Top 5: melhores contratações para o Brasileirão 2020

Rafael RibeiroJaneiro 26, 20207min0

Top 5: melhores contratações para o Brasileirão 2020

Rafael RibeiroJaneiro 26, 20207min0
Os campeonatos estaduais já começaram e é hora de saber quais equipas melhor contrataram para a época de 2020. Em uma janela discreta, contratações pontuais marcaram este mercado, e o Fair Play aponta os principais nomes!

O Brasileirão 2020 começa apenas em Maio, porém as equipas canarinhas já se movimentaram neste pré-época para trazerem os reforços necessários para o ano. Os estaduais já começaram e alguns reforços inclusive já se apresentaram com as novas camisolas. Mesmo com um mercado discreto, as equipas brasileiras apostam em contratações pontuais visando também o equilíbrio financeiro, e o Fair Play detalha aqui as cinco melhores contratações.

O Flamengo, equipa com mais poderio no cenário nacional, e o Red Bull Bragantino, novidade na primeira divisão, foram as equipas que mais apareceram nos noticiários, mas será que fizeram boas compras? Além disso, Palmeiras e São Paulo apostaram nas categorias de base, diminuindo o número volumoso de contratações como ocorreu em 2019, será que fizeram boa aposta? Renato Gáucho permanece no Grêmio e decide investir em nomes mais experientes. Os nomes mais impactantes foram:

Michael (Goiás > Flamengo)

Nome: Michael Richard Delgado de Oliveira
Idade: 22 anos (30/03/97)
Posição: Extremo
Valor: 7,5 milhões de euros

Michael foi a revelação do Brasileirão em 2019 e, mesmo com sondagens da Europa, desembarcou no Flamengo (Foto: Reprodução/Flamengo)

Michael foi um dos nomes mais impactantes nesta janela de contratações, principalmente pelo bom campeonato feito em 2019. O jogador foi eleito a Revelação do Campeonato, atuando pelo Goiás, com nove golos e cinco assistências na competição, além de boas exibições para o nível da equipa goiana, que terminou na décima colocação. O valor pago pelos carioca ajuda a explicar: 7,5 milhões de euros, por 80% do passe do jogador, números certamente intrigantes.

Rápido, de bom drible e arremate ao golo, Michael também tem fora do relvado uma história de superação. Jogador da várzea, antes de conseguir uma chance em equipas profissionais, Michael foi usuário de drogas, com envolvimento em ações ilícitas e chegou a ser ameaçado de morte. De infância pobre e difícil, chegou ao Goiás com apenas 48kg, sem porte físico mas com um objetivo: vencer na vida. Sem dúvidas este é o melhor momento de sua carreira, e em uma equipa como o Flamengo, certamente ele terá as armas necessárias para continuar mostrando seu bom futebol.

Pedro (Fiorentina > Flamengo)

Nome: Pedro Guilherme Abreu dos Santos
Idade: 22 anos (20/06/97)
Posição: Avançado
Valor: 15 milhões de euros (1 milhão de euros pelo empréstimo de 1 ano)

Pedro retorna por empréstimo para tentar mostrar o bom futebol dos tempos de Fluminense (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Pedro é um reforço temporário de excelente qualidade para a equipa carioca. Sem saber se Gabigol permanecerá, Pedro certamente terá chances com Jorge Jesus ao longo do ano. Depois de boas exibições pelo Fluminense, Pedro foi contratado pela Fiorentina (ITA) mas não conseguiu manter o nível de performance. Foram apenas cinco jogos em cinco meses na equipa italiana, e a vontade de retornar ao Brasil falou mais alto.

Ele chegou a ser convocado por Tite para a Seleção Brasileira nos tempos de Fluminense, mas uma lesão grave o tirou de ação por alguns meses, adiando sua estreia pelo Brasil. Mas o retorno ao Brasil passa também por conseguir novamente a atenção do treinador brasileiro, além é claro de refazer seu nome para um possível retorno à Europa. E mesmo com o carinho pelos tempos de categoria de base no Fluminense, Pedro disse que o Flamengo é sua casa, e comemorará os golos contra o agora rival.

Vanderlei (Santos > Grêmio)

Nome: Vanderlei Farias da Silva
Idade: 35 anos (01/02/84)
Posição: Guarda-redes
Valor: 650 mil euros

Vanderlei chega ao Grêmio para solucionar o problema no golo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Vanderlei, apesar da idade avançada, é uma das melhores contratações no ano, feita pelo Grêmio junto ao Santos. O jogador já havia perdido muito espaço com Sampaoli na equipa paulista, já que a contratação de Éverson teve efeito imediato na titularidade de Sampaoli. Vanderlei chegou a ser um dos nomes cotados para terceiro guarda-redes nas Copas de 2014 e 2018, mas nunca foi chamado. Mesmo perto de vestir a camisola da Seleção, sempre teve atuações seguras pelas equipas onde passou.

De 2007 até 2014, Vanderlei foi um dos principais nomes no Coritiba. Campeão estadual cinco vezes, tinha sempre status de líder, capitão e referência na defesa da equipa. Em 2015, foi anunciado pelo Santos, e aumentou ainda mais sua característica de pegar pênaltis. No Santos, foi campeão paulista em 2015 e 2016, sendo o melhor guarda-redes do campeonato em 2016, e do Brasileirão em 2017. Mesmo que seja seu último grande contrato na carreira, Vanderlei será essencial para uma posição carente no Grêmio desde a saída do ídolo Marcelo Grohe, e das atuações abaixo do esperado de Paulo Victor.

Luan (Grêmio > Corinthians)

Nome: Luan Guilherme de Jesus Vieira
Idade: 26 anos (27/03/93)
Posição: Médio ofensivo
Valor: 5 milhões de euros (por 50% do passe do jogador)

Luan é corintiano de infância e chega para preencher uma lacuna no meio campo do Corinthians (Foto: Reprodução/Corinthians)

Luan enfim deixou o Grêmio rumo à um lugar bem conhecido, o Corinthians, equipa que torcia quando criança. Eleito o melhor jogador da América em 2017, quando venceu a Libertadores com o Grêmio, Luan nunca mais conseguiu atingir este patamar de qualidade na equipa de Porto Alegre. Com seguidas lesões e um problema crônico de fascite plantar em seu pé, havia dúvidas de que Luan conseguisse voltar a jogar o ótimo futebol daquele ano.

Em 2018 e 2019, o tempo foi de acreditar que no próprio Grêmio ele teria novas chances, mesmo que quando acionado não correspondesse. O Grêmio chegou a ofertá-lo em outras janelas, até por valores inferiores do que se imaginava, mas agora em 2020 o Corinthians acertou a sua contratação em valores mais acessíveis. São cinco milhões de euros por 50% do passe, para uma posição extremamente carente na equipa paulista. Sem os meio campistas Sornoza e Jadson, o treinador Tiago Nunes acertou na aposta do jovem Luan, que já estreou com dois golos na Florida Cup, torneio amistoso nos Estados Unidos.

Artur (Palmeiras > Red Bull Bragantino)

Nome: Artur Victor Guimarães
Idade: 21 anos (15/02/98)
Posição: Extremo
Valor: 5,5 milhões de euros

Artur é uma das caras novas do Red Bull Bragantino, que apostou em jovens para 2020 (Foto: Ari Ferreira/CA Bragantino)

Artur é a contratação mais cara da história do Red Bull Bragantino. Aproveitando-se do aporte feito pela marca de energéticos, a equipa do interior paulista iniciou uma revolução tanto na parte administrativa quanto no futebol aplicado dentro do relvado. Estima-se que a equipa terá 45 milhões de euros para investimento, o que trará grande atenção para a equipa em 2020, e consequentemente para Artur. Extremo rápido e de bom arremate, será uma das principais armas do Red Bull para o Paulistão e para o Brasileiro.

O jogador estava no Bahia, onde fez boas atuações ao lado do avançado GIlberto. O retorno para o Palmeiras, detentor de seus direitos, era praticamente certo, até que essa grande proposta fez o alviverde mudar de opinião. São 5,5 milhões de euros, além das contratações de outros nomes como Alerrandro ex-Atlético-MG, Leonardo Realpe ex-Independiente del Valle e Thonny Anderson ex-Grêmio (estava emprestado ao Athletico Paranaense).


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter