MotoGP 2023: Bagnaia domina em Espanha

Luís MouraAbril 30, 20237min0

MotoGP 2023: Bagnaia domina em Espanha

Luís MouraAbril 30, 20237min0
Francesco Bagnaia domina em Espanha na 4ª prova de MotoGP deste ano de 2023, com Miguel Oliveira a sair devido a uma queda

Num fim-de-semana de emoções fortes, o campeão do mundo tornou a dominar desta feita em Espanha, no GP Guru. Miguel Oliveira sofreu uma grave queda e tem em risco a próxima corrida.

Qualificação

A sessão de qualificação para o Grande Prémio MotoGP Guru by Gryfyn de España decorreu no sábado de manhã e serviu, como é habitual esta temporada, para definir a grelha de partida para a corrida sprint e para o grande prémio de domingo.

Miguel Oliveira assegurou o lugar na Q2 nas sessões de treino combinadas, ao contrário de alguns dos principais pilotos do campeonato, como é o caso de Bagnaia, Bezzecchi e Quartararo.

A Q1 começou com condições climatéricas incertas. Os pilotos saíram rapidamente para pista, com o objetivo de marcar um tempo que lhes permitisse passar ao derradeiro momento da qualificação. No decorrer da Q1, as trocas de posição no topo da tabela foram constantes, no entanto os apurados para a Q2 foram Binder e Bagnaia. Bezzecchi foi eliminado por 37 milésimos, o que o remeteu para a décima terceira posição em ambas as corridas. Um mau resultado para o líder do campeonato, que lhe dificultou o fim-de-semana.

Quartararo não foi além do sexto tempo na sessão, sendo até batido pelo seu colega de equipa, Morbidelli, que foi quarto. Mais um mau resultado que reflete as dificuldades da Yamaha esta temporada.

Na Q2, já com a presença de Bagnaia e Binder, as trocas de posição no topo da tabela foram constantes. Mais um sinal da incrível competitividade que a MOTOGP oferece aos seus fãs. Num momento em que a maioria dos pilotos estava a melhorar o seu tempo por volta, Aleix Espargaró consegui superiorizar-se e conquistou a pole, seguido de Jack Miller e de Jorge Martin, que fecharam a primeira linha da grelha de partida. O campeão do mundo foi quinto. Miguel Oliveira esteve na luta pelas duas primeiras linhas da grelha de partida até ao final da qualificação. Infelizmente, quando ocupava a sexta posição, Dani Pedrosa com uma boa volta “roubou-lhe” a sexta posição e remeteu-o para sétimo.

Sprint

Os pilotos de MOTOGP, à semelhança dos últimos fins-de-semana de corrida, proporcionaram a todos os fãs mais uma frenética corrida sprint repleta de grandes momentos.

Os dois pilotos da KTM tiveram uma grande reação aos semáforos e saíram da primeira curva a liderar a corrida. Miguel Oliveira também fez um excelente arranque que o levou até à quinta posição.

No entanto, uma queda nas primeiras curvas da corrida, envolvendo Marquez, Fernandez, Bezzecchi e Morbidelli, proporcionou uma bandeira vermelha. Como ainda não estava consumada uma volta, todas as trocas de posições foram anuladas.

O reinício de corrida foi feito com as posições da grelha de partida, e os pilotos que estiveram envolvidos no acidente beneficiaram do regulamento, tendo a oportunidade de reiniciar a corrida.

No segundo arranque de corrida, Aleix Espargaró tornou a ser devorado pela concorrência. As duas KTM tornaram a assumir a liderança. Miguel Oliveira manteve a sétima posição. O “um dois” da KTM não durou muito sem ser ameaçado, uma vez que Miller, Martin e Bagnaia tiveram uma intensa luta pela segunda posição. Na terceira volta, Miller assumiu a liderança, depois da ultrapassagem ao seu colega de equipa.
Alex Marquez tornou a cair durante a quarta volta.

A corrida manteve-se muito agitada com várias ultrapassagens e lutas pelos mais diversos lugares, até à queda de Aleix Espargaró, que havia feito a pole. Miguel Oliveira aproveitou o desaire e ascendeu ao quinto lugar. Joan Mir também caiu e prolongou uma série de maus resultados, somando mais uma queda esta época.

A três voltas do final, Binder mergulhou para ultrapassar Miller, mas na saída da curva alargou a trajetória e não consegui consumar a ultrapassagem. Passado uma volta replicou o movimento e tornou a sair largo, todavia, na curva seguinte, executou a melhor ultrapassagem da corrida e ascendeu à primeira posição. Na penúltima volta, Miller errou e Peco aproveitou para subir até à segunda posição.

Binder venceu com uma ultrapassagem inacreditável. Peco foi segundo e Miller terceiro.

Miguel, depois de uma grande corrida, acabou em quinto. O líder do campeonato recuperou da décima terceira para a nona posição.

Mais uma esplendida corrida sprint de MOTOGP!

Corrida

A partida da corrida principal foi uma réplica da sprint. Um arranque canhão dos homens da KTM, que assumiram a liderança, e uma nova queda na curva dois, que originou uma bandeira vermelha, mas, infelizmente, desta vez, envolveu Miguel Oliveira. O piloto português viu-se novamente envolvido numa queda em que foi um mero espectador. Quartararo e Bezzecchi também foram intervenientes do acidente, mas a grande preocupação foi o estado de saúde de Miguel Oliveira, que teve de ser evacuado de maca para o centro médico, onde realizou a primeira avaliação médica. Quartararo e Bezzecchi conseguiram regressar à corrida, mas com um grande esforço físico, especialmente do piloto francês, que ficou bastante afetado. Antes do segundo recomeço de corrida, Fábio Quartararo foi considerado responsável pelo acidente com Miguel Oliveira e foi penalizado com uma “long lap”.

Quando os semáforos se apagaram no recomeço, pela quarta vez este GP, Binder e Miller voaram rumo à primeira curva e Espargaro foi “engolido”, caindo para quinto. Peco ascendeu à terceira posição. Miller ultrapassou de imediato Binder e assumiu a liderança. Joan Mir caiu novamente na segunda volta da corrida. Mais um fim-de-semana desastroso para o piloto da casa.

A luta pela vitória continuou, e Jack Miller foi ultrapassado pelo seu colega de equipa e por “Pecco” Bagnaia. Quando Martin se preparava para ultrapassar Miller, cometeu um pequeno erro foi ultrapassado por Espargaro e seguia na sua roda. Fabio Quartararo cumpriu mal a penalização que lhe foi aplicada e foi obrigado a repeti-la. Peco Bagnaia foi obrigado a ceder a posição a Miller, uma vez que, quando o ultrapassou, houve um toque.

Enquanto a corrida decorria, surgiu a informação de que Miguel Oliveira deslocou o ombro no acidente da primeira volta. Posto essa avaliação, Miguel foi assistido no centro médico com o objetivo de atenuar a gravidade da lesão, antes de ser submetido a exames complementares no hospital. Felizmente, a lesão é mais ligeira do que se esperava.A dez voltas do fim, Bagnaia ultrapassou Miller. O piloto da KTM começou a sofrer com o desgaste dos pneus e não resistiu aos ataques do italiano.

Binder, que tinha construído uma boa vantagem, foi de imediato pressionado por Peco.

No decorrer da décima sétima volta, Zarco e Bezzecchi caíram. Foram quedas em separado, que podem ter sido provocadas por uma perda inesperada de aderência dos pneus. Um péssimo resultado para Bezzecchi que perdeu a liderança do campeonato, depois de um fim-de-semana repleto de quedas.

O campeão do mundo em título foi diminuindo a desvantagem que tinha em relação e Binder e quando faltavam quatro voltas para o fim, ultrapassou o sul africano e geriu a vantagem até cruzar a linha de meta. Mais uma grande vitória do italiano que levou Tardozzi à loucura.

Apesar de nenhuma das KTM ter vencido a corrida, foi um excelente resultado para a marca austríaca que venceu a corrida sprint e teve um duplo pódio na corrida principal, com Binder e Miller, respetivamente. Martin foi quarto e Espargaro quinto.

Aproveitando a vitória e a queda de Bezzecchi, Bagnaia assume a liderança do campeonato. Bezzecchi desce para a segunda posição, enquanto Binder é terceiro.

A próxima ronda é dentro de quinze dias em França, mas, até lá, há testes oficiais no circuito de Jerez.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS