A nova geração à conquista de Wimbledon
Começa esta segunda-feira, 1 de julho, o torneio de Wimbledon, também conhecido como o torneio dos cavalheiros. Carlos Alcaraz, número 3 do mundo, é o grande favorito à vitória. Campeão em título, o espanhol entra no torneio britânico ainda com a aura do título em Roland Garros. Um título, aliás, que lhe valeu mais um record de precocidade. Aos 21 anos, tornou-se o mais jovem de sempre a ganhar um Major nos 3 tipos de piso. Além disso, este ano ganhou ainda Indian Wells.
E bem se pode dizer que a juventude está a tomar conta do circuito. Não apenas Carlos Alcaraz tem sido dominante, como o italiano Jannik Sinner, 22 anos e líder da hierarquia mundial desde 10 de Junho, se tem posicionado como um jogador de topo. Só em 2024 já conquistou 4 títulos, entre eles o Australian Open. Os outros foram em Halle, Miami e Roterdão. Sinner soma já 14 títulos ATP e este ano já igualou as conquistas de 2023. Desde Outubro de 2023 que é top-4 do mundo, a 19 de Fevereiro deste ano subiu ao top-3, a 1 de Março ao top-2 e já em Junho alcançou o topo da hierarquia.
Além do espanhol e do italiano, no quadro feminino Iga Swiatek e Coco Gauff são destaques. Swiatek, 21 anos, é a líder do ranking feminino e já ganhou 22 títulos WTA. Por seu lado, Coco Gauff, número 2 do ranking, tem 20 anos de idade e também está entre as favoritas ao título. As duas tenistas, de resto, encontraram-se recentemente em Roland Garros, com triunfo da polaca.
Djokovic em busca do oitavo título
Voltando ao quadro masculino, claro que não se pode ignorar Novak Djokovic. O tenista sérvio esteve em dúvida por conta de lesão que obrigou a cirurgia, mas já está no Reino Unido. No mais, fez um jogo de exibição com Medvedev e não sentiu dor. Vencedor de sete troféus em Wimbledon, Nolan é sempre um jogador a ter em conta e diz que vem para “buscar mais um título”. De todo o modo, Djokovic admite que, aos 37 anos, quer correr menos até por conta dos Jogos Olímpicos, que estão à porta.
Quis o sorteio de Wimbledon que Alcaraz e Sinner estejam no mesmo lado da chave. No seu primeiro Major como número 1 do mundo, o italiano tem uma chave complicada. Estreia-se com Yannick Hanfmaan, ex top-50 e atual 95 do mundo. Em caso de vitória, pode defrontar Matteo Berrettini ou Marton Fucsovic. Outros possíveis adversários em fase adiantada podem ser Ben Shelton, Grigor Dimitrov ou Stan Wawrinka. Caso chegue às semi-finais e Alcaraz vá confirmando o seu favoritismo, os dois podem-se defrontar para disputar o acesso à final.
O espanhol, por seu lado, começa contra Mark Lajal, que veio do qualifying. Em caso de triunfo joga com o vencedor entre Alexandar Vukic e Sebastian Ofner. Outros adversários podem ser Frances Tiafoe, Felipe Alves, Sebastain Baez e Casper Ruud. Por outro lado, Djokovic encontra-se do outro lado da chave, onde está também Alexander Zverev, finalista vencido em Roland Garros.
Este ano o torneio oferece um prize money record de 50 milhões de libras (cerca de 60 milhões de euros), um aumento de 11,9% face ao ano passado.