2023 – um ano de conquistas: Liga BPI

Margarida BartolomeuDezembro 28, 20233min0

2023 – um ano de conquistas: Liga BPI

Margarida BartolomeuDezembro 28, 20233min0
Margarida Bartolomeu fecha 2023 com mais um artigo sobre a Liga BPI e os sucessos que este campeonato sénior feminino conquistou

2023 foi um ano recheado de momentos históricos, no que ao futebol feminino diz respeito. A Liga BPI continuou o seu processo de evolução, e voltou, mais uma vez, a ser dominada pelo SL Benfica, que conquistou, no ano corrente, o título referente à época 2022/2023. Atualmente, esta toada de domínio mantém-se, com a mesma equipa a terminar o ano no primeiro lugar da classificação. Mas desenganem-se os mais desatentos, pois o domínio não é tão claro e agravado como aparenta. A verdade é que as competições nacionais têm vindo a ser cada vez mais disputadas, notando-se um maior equilíbrio entre as várias equipas que nelas competem. De quatro títulos em disputa em 2023 (competições nacionais, e com entrega de troféus agendadas para p presente ano), o SL Benfica conquistou 3, enquanto a equipa do FC Famalicão fez história, ao conquistar a sua primeira Taça de Portugal.

Na Liga dos Campeões, a equipa do Benfica voltou a ter um desempenho exemplar, na competição que correspondia à época transata (2022/2023). Incluída num grupo com gigantes europeus, a equipa portuguesa assinou exibições de alto nível, não sendo, no entanto, capaz de superar a fase de grupos. Contudo, em 2023/2024, o seu desempenho tem sido ainda melhor, e as encarnadas terminam o ano com sérias aspirações à classificação para os quartos de final, fase nunca antes alcançada pelas equipas portuguesas. Pela frente têm 2 adversários de peso – FC Barcelona, e FC Rosengard. Uma vitória frente à equipa sueca será suficiente, caso o FC Barcelona seja capaz de vencer a equipa do Eintracht Frankfurt. Escusado será dizer que, independentemente das nossas simpatias clubísticas, todos estamos a torcer pela qualificação do SL Benfica para os quartos de final da UWCL. Esta conquista, caso aconteça (ou mesmo que não aconteça), é reflexo direto do aumento da competitividade da liga BPI, e da qualidade da jogadora portuguesa.

E por falar em Liga BPI, que dizer do que se tem passado no ano 2023?! Se é verdade que o domínio do SL Benfica em 2022/2023 foi claro, também é verdade que em 2023/2024, esse domínio tem sido cada vez menos acentuado. Neste momento, 9 pontos separam o primeiro classificado do sétimo, sendo que apenas uma equipa ainda não foi capaz de pontuar (Lank Vilaverdense, que se encontra em posição de despromoção direta. Atlético Ouriense e Clube Albergaria são as outras duas equipas que, à data de hoje, se encontram em posição de disputa do play-off de despromoção. Mas olhemos melhor para a diferença pontual. SCU Torreense e Atlético Ouriense, 8º e 11º classificados, respetivamente, estão apenas separados por 4 pontos, sendo que Racing Power FC (recém-promovido), CS Marítimo e SF Damaiense encontram-se, respetivamente, no 4º, 5º e 6º lugares, em igualdade pontual, e a apenas 3 pontos do terceiro classificado, o SC Braga. Sporting CP e SL Benfica disputam o 1º lugar, com as leoas a estar a apenas 2 pontos das encarnadas.

Parece-me que os resultados obtidos pelo SL Benfica “fora de portas”, e o equilíbrio crescente que se tem vindo a registar a nível da Liga BPI são claros reflexos do bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido a nível nacional, principalmente no que toca aos escalões de formação e ao desenvolvimento da jovem atleta que, quando dispõe das melhores condições, trabalha como ninguém, e demonstra em campo que a aposta é acertada!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS