Portugal vs Irlanda AIL: algumas notas para o encontro

Francisco IsaacMarço 4, 20243min0

Portugal vs Irlanda AIL: algumas notas para o encontro

Francisco IsaacMarço 4, 20243min0
Na sexta-feira dia 8 de Março, Portugal "A" e Irlanda AIL vão estar frente-a-frente e Francisco Isaac traz algumas notas sobre o jogo

Portugal “A” vai ter mais um encontro internacional em 2024, desta feita frente à Irlanda AIL, uma selecção composta por jogadores da liga semiprofissional irlandesa, sendo um jogo ligeiramente menos “agressivo” em termos de dimensão física e técnica da parte do adversário, ficando aqui algumas notas para o jogo.

CONVOCATÓRIA COM REGRESSOS IMPORTANTES

Nuno Sousa Guedes é a maior novidade para o grupo de trabalho para este encontro, sendo o regresso à competição do defesa português, que acabou por não alinhar em nenhum jogo deste Men’s Rugby Europe Championship devido a lesão. Ao jogador do CDUP juntam-se Pedro Lucas e Manuel Picão, como os jogadores mais experientes e que marcaram presença na equipa de preparação para o Mundial de Rugby 2023. Nicolás Fernandes, Boaventura Almeida, Fabien da Silva (estreia em convocatórias dos Lobos) são os únicos reforços provenientes de França, sendo este um jogo ideal para continuarem a se mostrar ao staff técnico.

Entre outras novidades há que destacar a inclusão de José Lavos, pilar do GDS Cascais e um dos principais nomes da selecção portuguesa de sub-18 nos últimos dois europeus deste escalão etário,

António Prim, José Paiva dos Santos, Pedro Vicente e José Rodrigues, atletas que jogaram neste Men’s REC 2024, também estão entre os convocados e fornecerão um contributo importante para um grupo carregado de juventude e inexperiência.

QUEM VEM DAS IRLANDAS?

Sean Skehan, seleccionador desta selecção Irlanda Club XV, escolheu 37 jogadores para a preparação do encontro, pertencendo a 13 clubes da liga AIL, com alguns a serem jogadores promissores e que procuram um lugar ao sol no rugby de províncias.

Ben Griffin, Dylan Donnellan e Fionn Gilbert, todos do Clontarf FC, e Jack Kelleher, James Taylor e Alessandro Heaney (Cork CFC) são alguns dos melhores jogadores. Não sendo uma equipa que puxa pela fisicalidade da mesma forma que a Inglaterra “A”, todos estes jogadores são tecnicamente evoluídos e vão oferecer algo de especial neste encontro.

Não se sabe muito bem qual vai ser o estilo de jogo desta Irlanda Club XV (ou AIL), uma vez que o grupo só começou a treinar a partir de 24 de Fevereiro – e não realizou qualquer jogo -, mas a ideia passa por dar espaço aos jogadores para aplicarem uma forma de jogar mais solta, fazendo uso de alguns princípios impostos por Joe Schmidt-Andy Farrell, que beneficiará na construção de uma identidade mais coesa. É sem dúvida alguma uma selecção totalmente mais inexperiente comparada com a Inglaterra “A”, o que vai permitir a Portugal ter mais chances de sair com um resultado positivo.

POTENCIAL XV DE PORTUGAL

Sendo que poderão surgir várias novidades e mudanças até à publicação da lista final de 23, é importante tomar este XV do Fair Play como sugestão e não como certeza, já que o objectivo da equipa técnica nacional está nas finais do Men’s Rugby Europe Championship que será jogado em Paris.

Portanto, o quinze titular poderá passar por: André Arrojado, Pedro Vicente António Prim; Nicolás Fernandes e António de Andrade; André Cunha, Manuel Picão e Boaventura Almeida; Pedro Lucas e Manuel Vareiro; José Rodrigues e José Nobre; José Paiva dos Santos, José Cortes e Nuno Sousa Guedes. Giorgi Turabelidze, Santiago Lopes e Manuel Worm; Francisco Almeida e Fabien da Silva; Duarte Cardoso, Alfredo Almeida e Francisco Galveias.

O jogo está marcado para as 19h00 do dia 8 de Março para o CAR Jamor.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS