimento dos trabalhadores, ou pelas inúmeras posturas antidemocráticas do Qatar, a bola vai acabar por rolar nas Arábias. Que recorders irão ser batidos? E quais há para bater? Escolhemos seis, diz-nos o que achas!

EQUIPA: EQUIPA COM MAIS PRESENÇAS SEM MEIAS-FINAIS – MÉXICO, É DESTA?

Será desta que o México conseguirá passar, pela primeira-vez, às meias-finais? A formação norte-americana detém 17 participações em Campeonatos do Mundo, e é a única, com este número de participações, que nunca chegou ao top-4 do Mundial, apesar de ter tido alguns dos jogadores de alto nível. Das selecções que foram pelo menos a 10 edições diferentes de Campeonatos do Mundo, só a Suíça é que também nunca foi para além dos quartos-de-final, lembrando que o México foi uma das primeiras selecções a participar na prova em 1930

INDIVIDUAL: NÚMERO DE PRESENÇAS EM MUNDIAIS – ET’S VÃO CHEGAR AO TOPO

Lionel Messi e Cristiano Ronaldo vão para o seu 5º mundial – a não ser que se lesionem pré-torneio -, igualando um feito alcançado por Rafael Marquéz, Lothar Matthäus e Antonio Carbajal, com destaque para o facto do México ter dois jogadores presentes neste registo. Estrearam-se em 2006, e desde então têm deixado a sua marca no Campeonato do Mundo, especialmente o argentino que já por uma vez chegou à final (perdida para a Alemanha em 2014) e até levantou o título do Melhor da competição, enquanto Cristiano Ronaldo conseguiu chegar a uma meia-final, tendo ambos 6 e 7 golos marcados, respectivamente. Será que nesta 5ª participação o título vai cair para algum destes ET’s do futebol?

EQUIPA: TÍTULOS MUNDIAIS – CANARINHA PARA O 6º OU ALEMANHA NO TOPO?

O Brasil é, ainda, a nação com mais títulos mundiais do Desporto-Rei, detendo cinco troféus, seguindo-se a a Alemanha e Itália com 4, para depois vir Argentina, Uruguai e França com 2, fechando a Espanha e Inglaterra com 1, o que significa duas coisas: a canarinha tem a hipótese de atingir o seu 6º, criando um fosso de diferença de dois títulos para os seus rivais mais próximos; e Alemanha pode igualar o Brasil, atingindo o pentacampeonato e estar assim colados no topo do Mundo. Brasil já não sabe o que é ganhar um título desde 2002, sendo o seu maior período sem ganhar a Copa desde que levantou em 1958 pela primeira vez, e a Alemanha somou um troféu em 2014. Vamos continuar a ter domínio da canarinha ou mannschaft? Ou iremos ter campeão diferente?

INDIVIDUAL: NÚMERO DE JOGOS EM MUNDIAIS – PODERÁ LIONEL MESSI ULTRAPASSAR LOTHAR MATHAUS?

Lothar Matthäus é o jogador com maior número de jogos realizados em Mundiais, com 25 presenças em 5 torneios diferentes, estando o seu conterraneo, Miroslav Klose, em 2º lugar com 24, e Paolo Maldini, outra lenda do futebol mundial, em 3º com 23. Só um jogador pode ultrapassar todos estes, e esse é Lionel Messi, pois o astro argentino já participou em 19 encontros em diferentes Campeonatos do Mundo, e, caso chegue à final – tem de jogar em toda a campanha da Albiceleste -, poderá atingir os 26 atingindo um marco completamente único naquela que será potencialmente a sua última aparição na maior prova de selecções.

EQUIPA: NÚMERO DE TÍTULOS CONSECUTIVOS – FRANÇA PODE IGUALAR RIVAIS

Itália e Brasil são as duas únicas equipas a terem levantado os títulos de campeões do Mundo duas vezes seguidas (os transalpinos em 1934-1938, e os canarinhos em 1958-1962), sendo que a França pode almejar a tal feito se for capaz de segurar o troféu no Qatar. Os Les Bleus têm uma oportunidade de ouro para atingir esse feito, apesar do ambiente em torno da equipa não ser o melhor, e veremos se igualam o feito de dois dos seus principais rivais no Mundial, ou se vão efectuar a mesma terrível prestação após a conquista do seu primeiro Campeonato do Mundo, uma vez que se ficaram pela fase-de-grupos em 2002.

INDIVIDUAL: MELHOR MARCADOR – THOMAS MÜLLER PODE ALMEJAR O PÓDIO

Miroslav Klose é ainda hoje o maior goleador de sempre do Campeonato do Mundo, com 16 golos concretizados em 24 jogos realizados, seguido de perto por Ronaldo Nazário com 15, e Gerd Müller com 14 (a lenda germânica tem a melhor a taxa de eficácia entre jogos participados e golos marcados, mais de 1.1 por encontro). Posto isto, só há três jogadores em clara possibilidade de atingirem o top-5, e são eles: Lionel Messi (6), Cristiano Ronaldo (7) e Thomas Müller (10). É o alemão a deter a melhor hipótese de chegar ao pódio, precisando só de concretizar quatro tentos neste Mundial, sabendo desde logo que será uma missão extremamente difícil, pois o avançado tem perdido o instinto de goleador desde 2015, isto depois no Mundial de 2014 ter atirado 10 remates certeiros para o fundo das redes. Contudo, será que Messi poderá surpreender e fazer 10 golos numa edição? Ou Cristiano Ronaldo acordará de um mau início de temporada e atingirá o pódio dos melhores marcadores de todo-o-sempre?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS