2023 – um ano de conquistas: Seleção Nacional

Margarida BartolomeuDezembro 27, 20234min0

2023 – um ano de conquistas: Seleção Nacional

Margarida BartolomeuDezembro 27, 20234min0
Margarida Bartolomeu passa em revista o ano de 2023 para a Seleção Nacional de Portugal feminino que participou num Mundial pela 1ª vez

E por falar em momentos históricos, que tal falar do que se passou com a seleção nacional feminina?

QUE ANO!

Se 2022 marcou a estreia da seleção nacional feminina de futebol na fase final de um Campeonato da Europa de Futebol, 2023 marcou a estreia das atletas portuguesas na fase final de um Campeonato do Mundo de Futebol. Depois de muita luta, de muitas batalhas, de momentos muito bons, e de momentos menos bons, a seleção nacional portuguesa conseguiu, finalmente, atingir um objetivo que, até há bem pouco tempo, parecia quase inatingível.

Mas desengane-se quem pensa que a grande conquista se ficou pela qualificação e que as atletas portuguesas foram apenas “marcar presença”. Inserida num grupo de grande complexidade, com Estados Unidos da América, Países Baixos e Vietname, a verdade é que as jogadoras portuguesas disputaram, até ao último minuto, a qualificação para os oitavos de final da competição, e só o poste da baliza da seleção dos Estados Unidos impediu esse momento de glória. Uma vitória, frente à seleção vietnamita, uma derrota, frente à seleção neerlandesa, e um empate (com sabor a derrota, por tudo aquilo que as jogadoras lusas realizaram em campo) frente à seleção estadunidense, marcaram a primeira participação de uma seleção nacional feminina numa fase final de um Campeonato do Mundo. Mas as conquistas não foram apenas a nível pontual. Portugal conquistou algo sem preço. RESPEITO!

A seleção nacional feminina demonstrou todo o seu potencial de crescimento, e toda a qualidade que a caracteriza, e conseguiu conquistar a admiração e respeito das outras seleções nacionais, deixando assim de ser sempre vista como a “outsider”, o elo mais fraco, a “carne para canhão”. Moveu multidões, “obrigou” milhares de adeptos portugueses a acordar de madrugada para assistir aos seus jogos no Campeonato do Mundo. Encheu estádios, tocou o coração de todos! E não é este o verdadeiro significado do futebol?!

A participação na Liga das Nações não correu como esperado, temos de admitir, mas tal não apaga o bom desempenho da seleção ao longo deste ano, e dos anos anteriores, nem todas as emoções que nos trouxeram!

Este marcar de posição da seleção portuguesa, não só no seio das competições mundiais, como até em termos de ranking (subida inédita ao top-20 mundial, com a conquista do 19º lugar do ranking FIFA – atualmente 21ª classificada, dados os resultados menos positivos obtidos na Liga das Nações), é fruto do trabalho extraordinário que os clubes têm vindo a desenvolver a nível dos seus escalões de formação, proporcionando contextos competitivos mais complexos e ricos, que estimulam o crescimento pessoal e desportivo das suas atletas, de uma forma que até há bem pouco tempo era impensável. 

2023 foi também um ano marcante para várias atletas portuguesas, dentro e fora da nossa fronteira. Como tal, sinto ser importante destacar 5 atletas que, na minha opinião, se destacaram durante este ano:

  • Ana Dias – que dizer de Ana Dias? Mais uma vez, sagrou-se campeã nacional russa, pela equipa do Zenit. Contudo, além da conquista deste prémio coletivo, conseguiu mais 3 prémios individuais, sendo distinguida como a melhor jogadora do campeonato russo, melhor avançada e melhor marcadora.
  • Francisca Nazareth – que dizer da jovem Kika?! Que crescimento, que afirmação, que qualidade! Não fica indiferente a ninguém, e em breve irá levantar voo, e espalhar magia pelos maiores palcos europeus e mundiais!
  • Tatiana Pinto – Que época da atleta portuguesa, que época! Uma das melhores jogadoras portuguesas da atualidade, demonstrou toda a sua qualidade na Liga F (Espanha), ao serviço do Levante UD, e abraçou novo desafio, em Inglaterra, onde se vai afirmando aos poucos. Uma das pedras basilares da nossa seleção nacional.
  • Telma Encarnação – a primeira marcadora (portuguesa) de sempre num campeonato do mundo feminino de futebol! Um crescimento e amadurecimento extraordinários, que deixam todo e qualquer adepto expectante quanto ao que Telma poderá oferecer, de futuro. Muita qualidade e potencial ainda não explorados, que nos fazem sonhar.

Que 2024 seja ainda mais prolífero, e continue a marcar o crescimento do futebol feminino português!

Porque… ELAS TAMBÉM JOGAM!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS