Rugby Português “Lá Fora”: algumas transferências para 24/25 pt.2

Francisco IsaacJunho 25, 20244min0

Rugby Português “Lá Fora”: algumas transferências para 24/25 pt.2

Francisco IsaacJunho 25, 20244min0
Francisco Isaac escolhe algumas das transferências já confirmadas do Rugby Português 'Lá Fora' e o que podemos esperar para 24/25

Mais quatro transferências confirmadas do Rugby português ‘Lá Fora’ com destaque para Boaventura Almeida que irá ter a sua primeira aventura como sénior profissional, depois de ter estado na academia do Pau nos últimos dois anos.

BOAVENTURA ALMEIDA (SÉCTION PALOISE -» SURESNES)

Posição: 3ª linha
Divisão que passará a jogar: Nationale
Números de 2023/2024: Não jogou pela equipa principal

O jovem formado no GDS Cascais que se mudou para França em 2022, vai ter a sua primeira experiência como sénior ao serviço do Rugby Club Suresnes Hauts-de-Seine, clube da Nationale que terminou em 5º lugar. O internacional português em duas ocasiões fez parte da academia do Séction Paloise, tendo completo a sua formação neste emblema do Top 14, e perante a não utilização no plantel principal, a saída para um clube que lhe garanta minutos e experiência ao mais alto nível, que, por sua vez, vai lhe permitir lutar por um espaço nas futuras convocatórias de Simon Mannix.

LUKA BEGIC (RO CHAMBÉRY -» STADE MONTOIS)

Posição: Talonador
Divisão que passará a jogar: Pro D2
Números de 2023/2024: 2x titular e 11x como suplente utilizado

Depois de ter se estreado pela selecção nacional, Luka Begic conseguiu arrancar uma série de jogos ao serviço do Chambéry e acabou por convencer o Stade Montois a contratá-lo, juntando-se à equipa após a janela internacional de Julho. Begic vai jogar ao lado de Simão Bento, Pierre Sayerse e Anthony Alves, sendo neste momento o clube com maior representatividade portuguesa na Pro D2. Em relação ao futuro, Begic terá boas chances em somar bons e largos minutos já que Torsten Van Jaarsveld e Simon Labouyrie abandonaram o clube após o fecho da temporada. Portugal precisa do jogador de 23 anos em forma e com jogos nas pernas de modo a ter uma primeira-linha pronta para o desafio do próximo Men’s Rugby Europe Championship, que será decisivo para o apuramento para o Mundial de Rugby 2027.

HUGO CAMACHO (AVIRON BAYONNAIS -» AS BÉZIERS-HÉRAULT)

Posição: Formação
Divisão que passará a jogar: Pro D2
Números de 2023/2024: 4x titular em 30 possíveis jogos

Aos 20 anos, Hugo Camacho abandona o seu clube de formação, o Aviron Bayonnais, e fará parte da armada portuguesa do AS Béziers-Hérault, juntando-se a Francisco Fernandes e Samuel Marques a partir de Julho. Esta saída de Camacho pode ser vista como extremamente positiva, uma vez que vai ter a oportunidade de desenvolver o seu jogo de formação junto a um dos melhores nessa posição, somando ainda bons minutos algo que não teve nesta última época ao serviço do Bayonne. A tenra idade e o facto de já somar cinco internacionalizações por Portugal (e três ensaios) são factores positivos e promissores para o formação que apesar de descer uma divisão, terá um oceano de oportunidades para se destacar.

LUCAS MARTINS (BLAGNAC -»AGEN)

Posição: Ponta
Divisão que passará a jogar: Pro D2
Números de 2023/2024: 1x suplente utilizado em 20 jogos (o Blagnac encerrou a actividade da equipa sénior masculina em Fevereiro de 2024)

Foi uma das surpresas do Men’s Rugby Europe Championship 2024 e depois de ter ajudado Portugal chegar à final da competição, ajudando a equipa com três ensaios marcados, para além de uma série de arrancadas e jogadas em grande estilo. Martins, que cumpriu a recta final da sua formação no Blagnac, não era um jogador muito utilizado nesta clube da Nationale, cumprindo um total de 10 jogos em duas temporadas, um valor extremamente baixo – apesar de ter feito cinco ensaios em oito jogos em 2022/2023-, especialmente por aquilo que fez ao serviço dos Lobos em 2024. A saída para o Agen é interessante, mas terá uma montanha para escalar, já que este emblema da Pro D2 quer terminar entre os seis primeiros na próxima época. Saíram Timilai Rokoduru e Tevita Railevu das pontas, o que dá algum espaço para Lucas Martins somar alguns jogos pelo seu novo clube.

Foto de Destaque de Luís Cabelo Fotografia


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS