Paulo Meneses e a aventura no Nejmeh SC: dados e obstáculos

Fair PlayJulho 26, 20235min0

Paulo Meneses e a aventura no Nejmeh SC: dados e obstáculos

Fair PlayJulho 26, 20235min0
Mais uma entrada no Diário de Paulo Meneses e a aventura no Nejmeh, que nos conta como está a acontecer o início desta temporada 23/24

A VIDA DEPOIS DE: TAÇA É NOSSA

Na época passada terminamos da melhor maneira possível, ganhando a Taça à melhor equipa do Líbano.

Depois de termos qualificado a equipa para a AFC da Ásia um mês antes, a cereja em cima do bolo: ganhar a taça.

De realçar que, depois de uma época onde conseguimos fazer uma temporada fantástica, normal que as expectativas são enormes para a presente temporada.

PRÉ TEMPORADA

Muitos jogadores nas Seleções (3 na Sub-23 e 5 na Seleção Absoluta). Os reforços tardaram em chegar.

Senti que a nossa excelente dinâmica que tínhamos tido durante a temporada anterior, não seria mais a mesma, porque houve vários jogadores muito importantes que saíram (os 3 estrangeiros + 1 Libanês que vive na Costa de Marfim). 

Com essas dificuldades, começamos a pré-temporada a meio gás.

Para colocar em prática o Modelo de Jogo (desde o 1º dia da Pré Temporada), faltava meia equipa. Para mim, era impossível trabalhar qualquer tipo de conteúdo do Modelo de Jogo.

Tínhamos muitos jogadores jovens (alguns à experiência, outros da nossa Academia).

Mais uma vez, não nos fixamos nos problemas, mas sim procuramos soluções.

Tivemos o 1º jogo e o 2º jogo, foram contra equipas da 2ª divisão, ganhamos 1-0 e 2-0 respectivamente. Foi a estreia para muitos jovens jogadores, e houve jogadores que estavam à experiência que também jogaram esse jogo.

O 3º jogo, foi já a contar para a Elite Elite . É um torneio que a Federação do Líbano organiza na Pré temporada, para ajudar as equipas a prepararem-se para as competições oficiais da temporada.

Os grupos são constituídos por 3 equipas, e passa o 1º classificado.

O primeiro jogo jogamos contra uma equipa que jogou contra nós no Play-Off de campeão. O Bourj, mas este ano estão melhor apetrechados, porque contrataram vários jogadores aos grandes clubes. Estão bem mais fortes este ano.

Da nossa parte, continuávamos sem poder contar com 8 jogadores das seleções, sem os 2 dos estrangeiros e também o nosso capitão, por lesão. Eram no total 11 jogadores bastante importantes.

Mesmo assim, empatamos a zero.

O 2º jogo, contra uma boa equipa, também com um treinador estrangeiro (Holandês), foi um jogo muito competitivo e igualado. Neste caso nós usamos os 2 estrangeiros (Gilson ex-Benfica e Jose Embaló ex-Casa Pia). No entanto, como estes 2 jogadores vieram 3 semanas mais tarde da pré-temporada, só lhes demos 15 minutos de jogo a  Gilson e 10 minutos ao José Embaló. Ganhamos 2-0 e estávamos muito bem posicionados para passar às meias finais do torneio.

Só tínhamos que esperar que o Bourj não ganhasse por 3-0 ao Safa.

Na meia final enfrentávamos a melhor equipa do Libano. O campeão em titulo (recordemos que ganharam os últimos 9 títulos nos últimos 15 anos). Equipa que foi connosco à final da taça e que lhe ganhamos nos penalties.

Mas neste momento, a história era bem diferente, eles são um grupo de jogadores que jogam juntos há muitos anos, e nós com baixas muito importantes, jogadores que vieram tarde para a preparação da pré temporada. Se na temporada passada, fomos melhores nos 3 jogos que realizamos contra eles, neste jogo o adversário foi melhor.

Continuamos a nossa preparação, com vista o jogo da Super Taça no dia 30 Julho, Nós, os vencedores da Taça contra o campeão.

No Sábado 22 de Julho fomos fazer um jogo amigável contra o Baalbek, utilizamos muitos jogadores jovens, para salvaguardar alguns jogadores, ganhamos 1-0. E hoje, no ultimo teste antes da Super Taça, empatámos 2-2 contra uma boa equipa.

Não foi muito bom porque o nosso 2º capitão lesionou-se na cana do nariz (o 1º capitão está lesionado desde a 2ª semana da pré temporada). Nos próximos dias, espero afinar a máquina mais um pouco para poder competir na Super Taça da melhor maneira e trazê-la para casa.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS