Os Melhores da Bundesliga 2017/2018

Gonçalo MeloJunho 8, 20189min0

Os Melhores da Bundesliga 2017/2018

Gonçalo MeloJunho 8, 20189min0
Artigo com os principais destaques de mais uma edição da Bundesliga. Melhor onze, melhor jogador e principais desilusões, bem como pequenas previsões do que poderão ser as prestações dos craques na Bundesliga no mundial.

Mais um ano de grande qualidade que acabou em terras germânicas. Depois de algumas surpresas e algumas desilusões, estes foram os melhores 11  de um ano em que Bayern continuou o seu domínio, Leverkusen e Schalke retomaram a normalidade, Wolfsburgo voltou a conseguir safar-se à ultima e os históricos Hamburgo e Colónia a verem-se despromovidos ao segundo escalão. No final temos ainda um breve resumo com os protagonistas positivos e negativos, individuais e coletivos.

Num esquema em 4-4-2, este é o melhor 11 da bundesliga:

Guarda-Redes- Ralf Fahrmann

O guardião do Schalke 04 voltou a ter um ano de grande nível na baliza dos mineiros. Um autentico muro de 1,96 m que aos 29 anos, se apresenta como um dos melhores guarda redes alemães da atualidade (é incrível como não soma qualquer oportunidade na seleção A). Reflexos apuradíssimos, grande agilidade e uma rapidez a sair da baliza incrível são as principais armas de Fahrmann, que ajudou e muito o seu Schalke a garantir o segundo lugar.

Resultado de imagem para ralf fahrmann
O muro de Gelsenkirchen (Foto: Varzech 11)

Defesa Direito- Joshua Kimmich

O titular do lado direito da seleção alemã e herdeiro de Philip Lahm teve mais uma época a nível elevadíssimo, ele que apesar dos seus 22 anos dá a sensação de ser um veterano nestas andanças. Grande cultura tática, qualidade de passe e grande fonte de desequilíbrios quando avança no terreno em constantes combinações com os companheiros, Kimmich é um criativo encostado à direita da defesa, que para alem da qualidade com que fechou o seu corredor, ainda marcou 6 golos e fez 17 assistências em 47 jogos no total das competições.

Resultado de imagem para joshua kimmich
O herdeiro de Lahm (Foto: Express UK)

Defesa Central Direito- Sokratis Papastothopoulos

Um dos mais regulares do instável Borussia Dortmund. Um central rápido, agressivo, forte no desarme e no jogo aéreo, alia a isso uma grande capacidade a sair a jogar. Com apenas mais um ano de contrato, será certamente um dos defesas mais cobiçados do mercado, ele que tem as qualidades todas de um verdadeiro líder defensivo, e se apresenta na melhor fase da carreira.

Resultado de imagem para sokratis papastathopoulos
O patrão grego (Foto: Lance Brasil)

Defesa Central Esquerdo- Mats Hummels

Um defesa conhecido por toda a comunidade futebolística, e sendo para muitos um dos centrais presente no top5 dos melhores da posição. Espírito de liderança, qualidade com bola, impetuosidade no jogo aéreo e uma capacidade de estar sempre no sítio certo à hora certa fazem do campeão do mundo em 2014 um dos melhores defesas centrais da atualidade, e titular indiscutível no seu Bayern e na seleção alemã.

Resultado de imagem para mats hummels
Um dos melhores centrais da atualidade (Foto: Bayern Strikes)

Defesa Esquerdo- Philipp Max

O lateral esquerdo do Augsburgo teve uma parte final de época menos fulgurante do que se esperava, ainda assim, as suas impressionantes 13 assistências para golo tornaram-no no melhor lateral esquerdo da Bundesliga, ainda para mais quando Alaba e Schmelzer tiveram épocas abaixo do normal, e Halstenberg teve uma lesão grave. Max, com a sua enorme velocidade e capacidade no cruzamento fez estragos nas defesas contrárias, ele que apesar da sua propensão atacante é ainda muito eficaz a fechar o corredor esquerdo.

Resultado de imagem para philipp max
Max está pronto para dar o salto (Foto: Yahoo Sports)

Médio Centro Direito- Naby Keita

O médio guineense teve mais um ano de grande nível no meio campo do Leipzig. Embora os patrocinados pela redbull tenham tido uma época de menor fulgor, o pequenino grande médio continuou a sua afirmação no futebol europeu, ele que já foi contratado pelo Liverpool para as próximas 5 épocas. Uma notável capacidade técnica. tanto ao nível do passe como do drible, resistência fora do normal, e uma capacidade de encher o campo que apenas um reduzido leque de jogadores consegue ter. Alem disso é também muito veloz e muito forte nos duelos individuais, sendo muito difícil roubar-lhe a bola ou passar por ele. Na Bundesliga, fez 6 golos e completou 5 assistências.

Resultado de imagem para naby keita
Keita brilhou na sua época de despedida na Bundesliga (Foto: Daily Post)

Médio Centro Esquerdo- Thomas Delaney

Mais um jogador que deu o salto para um nível mais competitivo, uma vez que o dinamarquês vai rumar ao Borussia Dortmund proveniente do Werder Bremen. Um médio com grande capacidade de preencher uma enorme quantidade de terreno, forte na pressão e no desarme, mas também muito competente ao nível do passe, curto e longo, ele que tem um pé esquerdo muito interessante. Foi de longe o melhor elemento do Bremen em 2017/2018, onde realizou 32 jogos na Bundesliga, e somou 3 golos e 5 assistências, que lhe valeram a chamada para o mundial, onde deve formar um trio de respeito no meio campo dinamarquês, juntamente com Lass Schone e Christian Eriksen.

Resultado de imagem para thomas delaney
A boa época de Delaney já lhe proporcionou uma transferencia para o Dortmund ( Foto: Borussia Dortmund Net)

Extremo Direito- Julian Brandt

Um dos muitos talentos da nova geração alemã. Com apenas 22 anos, Julian Brandt é já um habitual da seleção campeã do mundo, tendo sido convocado para o mundial da Rússia e tendo brilhado na taça das Confederações no ano passado. Um extremo criativo, rápido, forte do um para um e com uma tremenda capacidade de decidir quase sempre bem no ultimo terço, seja com passes ou cruzamentos venenosos para os companheiros, seja através da finalização, como comprovam os 12 golos e 7 assistências que efetuou esta temporada.

Resultado de imagem para julian brandt
Brandt foi o melhor elemento do renovado Bayer Leverkusen (Foto: DW.com)

Extremo Esquerdo- Thorgan Hazard

O irmão mais novo da estrela do Chelsea Eden Hazard teve provavelmente o melhor ano da sua carreira, o que lhe valeu a chamada para representar a Bélgica no Mundial da Rússia. Dotado de uma técnica apurada, muita visão de jogo e uma grande capacidade de aceleração, Thorgan foi provavelmente o melhor jogador do Borussia Mönchengladbach tendo estado presente nos 34 jogos da Bundesliga, onde conseguiu apontar 10 golos e fazer 8 assistências. Na Rússia, funcionará provavelmente como alternativa ao seu irmão, sendo uma arma valiosa que o técnico Roberto Martínez vai fazer saltar do banco quando precisar de irreverencia no ultimo terço.

Resultado de imagem para thorgan hazard
Thorgan Hazard tem demonstrado que quer atingir o patamar onde está o irmão (Foto: TalkSport)

Segundo Avançado- Thomas Muller

Numa época em que apesar da vitória no campeonato não houve grandes destaques individuais nos bávaros, tínhamos de elevar mais uma bela época do avançado alemão. Um dos jogadores mais inteligentes que apareceu nos últimos anos no futebol alemão, ele que apesar de não ser um prodígio técnico, consegue fazer a diferença com a sua cultura do jogo e a sua capacidade de passe e finalização. Parece sempre estar um passo à frente dos outros, sempre no sitio certo para servir um colega com a sua visão de jogo ou finalizar ele próprio, aliando a isso uma enorme capacidade física que lhe permite jogar em várias posições, aparecendo muitas vezes também como extremo direito. Esta época foram 16 assistências e 8 golos na Bundesliga, daquele que é um dos melhores marcadores da seleção alemã, com 38 golos em 90 internacionalizações, ele que persegue o título de melhor marcador de sempre em fases finais de mundiais, estando a 7 golos do compatriota Klose, e tendo para além deste, muito provavelmente mais um mundial para disputar.

Resultado de imagem para thomas muller
Muller é um dos jogadores mais inteligentes do futebol mundial (Foto: Daily Mail)

Ponta-de-Lança- Robert Lewandowski

O melhor avançado a atuar na Alemanha há vários anos. Com números impressionantes ao serviço do clube e da seleção(foi o melhor marcador das duas ultimas campanhas de qualificação para o Euro 2016 e Mundial 2018), Lewandowski teve mais uma época em cheio, ao apontar uns impressionantes 29 golos em 31 jogos na Bundesliga, ajudando e de que maneira em mais um título conquistado. No mundial, vai ser o líder de uma renovada Polónia que tem demonstrado qualidade desde a chegada de Adam Nawalka, e que vai querer ser uma das surpresas na Rússia. Para isso vai precisar do seu capitão e goleador no máximo das suas capacidades, contribuindo com a sua qualidade técnica, capacidade de segurar a bola, de servir os colegas e, sobretudo, da sua enorme capacidade de fazer abanar as redes contrárias, seja com o pé direito, esquerdo ou de cabeça, uma vez que Lewa parece estar sempre um passo à frente dos defesas adversários.

Resultado de imagem para robert lewandowski
Um dos muitos festejos do homem-golo do Bayern (Foto: TalkSport)

Resumo

Melhor Jogador: Robert Lewandowski

Melhor Guarda Redes: Ralf Fahrmann

Melhor Jovem: Julian Brandt

Revelação: Leon Bailey

Flop: Andreyi Yarmolenko

Melhor Treinador: Domenico Tedesco/ Julian Nagelsmann

Melhor Equipa: Bayern Munique

Equipa Revelação: Estugarda

Equipa Desilusão: Hamburgo


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter