Estará a Liga BPI mais competitiva?

João NegreiraOutubro 20, 20205min0

Estará a Liga BPI mais competitiva?

João NegreiraOutubro 20, 20205min0
A Liga BPI mudou os quadros competitivos e ainda resta a dúvida se para melhor. Para já, com 4 jornadas jogadas, fazemos o balanço de como tem sido o futebol feminino em Portugal!

A Liga BPI já vai na 4ª jornada e a 1ª fase já vai a meio. Entre favoritos e recém-promovidos, alguns resultados têm sido surpreendentes. Algumas equipas já têm assegurada a presença na fase de apuramento de campeão, mas os lugares que restam vão ser disputados até à última jornada.

Na antevisão a este campeonato previmos que a série sul seria mais competitiva, mas será que é mesmo assim? Com equipas a estarem para já 100% vitoriosas e outras que ainda nem pontuaram, estará este ano a Liga BPI mais competitiva?

Série Norte

A Norte, como já seria de esperar, SC Braga e FC Famalicão ultrapassam todos os adversários com relativa facilidade. Até agora, 4 jogos e 4 vitórias para ambas as equipas que ainda só sofreram 1 golo cada. Apenas a equipa famalicense marcou mais, sendo Vitória Almeida a figura de proa, já com 10 golos marcados. Pelas bandas arsenalistas, Myra Delgadillo já festejou por 6 vezes. Ainda uma chamada de atenção para a próxima jornada em que estas equipas se irão defrontar, para decidir o 1º lugar nesta Série Norte.

A ocupar os outros lugares do top-4 encontram-se Condeixa e Valadares Gaia, ambas com 7 pontos. A Ovarense e o Clube Albergaria estão logo atrás com 6 e 5 pontos respetivamente, à procura de causar uma surpresa e chegar ao apuramento de campeão.

O Gil Vicente, o Fiães e o Cadima ainda não sabem o que é ganhar nesta Liga BPI. As gilistas contabilizam 3 empates e 1 derrota, as fianenses 2 empates e 2 derrotas e as mulheres de Cantanhede 1 empate e 3 derrotas. São estas equipas que vão ficando para trás, mas tudo ainda é possível, conseguindo, por agora pontuar e dificultar a vida às outras equipas.

A única equipa que ainda não pontuou foi o Boavista FC. As axadrezadas levam 4 derrotas seguidas e não parecem ainda ter estofo para o primeiro escalão português, já que ainda não marcaram qualquer golo e já sofreram 18.

Apesar da vida complicada destas últimas 4 equipas, tudo ainda é possível. Faltando jogar 5 partidas, com 15 pontos em disputa tudo pode acontecer, já que o calendário pode beneficiar certas equipas e prejudicar outras.

Foto: ProScout

Série Sul

A Sul, também temos 2 equipas a dominar e um top-4 a começar a desenhar-se. Não obstante, são 3 as equipas que ainda não pontuaram e começam a ver o apuramento de campeão cada vez mais longe.

Como tinha sido previsto, Sporting CP e SL Benfica lideram a tabela, com 4 vitórias em 4 jogos. As equipas profissionais vão mostrando todo o seu valor, superiorizando-se a todos os adversários que se colocam à sua frente. Por enquanto, as leoas seguem na frente pela diferença de golos e vai ser na 7ª jornada que estas equipas vão-se defrontar e decidir o 1º lugar.

Por agora, é o Damaiense e o Estoril que ocupam os outros 2 lugares do top-4. A equipa recém-promovida da Damaia está a surpreender tudo e todos, totalizando 3 vitórias e apenas 1 derrota (vs SL Benfica). A equipa estorilista já há vários anos que vem cimentando o seu lugar atrás das equipas profissionais e é o que tem feito.

Marítimo e Amora são as equipas que estão à espreita de uma vaga no top-4 assim que possível. Um começo algo equilibrado para as 2 equipas que já conseguiram 2 vitórias e vão tentar até ao fim agarrar um lugar no apuramento de campeão.

O Torreense é um caso à parte. Ainda só realizou 2 partidas e conseguiu pontuar numa delas (derrota vs Sporting e empate vs Estoril). Viu o seu jogo da 1ª jornada a ser adiado e agora a partida da 4ª jornada também. No dia 4 de novembro jogará a sua última partida em atraso e ficará em igualdade de jogos com todas as equipas. Só aí poderemos avaliar a equipa de Torres Vedras que é também uma candidata a chegar ao apuramento de campeão.

Por outro lado temos A-dos-Francos, Fut. Benfica e Atl. Ouriense que ainda não pontuaram. Não obstante, as 2 últimas equipas têm 1 jogo em atraso cada (jogos a serem realizados vs Torreense). A vida começa a ficar complicada para este trio que vê as suas ambições de chegar ao apuramento de campeão cada vez mais longe.

Na Série Sul tudo ainda está em aberto. Águias e leoas parecem já ter assegurado um lugar, mas vão ser várias as equipas a lutar pelos outros 2. Entre jogos em atraso, alguns clubes só vão ter o seu futuro definido na última jornada.

Foto: Facebook SCU Torreense

Fica ainda em aberto a discussão da competitividade da Liga BPI. De início – excetuando o domínio total de 2 equipas em cada série – o cenário seria muito mais equilibrado, com equipas mais próximas a nível pontual e até com mais empates (não havendo empates, as equipas vão-se distanciando). Realçar ainda que o calendário pode mudar toda esta perspetiva, pois uma equipa pode estar mal porque só jogou frente a equipas profissionais e assim que apanhar uma fase do calendário mais acessível, as contas podem complicar-se para todos.

Restam 5 jornadas nesta 1ª fase e todas as equipas ainda têm a possibilidade de chegar ao apuramento de campeão. Quem vai conseguir?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter