Rugby Português “Lá Fora”: “rei” Martins bisa pelo Angoulême

Francisco IsaacJaneiro 21, 20247min0

Rugby Português “Lá Fora”: “rei” Martins bisa pelo Angoulême

Francisco IsaacJaneiro 21, 20247min0
Nicolás Martins foi o MVP e ajudou o SAXV a arrancar uma preciosa vitória na luta pela manutenção na ProD2

Mais uma jornada com grandes números e estupendas exibições de jogadores portugueses, com Nicolás Martins a ser o MVP deste Rugby Português ‘Lá Fora’, sendo que Inês Spínola, Diogo Hasse Ferreira e Dany Antunes também estiveram em alta.

MASCULINOS

PROD2

Cody Thomas e Jéremie Mauroaurd finalmente puderam sorrir nesta temporada, com uma grande e folgada vitória conquistada frente ao Nevers, pondo fim a uma sequência de 15 derrotas consecutivas – não ganhavam desde Agosto de 2023! O talonador Jéremie Mauroaurd ficou em campo até ao 53º minuto, com cinco introduções no alinhamento bem sucedidas (e três que acabaram em erro), seis placagens, cinco portagens de bola e um turnover, numa prestação promissora. Já Cody Thomas entrou a acelerar, impondo sete placagens efectivas, ostentando uns 100% de eficácia nesse capítulo. Arrancou ainda duas penalidades à formação-ordenada adversária, mostrando estar em forma.

Anthony Alves, Simão Bento e Pierre Sayerse jogaram todos na derrota do Stade Montois frente ao ainda líder Vannes, com os dois últimos a terem sido titulares no trio do três-de-trás, mas comecemos por ordem. O pilar entrou em campo logo no arranque da 2ª parte e cumpriu nas fases-estáticas, juntando umas boas placagens e duas portagens de bola. Já em relação ao defesa e ponta, Simão Bento terminou o jogo como o jogador do Mont-de-Marsan com mais metros conquistados (50), quatro defesas batidos, onze portagens de bola e um offload, tendo estado em duas das melhores jogadas da sua equipa. Já Pierre Sayerse teve menos espaço e oportunidades para brilhar, mas ainda assim terminou com uma quebra-de-linha e cinco defesas batidos, captando quatro captações aéreas sem qualquer erro. Nota para a renovação de contrato de Simão Bento para mais duas temporadas, passando a ser considerado como 100% jogador profissional.

Samuel Marques, Raffaele Storti e Francisco Fernandes estiveram em campo num dos principais encontros da jornada, que acabou com a vitória do Provence na bola-de-jogo, num encontro em que o pilar de 38 anos atingiu a marca de 300 jogos na ProD2! Falando de Francisco Fernandes, o primeira-linha acabou como o MVP oficial do encontro, isto após ter arrancado duas penalidades da formação-ordenada rival, doze placagens efectivas, um turnover, seis portagens de bola (conquistou a linha-de-vantagem por duas ocasiões), imperando na primeira-linha. Storti terminou o encontro com 61 metros de conquista, fazendo a assistência para o segundo ensaio do Béziers e a forçar duas quebras-de-linha e quatro defesas batidos, numa prestação novamente de alto nível. Já Samuel Marques fez a assistência para o primeiro ensaio deste jogo entre o 2º e 3º classificado da ProD2, tendo salvo a sua equipa em uma situação crítica.

Nicolás Martins e Vincent Pinto estiveram frente-a-frente no Soyaux-Angoulême vs Colomiers, com a vitória a terminar nas mãos da equipa da casa, com uma grande ajuda do 3ª linha já que marcou dois ensaios. Rodrigo Marta, que estava convocado inicialmente, acabou por não ser chamado a jogo. A exibição de Nicolás Martins foi galvanizante, com o asa a somar uns números espectaculares e que valem a pena destacar: foi o jogador com mais placagens realizadas (15 e 100% de eficácia) e quebras-de-linha (3), o segundo com mais portagens de bola (9), o terceiro com mais defesas batidos (3), um turnover e 39 metros de conquista, e os tais dois ensaios. Vincent Pinto terminou com quase 100 metros de conquista e esteve por detrás de três grandes situações de ataque do Colomiers.

Diogo Hasse Ferreira teve uma noite memorável, já que quando entrou em campo o Dax perdia por 06-24 na visita ao campo do Grenoble (sem José Madeira que está lesionado), e acabou por dar a volta com o pilar, fechando o jogo num emocionante 27-24 em favor da equipa visitante. O pilar ex-GDS Cascais realizou oito placagens efectivas, ajudou à formação-ordenada do Dax forças três penalidades na FO do Grenoble e esteve exemplar no apoio ao ataque da sua equipa. Nota para Diego Pinheiro Cruz que esteve no banco de suplentes do Grenoble mas acabou por não entrar em campo.

Joris Moura entrou aos 51 minutos, num jogo que acabou em derrota para o Valence-Romans no campo do Biarritz. O internacional português entrou para a posição de defesa e correspondeu no jogo ao pé.

NATIONALE

Mike Tadjer alinhou a titular e somou 64 minutos em mais um desaire do Massy, com o talonador a ter sido expulso temporariamente, isto no decorrer da primeira-parte. O “lobo” acabou por realizar uma boa exibição nas suas obrigações.

Steevy Cerqueira foi chamado à titularidade pelo Chambéry, mas acabou por sair antecipadamente por lesão aos 20 minutos. Duas boas conquistas no alinhamento. Desconhece-se a gravidade da lesão.

NATIONALE 2

O Olympique Marcq Rugby Lille continua a galopar na classificação da zona A do Nationale 2 e Dany Antunes voltou a dar uma ajuda preciosa, convertendo 15 pontos ao pé, contribuindo assim com 50% dos pontos da sua equipa. Excelentes arrancas pela ala esquerda, com duas quebras-de-linha para ajudar ao ataque do OMR somar a 10ª vitória da temporada.

Clémente Pereira foi titular e cumpriu os 80 minutos pelo Salles. Bons pormenores no ataque, particularmente na segunda-parte, em que iniciou a jogada do único ensaio dos actuais 1º classificados da Zona A.

Luigi Dias foi titular em mais uma derrota do Saint Jean de Luz. Não obtivemos informações sobre este encontro.

Éric dos Santos Madeira começou novamente de início e capitaneou o Anglet à 6ª vitória da temporada. Grande prestação nas fases-estáticas e dez placagens efectivas.

Nicolás Fernandes jogou 30 minutos na vitória do Macôn.

Anthony Granja jogou 28 minutos na derrota do Lannemezan, com o pilar a ter cometido uma penalidade, mas esteve globalmente bem na formação-ordenada.

Thibault de Sousa foi titular na derrota do Aubenas, com o pilar a sair de campo no início da segunda-parte. Jogo positivo do pilar.

DIVISION DE HONOR

José Conde foi titular na vitória do UE Santboiana, tendo saído de campo ao 41º minuto. Não falhou nas fases-estáticas, e foi imperial na defesa com sete placagens efectivas, para além das cinco portagens de bola.

FEMININO

Neste fim de semana só tivemos jogos da Élite 2 e muitas Lobas (e talvez) estiveram em campo! Primeiro jogo foi entre as Valkyries de Rouen a receber o CA Brive da pilar Zoé Fernandes. Vitória sem disputa 31 a 3 das jogadoras de casa com Inês Marques e Beatriz Oliveira titulares, e Mariana Marques a sair do banco. A centro não falhou a sua entrada em campo com 2 ensaios. Beatriz jogou todo o jogo e Inês saiu aos 71 minutos. A pilar esquerda Fernandes jogou 58 minutos.

O US Dax jogou contra o US Joué em casa e perdeu 12 a 19. Lola Dos Santos jogou todo o jogo e esteve bem nas placagens. As Coyotes94 foram jogar em casa da equipa de La Rochelle, equipa invicto desta Élite 2.

A equipa de Clothilde Vieira e Marion Mazer, duas internacionalizações frente o Brasil em novembro, perderam 49 a 0. Clothilde jogou todo o jogo e Marion saiu do banco aos 61 minutos de jogo.

ÉLITE 2

Aguardamos por informações.

LIGA IBERDOLA

Inês Spínola marcou mais um ensaio pelo CRAT, que estão numa sequências de seis vitórias consecutivas na principal divisão do rugby espanhol feminino. Um ensaio, 60 metros de conquista, uma quebra-de-linha e cinco defesas batidos, não realizando qualquer erro nas captações aéreas.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS