Os 3 jogadores mais decisivos em Portugal das últimas 3 épocas

Francisco IsaacMaio 29, 20235min0

Os 3 jogadores mais decisivos em Portugal das últimas 3 épocas

Francisco IsaacMaio 29, 20235min0
Francisco Isaac olhou para os números e percebeu quem eram os jogadores que mais golos/assistências decisivas fizeram... descobre quem são

Quando estamos a pouca semanas do encerramento da temporada 2022/2023, é altura de percebermos que jogadores têm mantido um nível qualitativo alto, mesmo que durante um pequeno período não tenham estado ao seu melhor, e encontrámos três que encaixam dentro destas “regras”. Importante reter que o ponto de avaliação aqui passou por golos/assistências, sendo a métrica que explica o porquê de Pedro Gonçalves, Mehdi Taremi e Ricardo Horta serem os ocupantes dos três lugares. Nota ainda para o facto de termos avaliado em quantos jogos os seus golos valeram vitórias ou salvaram a equipa de uma derrota, com as competições europeias a terem feito parte da análise.

MEHDI TAREMI (FC PORTO)

Época de chegada ao clube: 2020
Golos: 81
Assistências: 49
Golos/assistências decisivos/as: 31
Número de jogos: 144
Época com mais golos/assistências: 2021/2022 com 27 golos e 18 assistências

Dos pés, e cabeça, de Mehdi Taremi vieram 125 golos-assistências, tendo significado uma vitória ou empate (pela margem mínima ou, em alguns jogos, foi quem esteve nos lances de golo todos) para a equipa comandada por Sérgio Conceição, que teve no ponta-de-lança um dos jogadores mais importantes nas últimas três temporadas, tendo significado um título nacional, uma Taça de Portugal (pode ascender a duas) e uma Supertaça, sem falar do algum dinheiro que ajudou a arrecadar na Liga dos Campeões. Ao fim de três temporadas ao serviço dos Dragões, a lenda iraniana só atravessou um período de maior seca, isto entre Fevereiro e Março de 2021, apresentando-se quase sempre como um activo decisivo na luta pelos principais objectivos.

Lembrar que chegou ao FC Porto a troco de 5M€, mostrando-se um dos melhores reforços dos últimos 25 anos para os azuis-e-brancos, que têm tido em Taremi não só um goleador, como um “bombeiro” que ajudou a apagar alguns “fogos” que poderiam ter precipitado a equipa de Sérgio Conceição a perder mais pontos nas várias lutas pelos títulos e troféus. A temporada ainda não terminou, e o iraniano pode vir a somar mais uns quantos golos ou assistências, com os 130 incidências de golo a estarem ao alcance deste prolífero avançado que marcou uma era no FC Porto.

PEDRO GONÇALVES (SPORTING CP)

Época de chegada ao clube: 2020
Golos: 58
Assistências: 34
Golos/assistências decisivos/as: 29
Número de jogos: 127
Época com mais golos/assistências: 2022/2023 com 20 golos e 15 assistências

O impacto que Pedro “Pote” Gonçalves tem tido no Sporting CP desde que chegou a Alvalade é inexplicável, colocando-o não a muito longe dos números de Bruno Fernandes (estará sempre um patamar acima), continuando a ser um protagonista imenso, especialmente numa temporada menos positiva para os verde-e-brancos. O polivalente jogador, que tanto pode jogar na frente-de-ataque, como apoio ao ponta-de-lança ou médio de organização de jogo, poderia até ter atingido outros números não fossem dois períodos mais cinzentos, o que tornam ainda os números mais espantosos.

Em 127 jogos pelo Sporting CP, Pedro Gonçalves amealhou um total de 58 golos e 34 assistências, sendo que dessas 91 incidências-de-golo, trinta foram decisivas para Rúben Amorim arrancar os 3 pontos, um empate ou uma passagem numa prova europeia (lembrar o golo que marcou contra o Arsenal ou aquela exibição decisiva frente ao Dortmund), assumindo um papel nuclear na manobra dos leões. Aos 24 anos, Pedro Gonçalves merece mais atenção por parte da imprensa e da selecção nacional, já que tem apresentado números espantosos, e que se fosse noutro clube talvez ganharia outro lugar no espaço mediático nacional.

RICARDO HORTA (SC BRAGA)

Época de chegada ao clube: 2016
Golos: 54
Assistências: 27
Golos/assistências decisivos/as: 27
Número de jogos: 139
Época com mais golos/assistências: 2021/2022 com 23 golos e 10 assistências

Importante referir que os golos e assistências aqui constados de Ricardo Horta só dizem respeito às últimas três temporadas, sendo que se fosse o total estaria nos 319 jogos, 109 golos e 56 assistências, números minimamente impactantes e merecedores de ser rotulado como o jogador mais influente dos últimos trinta anos no SC Braga. Posta essa nota de parte, o que extremo bracarense tem feito pelos arsenalistas é de facto memorável, impondo-se como um dos jogadores mais letais do futebol português, munido de um controlo de bola imenso, uma visão de jogo eficiente e um faro para o golo ou procurar bons passes brilhante, tendo sido 27 vezes decisivo para os diferentes treinadores que os bracarenses tiveram nas últimas três temporadas.

Percebe-se o porquê da direcção do SC Braga não querer deixar sair o extremo a troco de poucos milhões, uma vez que Ricardo Horta tem significado uns bracarenses mais perto dos troféus, apuramentos para a Europa e um lutar intenso frente aos outros candidatos à Europa ou ao título. Quando Ricardo Horta não está bem, a equipa ressente-se totalmente e nota-se a médio-longo prazo.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS