Convocados para o Tour a África 2024: novidades e certezas

Francisco IsaacJulho 6, 20245min0

Convocados para o Tour a África 2024: novidades e certezas

Francisco IsaacJulho 6, 20245min0
O Tour a África 2024 já está em andamento e Portugal já tem os seus 31 convocados como Francisco Isaac explica neste artigo

Simon Mannix já tem os seus 31 Lobos para a viagem à África do Sul, com várias novidades, surpresas, ausências, como tentamos explicar.

CONVOCATÓRIA

Convocatória com poucas trocas perante aquela que foi anunciada em Maio, com as principais saídas a serem Samuel Marques e Lucas da Silva – explicamos as ausências uns parágrafos abaixo – e chamadas-surpresa de Duarte Cardoso, Sérgio Moreira e António Andrade.

A maior das novidades é Sérgio Moreira, segunda-linha nascido na África do Sul e que fez parte da formação no Montpellier-Hérault, que actualmente está associado aos Toyota Cheetahs, tendo jogado no Japão (Kamaishi Seawaves). É um 2ª linha possante de quase 1,96 metros e de 24 anos, que tem ainda uma larga margem de progressão para se afirmar na selecção nacional.

No total, são 15 jogadores a jogar fora e 16 em Portugal, algo similar ao que já tinha acontecido no Campeonato do Mundo e em outras convocatórias quando Patrice Lagisquet era o seleccionador nacional. Abel da Cunha poderá estar a caminho de um clube português, mas mesmo assim, o equilíbrio existente é um pormenor recorrente e que deverá não servir para incentivar certos discursos de adeptos nacionais.

No que toca às ausências temos algumas notáveis e colocamos em parêntesis a explicação oficial dada pelos clubes/Federação Portuguesa de Rugby: Samuel Marques (fadiga muscular, não tendo férias desde 2022), Steevy Cerqueira (lesionado e está sem jogar desde Janeiro de 2024), Martim Bello (lesão no tornozelo sofrida na última semana de treinos antes da saída para a África do Sul), Lucas da Silva (fadiga e lesão muscular como comunicado pelo CA Brive), Raffaele Storti (a recuperar de lesão sofrida ao serviço do AS Béziers-Hérault), Jerónimo Portela (sabática internacional), Duarte Diniz (sabática internacional),  Vincent Pinto (sabática internacional como comunicado pela imprensa francesa), Nuno Sousa Guedes (lesionado), Rafael Simões (retirado da actividade internacional), David Wallis (lesionado na final do Campeonato Nacional), Hugo Aubry (lesionado e em recuperação)

Os únicos esclarecimentos que não conseguimos obter vai para as ausências de Anthony Alves (o pilar parece se ter retirado, mas poderá voltar a jogar por Portugal se for necessário), Pierre Sayerse, Dany Antunes, Lucas Martins (não joga desde Março e, vistas as coisas, será preferível que arranque a temporada no Agen para ganhar lugar e voltar às opções de Portugal)

Lembrar que Pedro Bettencourt retirou-se por recomendação médica.

ANÁLISE

Não é a melhor convocatória de todos-os-tempos, mas considerando o elevado número de lesões, é uma excelente convocatória e que vai dar Portugal as forças necessárias para resgatar pontos para o ranking mundial frente à… Namíbia. O objectivo frente aos Springboks está concentrado em realizar um jogo digno e competente, perdendo por menos de 70 pontos com o foco de importância a ser o primeiro jogo deste Tour, frente à Namíbia.

A avançada tem uma série de reforços de qualidade, com Francisco Fernandes, Cody Thomas, Diogo H. Ferreira, Luka Begic, David Costa, Abel Cunha e António Prim da Costa, sendo das melhoras primeiras-linhas de Portugal dos últimos cinco anos, sem contar com a que esteve convocada para o Campeonato do Mundo. Nicolás Fernandes é um jogador para o futuro, um segunda-linha de grande envergadura e com capacidade para imperar nos ares. José Madeira, perante a ausência de Cerqueira e de Bello, terá de actuar na segunda-linha, mas será interessante perceber se também terá uma hipótese de ocupar o lugar de asa-fechado da 3ª linha, posição que ocupa no FC Grenoble. Perante isto, Nicolás Martins, João Granate e Vasco Baptista ou Diego P. Ruiz oferecem uma 3ª linha musculada e inteligente, com a dúvida a recair perante o que vai Sérgio Moreira trazer a Portugal. Caso se afirme na 2ª linha, Madeira pode descer para 6, empurrando Martins ou Granate para 8. Importante também perceber o que pode António R. Andrade trazer, pois é dos 2ªs linhas mais talentosos do rugby nacional, precisando só de ganhar experiência a este nível.

As maiores questões e preocupações estão nos 3/4s, não tanto pela equipa titular, mas pelo facto de o banco revelar alguma inexperiência. Com Hugo Camacho e Joris Moura a serem os potenciais titulares no par de médios, Tomás Appleton e José Lima nos centros, e um três-de-trás formado por Rodrigo Marta, Simão Bento e Manuel C. Pinto, depois há que perceber quem estará pronto para tomar a dianteira como suplente ou até titular surpresa. Domingos Clemente está de retorno ao seu melhor, assim como Manuel Vareiro que realizou uma temporada de altíssimo nível; Gabriel Aviragnet, José P. dos Santos e Duarte Cardoso são três boas escolhas de futuro para o rugby nacional. Nisto tudo, Rodrigo Marta poderá ter que estar preparado para fechar na posição de centro, pois na impossibilidade de se contar com Pedro Bettencourt para agora e futuro, o que solta um lugar nas alas…

Em suma, é uma boa convocatória de Portugal, com competência, estrelas e jogadores jovens que precisam destes encontros para chegar ao patamar desejado antes do que realmente importa: o próximo Men’s Rugby Europe Championship 2025. Portugal vs África do Sul está marcado para o dia 20 de Julho às 16h00, enquanto a Namíbia é já no próximo fim-de-semana às 14h00.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS