Rugby Português “lá fora”: José Lima e Rodrigo Marta dão show

Francisco IsaacAbril 16, 20235min0

Rugby Português “lá fora”: José Lima e Rodrigo Marta dão show

Francisco IsaacAbril 16, 20235min0
Rodrigo Marta chega aos 15 ensaios na Nationale e ajuda ao Dax a atingir os 100 pontos, como explica Francisco Isaac

Rodrigo Marta marcou três ensaios na vitória do Dax Rugby, com José Lima a ajudar o Narbonne com também dois toques-de-meta, num fim-de-semana globalmente positiva para os jogadores portugueses nos campeonatos estrangeiros.

DESTAQUES DO FIM-DE-SEMANA

Sebastian de Chaves foi novamente titular pelo Newcastle Falcons, e apesar derrota por números complicados frente aos Harlequins, o 2ª linha realizou uma prestação satisfatória com 13 placagens efectivas (duas falhadas), um turnover, uma penalidade cometida, 20 metros percorridos e três linhas-de-vantagem conquistadas.

48 minutos para o talonador português Mike Tadjer, que esteve em bom nível na derrota do Perpignan em casa do RC Toulon, com apenas uma falha nas introduções, seis placagens efectivas, bom trabalho no contacto, e disputas de qualidade junto do ruck. Saiu já no decorrer da 2ª parte, com o Perpignan em situação perigosa na tabela, pois o Pau somou uma vitória na recepção ao Clermont.

José Madeira começou de início na derrota do Grenoble, saindo aos 55′ para retornar ao relvado aos 63′ por via de lesão de um companheiro de equipa. Prestação compacta do avançado ex-Belenenses, com seis captações no alinhamento, oito placagens efectivas, um roubo de bola no breakdown e duas portagens de bola. O Grenoble continua na senda de se apurar para as meias-finais da ProD2.

Anthony Alves entrou em campo à passagem do 52º minuto, e na quase meia-hora em que jogou, apresentou-se em boa forma. Nenhum erro forçado.

Belíssima exibição de Nicolás Martins, que foi fulcral na vitória do Angoulême, com o emblema do asa português a dar um passo assertivo na manutenção na ProD2. 14 placagens efectivas, dois grandes offloads, uma quebra-de-linha, dois defesas batidos, e uma capacidade física que acabou por criar constantes problemas ao Biarritz.

Rugby Português “lá fora”: José Lima mantém Narbonne em jogo

Francisco Fernandes foi suplente utilizado na derrota surpreendente do Béziers frente ao Massy, colocando um ponto final na vontade do emblema do pilar chegar aos lugares de luta pela subida de divisão. Nada a apontar da prestação do pilar.

Samuel Marques estava a ser um dos melhores do Carcassonne, até que aos 18′ foi forçado a sair por lesão, o que acabou por comprometer o objectivo dos jaunards em somarem uma vitória na fuga à descida de divisão.

Cody Thomas voltou a ser suplente utilizado no Rouen Normandie, num encontro em que voltou a terminar da pior forma para a equipa do pilar luso. Em relação ao jogo do primeira-linha, apresentou-se em boa nível nas fases-estáticas e na conquista da linha-de-vantagem.

Steevy Cerqueira foi titular pelo Chambéry, com a equipa dos elefantes a consentirem uma derrota no campo do Albi, com o segunda-linha a mostrar bons argumentos no alinhamento. 10 placagens efectivas, e nenhum dado relevante no ataque.

Mais um ensaio para Dany Antunes que foi um dos principais agitadores do Coganc, que acabou por sair derrotado por um ponto nesta jornada da Nationale. O defesa ainda somou 60 metros de conquista, duas quebras-de-linha e 3 defesas batidos.

Galvanizante exibição de José Lima, que marcou dois ensaios e foi o MVP da vitória do Narbonne, com ainda duas quebras-de-linha, cinco defesas batidos, sete placagens efectivas (uma falhada e duas dominantes), impondo toda uma dinâmica a partir da sua posição.

Hattrick de Rodrigo Marta que reforçou o 1º lugar do Dax Rugby na Nationale, e o ponta foi inacreditável cada vez que a oval veio em sua direcção, com uma intercepção, duas quebras-de-linha, sete defesas batidos e um par de grandes momentos, que o mantêm como o melhor marcador desta 3ª divisão do rugby francês.

50 minutos para José Conde, que foi substituído numa altura em que o Santboiana acabou por sair derrotado na visita ao campo do Real Ciências. Bons pormenores técnicos do pilar, que concedeu uma penalidade, mas forçou alguns problemas na formação-ordenada contrária.

Hugo Mendes foi suplente utilizado na vitória do Marc-en-Baroeul, com bons momentos na segunda-parte, isto num jogo frente ao Rumilly de Loïc Bournonville, que também entrou após o intervalo.

Cyrille Andreu manteve a titularidade pelo Aubenas, num encontro em que marcou um ensaio, e foi dos melhores em campo, mas que não foi suficiente para garantir uma vitória na Nationale 2.

Fim-de-semana que ditou a descida de divisão do Floirac de Thibault de Freitas e Kévin Baptista, com o emblema destes dois internacionais portugueses a sair derrotado da viagem ao campo do Auch. Nenhum realizou uma exibição extremamente positiva, num jogo que até tinha começado da melhor forma para o Floirac.

O Anglet garantiu a manutenção na Nationale 2, com Éric dos Santos a ser titular no último encontro da temporada. Bons apontamentos do avançado português que dominou especialmente na avançada.

Lionel Campergue saiu do banco de suplentes num jogo em que confirmou a permanência do Bassin D’Arcachon na Nationale 2. Não obtivemos informações da exibição do talonador.

Luigi Dias foi novamente titular no Saint Jean-de-Luz, e o segunda-linha dominou no alinhamento, com ainda cinco linhas-de-vantagem conquistadas num jogo em que os 2ºs classificados da Nationale 2 perderam, mas sem consequências para a classificação final.

Miguel Macedo foi titular pelo SC Neuenheim, ajudando a sua equipa a garantir mais uma vitória a contar para a Bundesliga.

João Vasco Côrte-Real e Eduardo Sampaio foram titulares na 1ª linha do München, que empatou a 24 pontos frente ao Offenbacher SCR.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS