Rugby Europe Super Cup 2023: o que muda no modelo?

Francisco IsaacJulho 10, 20234min0

Rugby Europe Super Cup 2023: o que muda no modelo?

Francisco IsaacJulho 10, 20234min0
Francisco Isaac analisa as mudanças estruturais à Rugby Europe Super Cup 2023 e o que esperar para a competição nesta temporada

Com o Mundial de Rugby 2023 a raptar as atenções de todos os adeptos, a Rugby Europe Super Cup 2023 vai acontecer só entre os meses de Novembro e Dezembro, num formato mais curto e que até protege, nesta época, as equipas mais fortes, ou, se quisermos, aquelas que têm garantido mais apuramentos para a fase-final da competição. Para além do formato e das datas, também temos novidades nas equipas, com uma nova inclusão e uma saída, aumentando assim o número de países envolvidos nesta competição de franquias da Rugby Europe.

FORMATO NOVO E CALENDÁRIO MAIS FUGAZ

Comecemos então pelo formato para perceber como vai tudo funcionar. Lusitanos, Tel-Aviv Heat, Black Lion (bicampeões), Castilla y León Iberians e Lusitanos estão no grupo A, enquanto Romanian Wolves, Delta Rugby, Brussels Devils e, os estreantes de 2023, Bohemia Rugby Warriors da Chéquia vão lutar entre si no grupo B.

Do grupo A passarão as três equipas com maior número de pontos, enquanto no B só a 1ª classificada vai ter direito a ir para as meias-finais, sendo uma clara demonstração de proteção às equipas mais fortes, isto porque o Campeonato do Mundo terá um efeito “negativo” nelas. Os atletas depois do Mundial necessitarão de férias para descansar e só se perspetiva o seu regresso em Novembro, chegando em cima da competição.

Para chegar às meias-finais não bastará só ganhar um jogo, e sendo uma competição a três jornadas só, será importante evitar calafrios e calculadoras. Seguem-se depois meias-finais e final, perfazendo um total de 5 jogos para todas as equipas, uma vez que vamos ter classificação final, ao jeito do que acontece no Rugby Europe Championship masculino.

Em relação ao calendário, os Lusitanos vão jogar em casa por duas vezes, assumindo a condição de visitante na 3ª jornada. Entre o 4 e 5 de Novembro, os Lusitanos recebem os israelitas do Tel-Aviv Heat; no fim-de-semana de 11 e 12 de Novembro teremos a reedição da final de 2021, com os Black Lion a visitarem Lisboa; e, finalmente, os Lusitanos viajam até Espanha para jogar frente aos Iberians.

A 2/3 de Dezembro temos as meias-finais e a 16/17 as finais de competição.

NOVAS EQUIPAS E NOVOS HORIZONTES

Posto isto, em comparação com a temporada transacta, entrou a tal formação dos Bohemia Rugby Warriors para o lugar do RC Batumi da Geórgia, aumentando o número de países que estão presentes na competição atingindo as 8. Nada se sabe se no futuro a Alemanha e Polónia irão querer fazer parte da Rugby Europe Super Cup, mas o facto de ir para a 3ª edição da prova demonstra que há interesse mínimo e algum tipo de investimento concreto.

Em relação aos Lusitanos, será importante ter alguma atenção ao facto de que a larga maioria dos jogadores está há meses seguidos a trabalhar e quando chegarem à competição advêm de um Campeonato Mundo exigente, e com várias novidades mesmo dentro da equipa, podendo não atingir os níveis das épocas anteriores.

É importante frisar esse ponto e não exigir resultados, sendo também fundamental lembrar que os adeptos têm de marcar presença nas bancadas, ao contrário do que se passou na meia-final de 2022 frente ao Tel-Aviv Heat.

A Rugby Europe Super Cup 2023 tem assim início marcado para dia 4 de Novembro de 2023 e faremos o acompanhamento à competição.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS