Rugby Português “lá fora”: portugueses com fim de ano em grande
Sem um destaque principal desta semana em específico, quase 20 jogadores portugueses estiveram em campo em diferentes frentes, com as principais notas de destaque a irem para Francisco Fernandes, Rui M. Freitas, José Conde, Luigi Dias e o par do Dax Rugby, Rodrigo Marta e Diogo H. Ferreira. O último artigo do ano do “Rugby Português ‘lá fora'” aqui chega!
NOTÍCIAS DE OUTROS JOGADORES
Sebastien de Chaves foi titular no Newcastle Falcons, que acabaram por consentir uma pesada derrota na recepção ao Cardiff Rugby, num jogo em que o 2ª linha esteve globalmente bem.
Bela exibição de Francisco Fernandes na vitória do Béziers-Hérault (Raffaele Storti não jogou) ante o candidato à subida Biarritz, com o pilar português a sair de campo aos 57 minutos, depois de muito trabalhar tanto nas fases-estáticas como no jogo corrido, sendo uma das traves-mestras neste emocionante encontro da ProD2.
Cody Thomas e Lucas Costa estiveram ambos presentes no desaire do Rouen Normandie, sendo que os dois entraram em campo a partir do banco de suplentes. O pilar registou um par de boas formações-ordenadas na 1ª parte (cartão amarelo ao pilar esquerdo titular forçou a sua entrada aos 18′), mas acabou por consentir dois erros nos segundos 40 minutos. Já o asa jogou 30 minutos, sem grande consequência para o encontro.
Samuel Marques foi suplente utilizado na derrota do Carcassonne na visita ao Stade Montois (sem Anthony Alves e Simão Bento), com formação a acabar por ter de entrar logo aos 13 minutos, realizando uns quantos bons momentos ofensivos, mas sem impacto no resultado final.
Nicolás Martins arrancou no banco de suplentes na derrota do Angoulême para a ProD2, mas foi chamado cedo a serviço quando teve de entrar em campo aos 30′ devido a uma lesão temporária de um colega de equipa, o que permitiu ao asa realizar uma prestação competente, com 9 placagens, 1 turnover, 2 defesas batidos e uma penalidade cometida.
Rodrigo Marta e Diogo H. Ferreira fecharam em beleza 2022, com mais uma vitória para o Dax, desta feita frente ao 2º classificado desta 3ª divisão do rugby francês. O centro ex-Belenenses Rugby foi um dos protagonistas com um par de arranques fulgurantes, ameaçando constantemente chegar a territórios mais avançados, apesar do Dax não ter conseguido marcar qualquer ensaio neste encontro – tudo penalidades. Diogo H. Ferreira entrou nos 24 minutos finais e foi importante para segurar a sua equipa a partir da formação-ordenada.
Le groupe vit bien ❤️?
? @RugbyZoneTV pic.twitter.com/MUW1HwIeNs
— U.S.Dax Rugby Landes (@usdaxrugby) December 16, 2022
José Lima e Geoffrey Moïse estiveram em campo na suada vitória do Narbonne frente ao Nice, com o centro internacional português a realizar uma bela exibição, impondo uma agressividade total no contacto, forçando uns quantos erros à linha contrária, sendo que o pilar entrou em campo já no decorrer da 2ª metade deste encontro para a Nationale.
Steevy Cerqueira começou de início pelo Chambéry, mas não foi suficiente para manter a equipa na senda das vitórias nesta Nationale. O 2ª linha foi eficaz nas fases-estáticas, sem deslumbrar, conseguindo somar uma série de boas placagens nos primeiros 40 minutos.
Cyrille Andreu e Thibault de Sousa jogaram na vitória do Aubenas, com o defesa a cumprir 80 minutos, enquanto o pilar actuou nos últimos 26, sendo que o primeiro voltou a liderar positivamente a sua equipa com uma série de acções importantes na recepção de bola e no relançamento desta ao pé, tendo ainda arrancado um par de quebra-de-linhas neste encontro para a Nationale 2.
Luigi Dias levou a melhor frente a Thibault de Freitas, com o Saint Jean-de-Luz a garantir 4 pontos na recepção ao Floirac, num encontro que terminou com um 23-22. Ambos estiveram bastante activos no encontro, com o 2ª linha a imperar nos alinhamentos, enquanto o nº8 foi um dos principais portadores de bola da sua equipa.
Éric dos Santos foi titular na vitória do Anglet, ajudando a sua equipa a garantir uma importante vitória na luta pela manutenção (apuramento para o playoff de subida é ainda possível) com uma série de grandes intervenções no alinhamento, 10 placagens e uma quebra-de-linha do 2ª linha português.
José Conde foi titular pelo UE Santboiana, saindo de campo aos 51 minutos quando o resultado estava praticamente ditado, apesar de uma ligeira reação final dos Les Abelles, isto a contar para a División de Honor espanhola. Formação-ordenada estável, boa entrega na conquista das fases-pesadas e sem erros no aspecto defensivo.
Rui M. Freitas foi novamente considerado MVP pelo Eemland, conseguindo 70 metros, 5 quebras-de-linha, 15 defesas batidos e iniciar pelo menos três jogadas que deram ensaio para os actuais líderes do campeonato neerlandês de rugby.