Women’s Rugby Europe Championship 2024: calendário e adversários

Francisco IsaacJaneiro 2, 20243min0

Women’s Rugby Europe Championship 2024: calendário e adversários

Francisco IsaacJaneiro 2, 20243min0
O Women's Rugby Europe Championship 2024 arranca já em Fevereiro e Francisco Isaac traz-te o calendário e adversários neste artigo

A 24 de Fevereiro de 2024, a selecção nacional feminina portuguesa de rugby vai jogar o seu primeiro jogo no Women’s Rugby Europe Championship, tendo pela frente as selecções dos Países Baixos, Suécia e Espanha, atingindo assim o principal palco das competições internacionais femininas da Rugby Europe. Depois de terem conquistado a divisão Trophy sem consentir qualquer derrota e a consentir apenas três ensaios, agora é o momento para lutar por objectivo de maior dificuldade e que forçará às “Lobas” darem mais um salto na sua evolução enquanto equipa e atletas. Comecemos então pelo calendário e formato!

CALENDÁRIO

Portugal vai ter três jogos pela frente no Women’s Rugby Europe Championship 2024, sendo este o calendário:

Países Baixos no dia 24 de Fevereiro pelas 12h30 (hora portuguesa) em Lisboa;
Suécia no dia 9 de Março pelas 15h00 (hora portuguesa) em território português;
Espanha no dia 30 de Março pelas 16h00 (hora portuguesa) em Espanha;

O campeonato é jogado a uma volta, não há descidas (a divisão Trophy está em modo suspenso até 2025, sendo que a Bélgica deverá ser o principal candidato caso haja uma expansão) e pode ajudar a determinar o posicionamento de Portugal para o WXV ou qualificação do Mundial de Rugby 2026.

O QUE ESPERAR DE SUÉCIA, PAÍSES BAIXOS E ESPANHA

Suécia é um adversário bem conhecido da selecção comandada por João Moura, tendo jogado por uma vez nos últimos dois anos, num encontro que terminou em derrota das “Lobas” por apenas um ensaio. A Suécia é treinada por Tamara Taylor e tem várias atletas a actuar quer em Inglaterra ou França, Amanda Swartz (Leicester Tigers), Elin Sterner ou Minonna Nunstedt. É uma equipa mais vocacionada para o jogo físico e de fases-estáticas, com Swartz e Frida Nilsson a serem boas armas nas linhas-atrasadas. Efectivamente, é o conjunto mais acessível a Portugal.

Os Países Baixos continuam em alto crescimento no rugby feminino, liderados por Sylke Haverkorn. Em 2023 derrotaram a Suécia no Women’s Rugby Europe Championship e estiveram globalmente bem nos Test Matches jogados durante o ano. É uma equipa possante, que se agiganta no alinhamento e no contacto, obtendo altos dividendos do choque físico, possuindo ainda umas quantas unidades geniais no jogo aberto. Liza de Wild, Jet Metz, Quen Makkinga, Isis Touw e Jordan Heil foram os principais destaques em 2023, esperando-se que em 2024 surjam mais alguns vindos de Inglaterra.

Já a Espanha estará um ou dois níveis acima de Portugal, concentrada em atingir outro patamar no rugby feminino, isto depois de ter participado em vários mundiais no passado. Conseguiu o apuramento para a 3ª divisão do WXV e até se apresentou a um elevado nível, terminando em 3º lugar e a 4 pontos do título. As Leonas têm uma série de atletas de belíssima qualidade, tanto do ponto de vista técnico, táctico ou físico, com Anna Puig, Alba Capell, Claudia Pérez, Alba Vinuesa, Claudia Peña Hidalgo e Maria Calvo a serem os nomes a reter para 2024. A selecção espanhola é treinada por Juan González Marruecos, antigo internacional espanhol e um dos técnicos jovens mais celebrados no país vizinho.

Neste artigo não vamos tocar nas expectativas e no que esperar de Portugal, mas importa dizer que uma vitória frente à Suécia seria um sucesso tremendo, e mesmo o 4º lugar terá de ser entendido como um passo no crescimento e desenvolvimento dos processos da selecção treinada por João Moura.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS